Por que vale a pena visitar Veneza com ou sem multidões de turistas

Veneza é uma das cidades mais românticas e gratificantes do mundo. Não é apenas mais uma armadilha para turistas (especialmente se visitar mais do que apenas os lugares mais...
Island murano in Venice Italy


Veneza é uma das cidades mais românticas e gratificantes do mundo. Não é apenas mais uma armadilha para turistas (especialmente se visitar mais do que apenas os lugares mais turísticos e fora de temporada). Veneza é uma cidade deslumbrante com sol e chuva – sem dúvida, Veneza é ainda mais espetacular na chuva. É um destino que pode ser muito caro – e também pode ser explorado com um orçamento apertado de mochila.

Veneza é uma das cidades mais visitadas da Europa – embora não tanto quanto outras cidades como Paris e Londres. Enquanto muitas cidades têm apenas um pequeno centro histórico – o que significa que a maioria dos turistas está amontoada olhando para os mesmos monumentos – Veneza é bastante grande. Ele também tem muitas ilhas espalhadas que se pode visitar para fugir das multidões na ilha principal.

O VÍDEO DE VIAGEM DO DIA

A história histórica e única de Veneza

Veneza tem uma longa e célebre história e foi uma das cidades europeias mais importantes da Idade Média. Foi de Veneza que Marco Polo começou sua longa e aventureira expedição à China. Por mais de um milênio Veneza foi seu próprio país – a República de Veneza de 697 a 1797. A República de Veneza finalmente chegou ao fim com a invasão francesa liderada por Napoleão.

  • República de Veneza: De 697 a 1797
  • Desestabelecido: por Napoleão Bonaparte

Durante a Idade Média e o Renascimento, foi palco das Cruzadas. Foi um dos mais importantes centros de comércio – especialmente em grãos, seda e especiarias. Cresceu para se tornar o primeiro verdadeiro centro financeiro internacional atingindo seu auge no século XIV.

Ao longo de grande parte de sua história, Veneza foi uma cidade rica que possuía um pequeno império marítimo com numerosos territórios ao longo do Mar Adriático e além.

Hoje pode-se sentir sua história única em sua arquitetura e muitos canais. Veneza é conhecida carinhosamente por muitos nomes como “Cidade da Água”, “Cidade das Pontes”, “A Cidade Flutuante”, “A Cidade dos Canais” e muito mais.

Relacionado: Evite essas coisas em Veneza se você quiser ter uma boa viagem

Veneza: “Sem dúvida a mais bela cidade construída pelo homem”

Veneza foi até declarada “sem dúvida a mais bela cidade construída pelo homem” em um artigo do New York Times. Não é difícil perceber porquê. Todos os seus edifícios são antigos e ficam a apenas 30 centímetros acima da água e a cidade é cortada por cerca de 150 canais com gôndolas levando casais em lua de mel em passeios românticos.

  • Canais: 150 canais
  • Ruas: Um verdadeiro coelho Warren

A cidade inteira é um labirinto de becos estreitos e ruas estreitas. Antes da era do Google Maps com GPS, é fácil ver como todo turista e recém-chegado estaria irremediavelmente perdido.

Veneza é uma das cidades mais românticas do mundo – é uma cidade que rivaliza facilmente com Paris e Praga em romance e atmosfera. Afinal, há uma razão pela qual Veneza foi escolhida como o local romântico para James Bond e Vesper Lynd servindo como local de filmagem no filme de James Bond de 2006 Casino Royale.

Relacionado: 10 coisas fáceis (mas divertidas) para fazer por 3 dias em Veneza

Uma cidade cujo turismo ainda está se recuperando

Embora seja verdade que há preocupações com o excesso de turismo em Veneza e temores de que a poluição, os navios de cruzeiro e vários barcos de turismo possam ter um efeito adverso na cidade. Mas a cidade é tão grande e bonita que a maioria dos turistas consegue escapar de tudo isso.

A indústria do turismo de Veneza também está se recuperando dos efeitos da pandemia; portanto, se alguém visitar em 2022, o número de turistas provavelmente ainda será significativamente menor do que antes da pandemia. Também não é provável que se recupere este ano, desde que as restrições de viagem ainda permaneçam em lugares como a China. Antes da pandemia, Veneza recebia 5,5 milhões de turistas em 2019 em 2021 eram apenas 2,1 milhões.

  • 2022: Turismo ainda está abaixo da pré-pandemia
  • Turistas: 5,5 milhões anualmente

O tamanho de Veneza significa que se pode escapar facilmente das multidões e turistas. Há a ilha principal, mas também várias ilhas menores (e incrivelmente fofas) para explorar. Muitas destas ilhas têm poucos turistas.

  • Dica: Visite as Ilhas Menores de Veneza
  • Atmosfera: Não estragado pelo turismo

A sensação das ruas de Veneza é um pouco rústica, muitos dos edifícios estão um pouco surrados e precisam de renovação e uma nova camada de tinta. Mas isso só aumenta o charme e a sensação de Veneza – não parece que a cidade perdeu sua alma para as massas de turismo.

Em suma, Veneza é uma cidade muito turística. Mas não foi arruinado pelo turismo e não se sente também Turística.

Categorias
Marketing

RELACIONADOS