A transpiração excessiva nos homens certamente não é um tópico novo, mas é um que ganhou mais consciência hoje em dia, à medida que mais homens estão dispostos a se abrir sobre isso. De longe, pode não parecer grande coisa: caroços suados, testa úmida, lábio superior úmido – coisas que todos nós experimentamos de vez em quando, especialmente em dias quentes ou após atividade física. Mas para aqueles que sofrem de uma condição que os faz suar abundantemente, pode ser um pesadelo. Um estudo recente revelou que pode ter um efeito profundamente negativo na saúde mental, na autoestima e na atividade social.

Quais são as causas da transpiração excessiva em homens?

O culpado por trás da transpiração excessiva se resume a hiperidrose, definiram como “suor excessivo que é mais do que fisiologicamente necessário” e causado pela superestimulação das glândulas sudoríparas pelos nervos. Esse tipo de sudorese pode interferir em sua vida diária, encharcando suas roupas e causando estragos tanto no guarda-roupa quanto na vida social. Embora a pesquisa ainda não tenha provado que os homens possuem mais do que as mulheres, Ramanadham aponta que “geralmente, os homens podem suar mais porque, embora tenham concentrações semelhantes de glândulas sudoríparas, tendem a produzir mais suor e essas glândulas tendem a ser mais ativas. Além disso, a transpiração ocorre com o aumento do calor interno, o que pode estar relacionado a mais massa muscular em homens versus mulheres, em média”.

No entanto, quando se trata de obter um diagnóstico preciso, Ramanadham explica que existem dois tipos que precisamos observar. Hiperidrose primária não tem causa real, pois não é desencadeada por calor ou exercício, mas pode ser exacerbada por ansiedade ou estresse. Também tende a ser hereditário. Hiperidrose secundária por outro lado, é causado por uma condição médica, sendo as mais comuns:

    • Acromegalia: Aumento da produção de hormônio do crescimento pela glândula pituitária, que pode causar características aumentadas, incluindo altura e características faciais, mas também pode estar associada ao aumento da sudorese e do odor corporal.
    • Diabetes: O aumento da sudorese pode ocorrer com baixos níveis de açúcar no sangue ou hipoglicemia. Nesses casos, Ramanadham enfatiza a importância de tratar o baixo nível de açúcar no sangue.
    • Infecção/febre: Você sabe o que fazer. Você está congelando em um segundo e superaquecido no próximo, encharcado de suor, mas é importante descobrir a causa subjacente.
  • Hipertireoidismo: Uma tireoide hiperativa pode sobrecarregar seu corpo, causando aumento do metabolismo com perda de peso, ritmo cardíaco acelerado, sudorese e até ansiedade e tremores.
  • Câncer: Leucemia ou linfoma podem causar sudorese, principalmente sudorese noturna.
RELACIONADO  Como dormir com tendinite no ombro: 10 dicas para alívio

O que causa suores noturnos em homens?

Acordar no meio da noite sentindo como se tivesse adormecido em uma vala molhada nunca é divertido, e algo que estamos ouvindo com mais frequência hoje em dia. Em última análise, quando se trata de suores noturnos, a hiperidrose também pode ser culpada. No entanto, as causas subjacentes podem variar um pouco daquelas que causam sudorese excessiva nos homens durante o dia. Ramanadham mencionou alguns comuns, incluindo estresse e ansiedade, refluxo gástrico (DRGE), certos medicamentos que podem desencadear sintomas de hiperidrose, bem como outras condições médicas subjacentes.

O consumo de bebidas alcoólicas é outra causa de suores noturnos, seja por excesso de indulgência, intolerância ou abstinência. O álcool pode acelerar a frequência cardíaca, fazendo com que os vasos sanguíneos da pele se dilatem, o que, por sua vez, pode fazer com que a pele fique quente e corada e leve à transpiração. Bebedores pesados ​​podem experimentar suores noturnos algumas horas ou dias após a última bebida, pois seu corpo experimenta os sintomas de abstinência. E aqueles que sofrem de intolerância ao álcool – o que essencialmente significa que seu corpo não tem uma quantidade suficiente da enzima necessária para quebrar o álcool – são propensos a dois sintomas reveladores: rubor facial e transpiração excessiva, especialmente à noite.

Como tratar o suor excessivo?

Ambos os médicos dizem que a primeira coisa que você deve fazer é consultar um médico para descobrir o que realmente está acontecendo. “É necessário um diagnóstico adequado para diferenciar se é normal ou anormal, pois algumas pessoas às vezes suam mais do que outras”, explica Halim. “Procurar uma consulta com um profissional médico é fundamental para fazer o diagnóstico adequado e descartar doenças mais graves, como câncer, carcinoide, feocromocitoma, linfoma, alcoolismo ou insuficiência cardíaca.”

RELACIONADO  Soluções Efetivas para Dor na Perna Esquerda

Quando se trata de tratar a transpiração excessiva em homens, você tem algumas opções que variam em termos de preço e praticidade.

    • Antitranspirantes: Se seus sintomas de hiperidrose forem leves a moderados, um antitranspirante super forte pode ser suficiente para você passar o dia. Felizmente, há muitos no mercado hoje em dia, como Proteção Clínica Dove Men+Care.
    • Botox®: Injetar Botox® diretamente nas glândulas sudoríparas (mais comumente nas axilas) bloqueia o sinal nervoso, impedindo assim que as glândulas produzam suor. Embora as injeções de Botox® é uma das melhores maneiras de tratar a transpiração excessiva, também tende a ser cara e dura em média de três a quatro meses.
  • Medicamentos orais: Em casos extremos, pode ser prescrito um anticolinérgico oral para reduzir a transpiração. No entanto, como geralmente é necessária uma dose alta para que seja eficaz, seguir esse caminho pode acabar com mais efeitos colaterais (constipação, visão embaçada, boca seca, para citar alguns) do que você está disposto a suportar.

A transpiração excessiva pode ser evitada?

Embora todos os itens acima tenham provado tratar os sintomas da transpiração excessiva em homens, seja temporária ou permanentemente, existem algumas etapas que você pode seguir para eliminar os gatilhos do suor de sua vida e afetar sua situação geral, como evitar temperaturas quentes excessivas, evitando alimentos picantes e reduzindo o álcool e a cafeína, que podem afetar a frequência cardíaca. Se o estresse e a ansiedade tendem a causar banhos de suor, pense em praticar ioga ou seguir uma rotina de meditação para mantê-los sob controle.

Se os suores noturnos forem sua principal preocupação, siga todos os itens acima, mas também tente lençóis feitos de material que absorve a umidade e ajudam a afastar a umidade do corpo para que você não acorde úmido.

RELACIONADO  Como ajudar alguém em tratamento para sair das drogas

Concluindo, por mais que a transpiração excessiva nos homens possa prejudicar sua imagem, talvez o mais importante, também pode ser sinal de algo mais sério. Portanto, antes de estocar antitranspirante ou marcar sua consulta com Botox®, agende alguma consulta com seu médico para chegar à raiz do problema. Quanto mais você souber sobre sua situação de sudorese, menos se preocupará com os detalhes.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.