Se você deseja começar a andar de moto, precisa entender que algumas ações devem ser vistas como importantes.

Ninguém deseja começar errado, principalmente quando pode levar uma multa facilmente. No entanto, também é um fato que o sistema de concessão da CNH no Brasil apresenta certas deficiências, por isso, aqui poderá contar com dicas para começar a andar de moto, além de dicas de acessórios para motociclistas.

Como dito acima, a concessão da CNH não ajuda muito. Apesar de existir um exame teórico e prático, no geral há muita dificuldade em mostrar o que o motorista irá enfrentar no trânsito de verdade. Assim, o motorista pode ficar em dúvida se realmente está aprendendo algo.

Assim sendo, abaixo poderá contar com algumas dicas que acreditamos serem super importantes!

Faça treinos

A prática leva a perfeição. No caso do treinamento com motos, isso é ainda mais nítido. Como na concessão de CNH não receberá muita instrução do que é o trânsito de verdade, você pode fazer seu próprio treinamento!

Mas calma aí! Quando falamos de praticar também devemos destacar a escolha de um local tranquilo para começar. Não se aventure no trânsito no mesmo momento que receber sua CNH. Aprenda um pouco mais sobre ele com o tempo.

Certos motociclistas falam de “ganhar intimidade com a motocicleta” e isso pode ajudar bastante. A partir dessa dica, é possível que você crie diferentes treinamentos, assim terá resultados mais precisos.

O começo

Uma ótima dica é realizar a primeira operação durante o treinamento. Destrave a moto, tire ela do cavalete e a ligue-a e saia. Quando se está no trânsito, você pode ficar nervoso e se descuidar, caso não tenha uma boa prática. Dessa forma, você precisa aprender a realizar a modulação de embreagem corretamente.

RELACIONADO  Como dormir com dor no pescoço: Melhores posições e dicas

É claro, esse processo é feito em pouco tempo, então não é algo que precise se preocupar muito. Por outro lado, é de grande ajuda quando estamos no trânsito. Você terá mais experiência para lidar com determinados acontecimentos.

Aprenda a frear e frear progressivamente

É claro, ambos são ensinados no momento de tirar sua CNH, mas muitas das motos de auto escolas acabam ensinando esse processo de forma errada, o que pode gerar uma grande dor de cabeça para mudar.

Se recomenda uma proporção de forma aproximada de 70% para os pneus dianteiros, enquanto 30% são para pneus traseiros. Dito isso, se foi ensinado que o pneu traseiro é o mais importante, saiba que o que possui mais destaque é o dianteiro.

Da mesma forma, frear progressivamente é muito importante, principalmente quando está no trânsito. Você pode treinar isso em qualquer local seguro, basta começar utilizando uma velocidade de até 20 km/h e realizar algumas frenagens usando somente o pneu dianteiro ou somente o traseiro.

Assim saberá o efeito que cada um terá! Depois disso, aplique a regra dita acima, mas de forma suave. Utilize 70% no pneu dianteiro e 30% no traseiro. Assim, basta continuar aumentando a velocidade com o tempo.

Aprenda as curvas abertas

Geralmente no exame para tirar sua CNH acontecem alguns circuitos com curvas. Porém, esses são realizados em velocidade baixa, fazendo curvas apertadas. Sabemos que essa não é a realidade dentro das estradas, onde em muitos casos há necessidade de curvas em velocidade alta.

É claro, quando começar a treinar, começará de baixo! Tente curvas mais leves e cresça gradativamente. Corrija sua trajetória e faça tudo adequadamente. Tente realizar curvas bem abertas também, assim terá uma noção de como funcionará na hora certa!

RELACIONADO  Quem tem joanete pode fazer caminhada?

É outro processo que pode durar um certo tempo para ser concluído. Por outro lado, poderá contar com bastante tempo para chegar a um bom resultado, satisfatório. 

Olhe para o lado certo

Para conseguir o máximo de equilíbrio, algumas pessoas aplicam essa regra. Você precisa saber exatamente para onde quer ir e também olhar para essa direção. Apesar de parecer uma dica simples de seguir, alguns iniciantes acabam olhando para o chão à frente do pneu dianteiro.

É mais uma das consequências da tensão no trânsito real. Isso pode gerar um grande desequilíbrio e, consequentemente, um acidente. 

Com o tempo aprenderá a olhar para longe, a fazer todo o processo com naturalidade e tranquilidade, mas isso exige um certo tempo. No entanto saiba que, principalmente em curvas, o equilíbrio é um fator de segurança muito importante!

Conclusão

Aqui você consegue notar os pontos mais importantes para que comece a andar de moto tranquilamente. Seguindo essas dicas e algumas outras, poderá chegar a um resultado muito melhor em pouco tempo.

É como foi dito, a prática leva a perfeição. Por outro lado, é importante saber que essa prática deve ser realizada da maneira mais segura possível, evitando acidentes e outros problemas.

Geralmente é necessário pouco tempo para que se aprenda mais sobre elas. Logo fará tudo com naturalidade!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.