Falar de marketing e não falar dos leads é uma tarefa quase impossível, afinal, os leads são os potenciais consumidores que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Mas, para que seu produto ou serviço alcance os consumidores corretos, é necessário pensar no SEO da sua página.

O SEO (Search Engine Optimization), que em português significa otimização para mecanismos de busca, nada mais é do que um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para sites, páginas ou blogs na web. O principal objetivo é melhorar o posicionamento orgânico, gerando tráfego e autoridade nos principais buscadores, como o Google. 

O que são os leads? 

Os leads são os contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e informações profissionais ou pessoais em troca de alguma recompensa ou material gratuito oferecido pela empresa. Com esse contato, é possível iniciar um relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que a compra seja realizada.  

A gestão de leads é fundamental para o crescimento da sua empresa, portanto, vamos apresentar algumas dicas para tornar mais fácil para você o processo de implementação. 

Geração de leads, o que é? 

O processo de transformar desconhecidos que se interessam pelo contexto da empresa em conhecidos é a chamada geração de leads. Esse processo ocorre através da produção de conteúdos e de materiais considerados relevantes para que essas pessoas escolham espontaneamente entregar seus dados, dando início a um relacionamento no qual haja uma troca simultânea de valor.    

A importância de gerar leads 

Marketing sempre foi muito importante para as empresas, afinal, para ter vendas, você precisa que seus clientes conheçam o seu produto. No mundo moderno, os leads são resultado das muitas ferramentas e estratégias de marketing. Com leads, você pode fazer a análise de métricas e calcular o nível de engajamento de seus possíveis clientes. Isso irá fazer com que você entenda onde estão localizados seus clientes no funil de vendas.

Um dos melhores métodos é o chamado lead scoring. Seu funcionamento se dá através de pontos, ou seja, cada vez que um possível cliente realiza uma ação, ele recebe um determinado número de pontos. Esses pontos geram um placar onde é possível entender melhor o nível de interesse. 

Crie seus próprios leads

Não é difícil de encontrar na internet maneiras de comprar leads, o que pode ser seu primeiro grande erro. A compra de listas de contatos não é garantia de bons retornos, uma vez que você pode estar adquirindo contatos de pessoas não interessadas em seus produtos ou serviços. Comprar leads pode ser sinônimo de dinheiro mal gasto, além de correr o risco de aborrecer muitas pessoas. O mais eficaz é produzir e fornecer um conteúdo de qualidade, que seja interessante para conseguir criar seus leads qualificados. 

O que são leads qualificados?

O e-mail é apenas um contato de uma pessoa, ou seja, um lead comum. Os leads comuns não são garantia de vendas. Esses contatos não são necessariamente de pessoas interessadas em seus produtos e serviços e, portanto, é bem possível que as possibilidades de conversão sejam pequenas. 

O lead qualificado é o contato de uma pessoa que se identificou com seu trabalho e possivelmente vê você como a pessoa que irá resolver seus problemas. Eles podem ter se cadastrado diretamente na sua lista de contatos ou fazer parte do seu público-alvo, ou seja, são aqueles que realmente possuem grande potencial para se tornar um cliente. 

Qualificando os leads

Nossa última dica é fazer uma boa classificação dos leads. Para isso, você precisa começar a entender o que são visitantes, prospects e contatos. 

Os visitantes são qualquer pessoa que acessa a página da sua empresa. De modo geral, essas pessoas chegam por meio de mecanismos de busca ou redes sociais, portanto, ainda é necessário cativá-lo. 

A próxima etapa são os prospects, que consistem nos usuários que demonstraram um certo interesse na sua marca. São aquelas pessoas que vão por vontade própria preencher um formulário para receber notificações do seu site, portanto, os prospects já são, em sua maioria, clientes. 

O contato é aquele que já possui uma relação com sua empresa, por isso é aquele que responde seus e-mails, atende suas ligações e interage com frequência.  Além de serem clientes, os contatos podem ser também parceiros da sua empresa.

Entender essa separação faz com que você saiba como agir com cada um desses leads e aumentar cada vez mais o poder da sua empresa.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.