Depois de lutar por um diagnóstico por mais de três anos e meio, finalmente fui diagnosticada com endometriose a poucos meses do meu aniversário de 16 anos através de uma cirurgia laparoscópica. Desde a minha primeira cirurgia diagnóstica, fiz duas cirurgias adicionais para remover incontáveis ​​quantidades de endometriose, tecido cicatricial e aderências, e fiz mais tratamentos hormonais para tentar manter minha endoscopia do que posso contar nos dedos. Posso ter apenas 21 anos agora, mas tenho uma batalha ao longo da vida pela frente com esta doença.

Viver com uma doença crônica como a endometriose é uma batalha contínua, e uma batalha que continuarei lutando até que uma cura seja encontrada algum dia. No entanto, tenho a sorte de estar cercado por uma equipe de médicos extremamente solidários, bem como uma família e um grupo de amigos que entendem o grau de meus sintomas e lutam diariamente com essa condição de dor crônica. Em homenagem ao mês de março ser o Mês da Conscientização da Endometriose, gostaria de destacar algumas verdades que a maioria das meninas e mulheres que foram diagnosticadas com endometriose sabem que são verdadeiras:

1. O caminho para um diagnóstico nunca é fácil.

Digo que tenho a sorte de ter passado apenas três anos e meio no processo de obter um diagnóstico adequado, enquanto algumas mulheres levam mais de uma década. O processo de diagnóstico é extremamente difícil devido a uma série de fatores, incluindo o fato de que só pode ser diagnosticado através de cirurgia, a maioria dos médicos não tem conhecimento suficiente sobre a doença em si e muitas mulheres têm medo de procurar ajuda para seus sintomas. A educação adequada sobre a endometriose deve ser fornecida tanto aos médicos quanto ao público em geral, para que mais mulheres não passem anos sofrendo com sua dor devido à dificuldade de obter um diagnóstico adequado.

2. A endometriose não é apenas um período doloroso.

Para a maioria das mulheres, a dor não significa apenas um período pior do que a média. A dor associada à endometriose é suficiente para mantê-lo na cama por dias, gritando de dor, sem alívio da dor à vista. A dor dura quase 24 horas por dia, 7 dias por semana, não apenas durante a menstruação, e interfere em sua vida diária a ponto de você não conseguir mais se sentir uma garota normal.

RELACIONADO  Dores nas Pernas do Joelho para Baixo: Entenda e Alivie

3. O tratamento da endometriose não é tão simples quanto tomar a pílula.

A partir de agora, a única maneira de remover adequadamente a endometriose é através da cirurgia de excisão. O tratamento hormonal é frequentemente complementado para controlar a dor e retardar a necessidade de mais cirurgias. No entanto, encontrar o tratamento hormonal certo é um processo extremamente difícil e varia para cada mulher. Muitas vezes, eles variam na gravidade dos efeitos colaterais, pois muitos colocam seu corpo em estado de menopausa, resultando em ondas de calor, perda de cabelo, ganho de peso, náusea, dor abdominal e muitos outros efeitos colaterais debilitantes.

4. A endometriose é uma doença muito mal compreendida.

Muitas mulheres jovens têm medo de revelar sua doença por medo de que os outros sejam ignorantes sobre isso ou julguem-nas por terem um distúrbio ginecológico. Mas a verdade é que cerca de 200 milhões (!!!) de mulheres em todo o mundo sofrem de endometriose, com muitas outras lutando para serem diagnosticadas. Muitos temem que estejam sozinhos em seu diagnóstico sem ter a quem recorrer para obter ajuda ou conforto, mas a comunidade de mulheres e meninas que sofrem de endo é tão forte, e há um lugar para todas as irmãs endo procurarem ajuda e conselhos !

5. Ter endo torna extremamente difícil viver uma vida normal.

Seja no trabalho ou na escola ou simplesmente mantendo uma vida social normal, ter endometriose torna muito difícil fazer tudo isso. A dor constante é suficiente para fazer com que você nunca mais queira sair da cama ou tirar a almofada de aquecimento, muito menos sair de casa e tentar agir como uma pessoa normal. Muitas mulheres que sofrem de endometriose descobrem que perdem muitas experiências ou são impedidas de ser uma garota normal porque não podem fazer tudo o que uma pessoa normal pode sem sentir dor ou fadiga.

RELACIONADO  Entenda sobre a Dor no Baixo Ventre: Causas e Tratamentos

6. A dor pélvica crônica não é o único sintoma.

Muitas vezes, há mais na endometriose do que apenas a dor pélvica crônica e debilitante. Outros sintomas da endometriose podem incluir, mas não estão limitados a: dor abdominal geral, períodos extremamente irregulares, dor durante a relação sexual, náusea, infertilidade, problemas digestivos, entre outros sintomas, como dores de cabeça, fadiga, cãibras musculares e muito mais. A endometriose afeta todo o corpo, não apenas a região pélvica!

7. A endometriose tem a capacidade de crescer em qualquer parte do corpo.

Pessoalmente, através das minhas três cirurgias laparoscópicas, meus cirurgiões encontraram endometriose não apenas na minha região pélvica, mas também no meu apêndice, intestino delgado, cólon, fígado, intestino grosso, entre outros locais. Conheci outras mulheres que tiveram endometriose em seus pulmões, diafragma e trompas de Falópio. A capacidade do tecido endometrial de crescer em diferentes órgãos pode resultar em sintomas extremamente prejudiciais e também pode resultar em infertilidade em muitos casos.

8. A histerectomia não é uma cura definitiva para a endometriose.

Um equívoco comum sobre a endometriose é que fazer uma histerectomia curará a endo e os sintomas que ela causa. No entanto, sabe-se que isso não é verdade, e ainda é possível que existam sintomas após o procedimento.

É muito difícil não se encolher com a pilha de contas médicas que a maioria das mulheres com endometriose tem. Entre as cirurgias extremamente caras e alguns dos tratamentos hormonais que custam mais de US $ 1.000 por injeção (que são mensais !!!), é muito difícil para muitas mulheres pagar os cuidados básicos para tratar sua doença.

10. Atualmente não há nenhuma causa conhecida ou cura para a endometriose.

Enquanto médicos e pesquisadores em todo o mundo estão fazendo o possível para descobrir mais sobre a doença, ainda não há uma causa conhecida para a doença ou uma cura. Enquanto muitos acreditam que pode ser genético, ainda não há uma resposta definitiva. Para descobrir mais sobre esta doença debilitante, mais pesquisas precisam ser feitas, o que requer mais financiamento e conscientização em todo o mundo!

RELACIONADO  Como dormir com cabelo cacheado e acordar com cachos perfeitos

11. As almofadas de aquecimento são as melhores amigas de uma garota.

Quando a medicação para a dor não funciona mais, a maioria das mulheres que sofrem de endometriose recorre a métodos alternativos de alívio da dor. Isso pode incluir banhos, acupuntura, alterações na dieta, entre muitos outros métodos. No entanto, você nunca conhecerá uma irmã endo que não possua uma almofada de aquecimento. Provavelmente é usado quase diariamente e é um salva-vidas para aqueles dias de dor terrível.

12. A endometriose é uma doença invisível.

Normalmente, não há sinais físicos a olho nu de que uma mulher sofre de endometriose. No entanto, isso não significa que sua doença seja falsa ou insignificante em comparação com aqueles com doenças ou deficiências visíveis. Muitas vezes, as pessoas diminuem a dor associada à endometriose ou seu efeito no corpo porque ela não pode ser vista ou porque aqueles que sofrem dela são tão bons em ser fortes e superar a dor. No entanto, isso não significa que toda mulher que sofre da condição não seja uma foda que luta como o inferno para não deixar essa condição arruinar sua vida.

Este post é dedicado a todas as irmãs endo do mundo que atualmente lutam ou lutaram contra essa doença crônica debilitante. Quero lembrá-lo que você não está sozinho nessa luta e que juntos, como comunidade, precisamos nos conscientizar mais sobre essa doença e lutar pela cura.

Você é forte, você é foda e não pode deixar a endometriose vencer essa batalha!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.