9 dicas para usar shampoo da forma correta 

O shampoo é um item indispensável em nossa rotina, tendo a função de lavar os cabelos, eliminando a oleosidade e poluição do dia a dia. No entanto, o que...
9 dicas para usar shampoo da forma correta 

O shampoo é um item indispensável em nossa rotina, tendo a função de lavar os cabelos, eliminando a oleosidade e poluição do dia a dia.

No entanto, o que muitos não sabem é que existe uma forma correta de aplicar o produto, sendo que boa parte das pessoas o utiliza de qualquer maneira e sem o interesse de aprender o melhor jeito. Inclusive, é comum surgirem dúvidas como quantidade certa, número de repetições, espuma, etc. 

Por mais que seja um produto essencial para manter a saúde dos cabelos e, principalmente, do couro cabeludo, onde se acumulam impurezas e resíduos de produtos, é primordial saber como utilizá-lo.

Portanto, se você tem alguma dúvida ou não sabe como aplicá-lo, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja 9 dicas. 

1. Utilize a água na temperatura adequada

O primeiro passo é regular a temperatura da água, pois quando está muito quente pode ressecar ainda mais os fios, além de causar irritações no couro cabeludo. O ideal é lavar com água gelada, mas sabemos que essa pode ser uma tarefa difícil, especialmente em dias frios. Portanto, utilizar água morna é a melhor solução, apostando no último enxágue com água fria. Dessa forma, você ajuda a fechar as escamas dos fios e evita que fiquem ressecados. 

2. Molhe bem o couro cabeludo

É importante molhar o couro cabeludo de forma significativa, a fim de garantir que todo o cabelo esteja úmido. Dessa forma, os produtos penetram melhor nos fios e oferecem um resultado positivo.

No entanto, é importante retirar o excesso de água antes de aplicar qualquer produto. Sendo assim, tenha em mente que fios secos ou encharcados não são bons para a ação dos produtos que pretende aplicar. 

3. Não exagere na quantidade de produto

Muitos acreditam que quanto mais shampoo aplicar e espuma fizer, melhor será para os fios. No entanto, além de desperdiçar produto você ainda pode prejudicar os fios com o excesso.

Portanto, a quantidade ideal recomendada é do tamanho de uma moeda de R$ 1 real. Se optar por utilizar mais do que isso, pode deixar os fios pesados e com aspecto sujo. 

4. Massageie utilizando a ponta dos dedos

Espalhe o shampoo por todo o couro cabeludo fazendo movimentos circulares na região com a ponta dos dedos, nunca as unhas. Isso porque, elas podem machucar a cabeça, enquanto a ponta dos dedos ajuda a remover resíduos e outras sujeiras com eficiência e delicadeza.

Um erro muito comum é as pessoas “puxarem” o produto para os fios e esfregarem uns nos outros, causando quebra desnecessária. Portanto, foque no couro cabeludo apenas. 

5. Enxágue por completo

Depois de lavar o couro cabeludo, é importante realizar o enxágue da maneira adequada e de forma abundante.

Caso contrário, os resíduos deixados podem colaborar com o surgimento de caspas e até mesmo causar a queda dos fios. Além disso, isso pode acarretar em coceira e, dependendo do caso, alergias no couro cabeludo. 

6. Reaplique quando necessário

Algumas pessoas afirmam que utilizar o shampoo mais de uma vez pode retirar a proteção natural dos cabelos, mas isso não é verdade, apenas em alguns casos bem raros.

Portanto, o recomendado é aplicar o shampoo duas vezes, pois a primeira elimina resíduos e oleosidade, enquanto a segunda finaliza o processo de limpeza. 

7. Aplique o shampoo somente na raiz

Como falamos, é essencial que o shampoo seja aplicado somente na raiz e jamais no comprimento. Isso pode acarretar na quebra dos fios, ressecamento e opacidade, causando o efeito contrário do desejado.

Portanto, para o comprimento, somente o condicionador deve ser utilizado, passando para que os fios sejam enluvados e protegidos pelo produto. Depois, enxágue com bastante água até que ela saia dos cabelos totalmente transparente.

8. Escolha um produto de acordo com as necessidades de seus fios

Cada tipo de cabelo tem uma necessidade diferente que precisa ser atendida durante as lavagens. Por isso, é fundamental entender quais são as suas e o tipo de cabelo que possui, se é seco, oleoso, com tendência à quebra, se precisa de nutrição, reconstrução, etc. Dessa forma, você garante a ação necessária para o que precisa.

9. Utilize produtos da mesma linha

Por fim, devemos lembrar que o condicionador dá continuidade ao tratamento do shampoo e vice-versa. Por isso, é muito importante que você utilize produtos que sejam da mesma linha, evitando interromper o tratamento que começou, além de garantir os melhores resultados para seus fios. 

Então, agora que você sabe como utilizar o shampoo da maneira correta, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se de escolher um shampoo que atenda as necessidades de seu cabelo, além de utilizar produtos da mesma linha e não aplicar o cosmético nos fios. Dessa forma, você garante os melhores resultados e evita danificar as madeixas no dia a dia. 

Categorias
DicasBeleza e Saude

RELACIONADOS