Características do climatizador portátil e seu uso

Principalmente em dias quentes de verão, ficar em um ambiente de muito calor e abafado não pode ser uma boa ideia. Essa sensação desagradável pode ficar ainda pior em...
Características do climatizador portátil e seu uso
Características do climatizador portátil e seu uso

Principalmente em dias quentes de verão, ficar em um ambiente de muito calor e abafado não pode ser uma boa ideia.

Essa sensação desagradável pode ficar ainda pior em algumas regiões do Brasil onde as temperaturas são mais intensas.

Sendo assim, para combater o calor e manter os espaços confortáveis, as pessoas buscam investir em algumas alternativas para combater as elevadas sensações térmicas, uma delas é através do aluguel de climatizadores.

O climatizador portátil é uma dessa alternativas. Dessa forma, vamos entender um pouco mais sobre eles, dando ênfase em suas características e vantagens.

Confira.

O que é o climatizador portátil?

Ele é um aparelho que tem como objetivo principal, manter o ambiente fresco e agradável para quem ocupa o espaço.

Esse tipo de aparelho tem a capacidade de fornecer um alto poder de climatizar o ambiente, amenizando o calor, sem que o consumo de energia seja alto.

Por tem um poder evaporativo, onde faz a regulação da umidade do ar do ambiente, ele é um dispositivo muito utilizado em regiões onde o clima é mais seco.

Em relação a outros aparelhos, quando falamos em custo benefício, ele é bem mais vantajoso que os demais.

O climatizador portátil geralmente tem um sistema de resfriamento feito através de evaporação, que contribui para manter a temperatura agradável.

Essa tecnologia evaporativa é um conceito que podemos presenciar na natureza, como maneira de manter uma temperatura equilibrada.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o climatizador portátil, vamos entender melhor suas características, como ele funciona, assim como as vantagens de ter um em casa.

Características

Vamos entender algumas características que fazem com que o climatizador portátil seja um aparelho com maior custo benefício.

  1. Ele é portátil – ou seja, é possível utilizá-lo em para climatizar o cômodo que você quiser, seja quarto, sala ou até mesmo a cozinha.
  2. Melhora a qualidade do ar, assim como ajuda a manter uma boa saúde – isso é possível por conta dos seus filtros.

Dessa forma, o climatizador purifica o ar, ajudando a eliminar fungos e bactérias, sendo uma boa ferramenta para a manutenção da saúde respiratória.

  1. Não precisa ser instalado – dessa maneira, além de ser flexível na sua utilização, você não precisa investir em instalação.
  2. Ele é ecológico, pois além de entregar um ótimo desempenho, não emite gases nocivos ao meio ambiente.
  3. O aparelho tem um baixo custo de funcionamento – isso é explicado por conta do seu baixo consumo de energia.
  4. É possível ser utilizado com portas e janelas abertas, ao contrário do ar-condicionado, que necessita que o ambiente esteja fechado.

Como funciona

O climatizador portátil, como mencionado acima, tem um sistema evaporativo que auxilia no resfriamento do ambiente.

Esse tipo de processo é muito comum no meio ambiente ou até mesmo com o nosso corpo, para regular a temperatura.

Dessa forma, o climatizador portátil também realiza um processo parecido com esse, onde água gelada ou gelo é colocado em um recipiente adequado, para fazer o resfriamento do espaço onde o aparelho está localizado.

Vantagens de ter um em sua casa

Confira algumas vantagens de ter um climatizador portátil em sua casa.

Eficiência energética

Ao usar o climatizador portátil, além de proporcionar um clima agradável para um cômodo especifico da casa em condomínio, você economizará mais energia em relação a um ar condicionado por exemplo.

Além de terem um preço bem mais em conta do que um ar-condicionado, eles têm um consumo energético bem mais baixo.

Emissão zero

Eles não emitem gases que contribuem para o efeito estufa, ao contrário de outros sistemas utilizados para climatizar os espaços.

Por conta do sistema evaporativo, que não usa gases refrigerantes, eles não liberam as mesmas para a atmosfera.

Dessa forma, o climatizador portátil não contribui para o aquecimento global.

Ajuda a evitar a poluição do ar

Os climatizadores portáteis tem um sistema que conta com um filtro que ajuda a fazer a filtragem de poluentes e agentes prejudiciais de saúde, como as partículas de poeira.

Sendo assim, com a filtragem, o ar do ambiente onde o climatizador está localizado, terá uma melhor qualidade, sendo o mesmo, mais limpo e livre de fungos e bactérias.

Prático

Por ele ser portátil, ele oferece bem mais praticidade para quem o utiliza, podendo ser transportado de forma fácil para qualquer ambiente da casa ou escritório.

A maioria possui rodinhas, o que facilita muito no deslocamento do mesmo, sem que precise ser aplicado algum tipo de esforço.

Umidifica o ambiente

Outra vantagem que o climatizador de ar oferece, é o poder de regulação de umidade do ar, nos espaços onde eles estão presentes.

Sendo assim, se o local estiver muito seco, o que prejudica a saúde, o climatizador portátil ajuda a umidificar o ar de maneira que fique em um nível adequado.

Essas são algumas características e vantagens que o climatizador portátil oferece para quem investe nesses aparelhos, principalmente em residências.

Categorias
DicasCasa

RELACIONADOS