Tudo o que você precisa saber para uma estratégia de mídia social eficaz

Atualmente, as mídias sociais tornaram-se parte essencial da estratégia de negócios de uma pessoa; no entanto, é preciso mais do que apenas postar conteúdo para fazer uso eficaz dessas...
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Atualmente, as mídias sociais tornaram-se parte essencial da estratégia de negócios de uma pessoa; no entanto, é preciso mais do que apenas postar conteúdo para fazer uso eficaz dessas plataformas para o seu negócio. É aqui que entra uma estratégia de mídia social para ajudar a alcançar seus objetivos.

Ter um plano definido do que você espera alcançar e distinguir etapas organizadas de como chegar lá pode fazer toda a diferença. Então, por onde você começa a criar sua própria estratégia de mídia social?

Neste blog, Bold x Collective discute as etapas necessárias que você precisa seguir e ter em mente ao fazer um brainstorming de sua estratégia de mídia social, com sua equipe de especialistas.

Primeiro, é importante conhecer o propósito da sua estratégia de mídia social e entender como funciona o marketing de mídia. O marketing de mídia social é quando você usa plataformas de mídia social e redes sociais para comercializar sua marca.

Esse método de marketing permite que as marcas alcancem tanto seu público atual quanto seus clientes em potencial. Além disso, isso permite que as marcas mostrem sua missão, tom e personalidade.

Com isso dito, fica claro que o marketing de mídia social é usado como meio de criar reconhecimento de marca, publicidade, rastreamento de desempenho e prestação de serviço ao cliente. Com todas essas vantagens potenciais, não implementar o marketing de mídia social em sua estratégia de negócios pode prejudicar o sucesso da sua marca.

Agora que discutimos a importância de ter uma estratégia de mídia social, vamos falar sobre o que sua estratégia deve incluir. Sua estratégia de mídia social deve descrever quais objetivos você pretende alcançar, como você irá alcançá-los e quais métricas serão usadas para medir seu progresso.

A estratégia em si deve ser executada para alterá-la conforme necessário com base nas mudanças de status dos desejos e necessidades do seu público-alvo, juntamente com o clima cultural, como tendências populares. Ao pensar em sua estratégia de mídia social, lembre-se das cinco etapas fundamentais a seguir:

1. Criando metas específicas que se alinham com os principais objetivos de negócios

Ter metas é um componente-chave da sua estratégia de mídia social, pois é o método mais preciso para acompanhar seu progresso e medir seu sucesso. Seus objetivos devem seguir a estrutura SMART.

  • S – Específico
  • M – Mensurável
  • A – Atingível
  • R – Relevante
  • T – Temporário

Seguir essa estrutura ajudará você a criar metas realistas que podem ser medidas dentro de um período de tempo específico. Dessa forma, você pode acompanhar seu progresso de maneira eficaz e, o mais importante, rastrear áreas de melhoria.

Quanto às métricas que você deve observar ao rastrear essas metas, você deve observar as que são mais relevantes para o desempenho da sua marca.

Às vezes, muitas curtidas em uma postagem não significam que sua marca está indo bem. Procure métricas, como salvamentos, curtidas, compartilhamentos, comentários, quanto tempo um espectador passou assistindo seu vídeo, quanto tempo os usuários de mídia social estão gastando em seu site e muito mais.

As informações que você obtém desses números demonstram o quão bem seu público está se envolvendo com sua marca. Com essas informações, você pode determinar se é necessário fazer alterações na estratégia.

2. Definindo seu público-alvo

Depois de ter uma ideia dos objetivos que deseja alcançar, é hora de pensar em quem o ajudará a atingir esses objetivos. Isso mesmo, seus clientes! Para obter um bom engajamento e clientes fiéis, é crucial entender seu público-alvo, como em quais dados demográficos eles se enquadram? Crie um questionário de perfil do cliente que inclua as seguintes perguntas:

  • Qual a idade do meu cliente?
  • O que meu cliente faz da vida?
  • Quanto meu cliente ganha anualmente?
  • Onde meu cliente mora?
  • Quais são os valores dos meus clientes?
  • O que meu cliente faz como hobby?

Esses tipos de perguntas ajudarão você a distinguir exatamente quem você está segmentando e como você pode direcionar melhor sua estratégia de marketing para eles. Isso pode ser feito criando uma persona e um tom de marca que reflita esse cliente específico.

Além disso, nas mídias sociais, você pode até aprender sobre os comportamentos de consumo do seu público-alvo com base em como eles interagem com o conteúdo de marcas como a sua.

3. Complete uma análise SWOT, PEST e do concorrente

Depois de definir seu público-alvo, você pode continuar a pesquisar o setor em que está entrando, onde está como empresa e onde estão seus concorrentes. Investigar mais essas informações pode ser muito útil para saber o que incluir e o que não incluir em sua estratégia e táticas de marketing.

Uma análise SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Você vai querer se perguntar – Quais são alguns dos pontos fortes e fracos que sua empresa tem atualmente? Quais são algumas das oportunidades e ameaças que você enfrentará? Além de concluir uma análise SWOT para sua marca, você pode descobrir onde sua estratégia precisa ser aprimorada e áreas a serem mantidas.

Análise PEST significa Político, Ambiental, Social e Tecnológico. Essa análise permite examinar os fatores socioeconômicos que afetam o setor em que você está trabalhando. Ao obter uma boa compreensão geral do clima social, você pode usar essas informações para fazer alterações em sua estratégia, quando aplicável.

Por fim, uma análise da concorrência, que é conhecida por ser um dos componentes mais vitais para moldar sua estratégia social, pois destaca como é a concorrência e fornece as informações necessárias para diferenciar sua marca deles.

A partir daqui, você pode se inspirar nos concorrentes para criar táticas que o ajudarão a crescer e definir seu estilo como marca.

4. Conheça suas plataformas sociais

Parte de sua estratégia de mídia social é entender quais plataformas serão mais benéficas para sua marca, como você planeja se manter ativo e como adaptar sua estratégia às diretrizes de cada plataforma.

Isso ocorre porque o que funciona no Instagram pode não funcionar no Twitter ou no TikTok. Cada conta que você possui em plataformas separadas deve refletir sua marca, mas também poder trabalhar com os recursos exclusivos de cada plataforma.

A qualidade é melhor do que a quantidade, então escolha algumas plataformas sociais nas quais você gostaria de se concentrar e crie estratégias detalhadas sobre elas.

Isso pode ser feito pesquisando qual conteúdo é mais bem recebido nessas plataformas, quais são as tendências nessas plataformas de mídia social (hashtags, músicas, desafios), qual conteúdo é mais bem recebido pelo seu público e quais recursos exclusivos cada aplicativo tem a oferecer, como como histórias e bobinas e muito mais.

Ao saber o que cada grupo de usuários deseja e gosta de ver em cada plataforma, você pode atingir seus objetivos de forma eficaz.

5. Mantendo-se Organizado e Consistente

Manter-se organizado e consistente deve ser a parte principal de sua estratégia de mídia social, pois quando e com que frequência você publica faz uma grande diferença. Isso é algo que pode ser feito com um pouco de tentativa e erro para ver com o que seu público mais se envolve e a que horas do dia eles são mais ativos em suas plataformas sociais. Algumas de suas plataformas de terceiros favoritas para usar que ajudarão você com sua organização de conteúdo social são:

  • Mailchimp
  • Hootsuite
  • SproutSocial

Com o uso dessas plataformas, você pode dissecar suas análises sociais e agendar o conteúdo de acordo. Esse conteúdo deve refletir o ethos da sua marca enquanto busca os objetivos que você definiu. Por exemplo, às vezes você pode querer seguir táticas diferentes, como a regra 80/20, que se concentra em que 80% do conteúdo seja divertido, educacional e empolgante, enquanto 20% dele se concentra nos serviços ou produtos da sua empresa.

6. Continuar a ajustar a estratégia de acordo

Se você ainda não sabia das etapas anteriores, a curadoria de uma estratégia de mídia social é um processo de tentativa e erro, distinguindo o que realmente funciona melhor para sua marca e o que você deve ficar longe em sua estratégia.

Isso significa que é importante que você esteja aberto a acomodar e se ajustar às opções disponíveis e reconhecer aquelas que beneficiarão sua marca e estratégia.

A mídia social às vezes pode ser imprevisível, você nunca sabe qual será a próxima tendência, quanto tempo uma tendência durará ou qual novo recurso virá que você terá que aprender, por isso é importante ser adaptável!

Essas etapas fundamentais são algumas das muitas etapas necessárias que a Bold x Collective recomenda que você comece para ajudar a formular sua estratégia de mídia social bem-sucedida. Eles esperam que este blog ajude você a se aproximar do desenvolvimento de sua estratégia e alcançar seus objetivos ao longo do caminho.

Ainda não sabe como começar? Eles estão aqui para ajudar! Entre em contato com a equipe da Bold x Collective, onde eles podem ajudá-lo a criar uma estratégia de mídia social ousada e criativa que funcione para o seu setor. Sua equipe de estrategistas especializados, profissionais de marketing e criativos está aqui para ajudar.


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