Construir uma casa não é uma decisão simples, sendo necessário avaliar a saúde financeira da família, além de contar com profissionais qualificados e especializados.

Afinal, são muitas etapas importantes, como a elaboração do projeto estrutural, contratação de mão-de-obra, compra de materiais, etc.

No entanto, mesmo com tantos detalhes, muitos desejam realizar o sonho de construir a própria casa

Um estilo que ganha cada vez mais destaque nas construções é o rústico, trazendo elementos da natureza para os ambientes e tornando-os mais aconchegantes.

Além disso, o vidro é um item tradicional da decoração moderna, mas que também conversa muito bem com o rústico. Portanto, se está interessado nesse tipo de decoração, acompanhe o post de hoje até o fim e veja 7 dicas de como usar vidro na decoração rústica. 

1. Vidro float

Uma excelente opção para criar um ambiente arrojado e ao mesmo tempo rústico é com o vidro float, que pode ser transparente ou colorido. Ele é uma chapa única de vidro comum, podendo ser incluído tanto em casa quanto em apartamento. Sua função é facilitar a divisão dos espaços, ao mesmo tempo que promove uma boa integração entre os elementos. 

2. Vidro e móveis

Um móvel feito em madeira de demolição com portas em vidro ou até mesmo uma mesa de centro com tampo de vidro criam um efeito diferenciado no ambiente.

O vidro conversa muito bem com a madeira, assim como com o couro, tecidos naturais e com as próprias pedras e tijolos à vista. 

3. Divisão de ambientes

O vidro ainda pode ser utilizado como uma divisória nos ambientes, contribuindo para a divisão física, mas não visual, mantendo a integração dos espaços com um aspecto arrojado.

RELACIONADO  Como fazer faculdade de graça?

Além disso, como vamos falar mais a frente, incluir espelhos é uma ótima alternativa para promover maior modernidade ao imóvel. 

4. Espelho

Para ambientes menores em que a intenção é melhorar a amplitude, uma boa sugestão é investir em espelhos de diferentes formatos.

Extremamente versáteis, você pode incluir modelos tradicionais ou modernos, criando uma harmonia entre o rústico e contemporâneo, com o quente da madeira e o frio do vidro. 

5. Integração de ambientes

Da mesma forma que o vidro pode dividir os ambientes, ele também pode integrar, especialmente quando falamos de espaços internos e externos.

Seja com uma varanda bem decorada no apartamento ou com uma parede e janelas em vidro na casa, é possível trazer a natureza para o interior do imóvel de uma maneira leve, mas extremamente agradável e harmoniosa. 

6. Objetos decorativos

Vale lembrar ainda que alguns detalhes de objetos decorativos podem fazer toda a diferença no ambiente, como um lustre ou objetos, como pesos de mesa e vasos em vidro.

Aqui, vale apostar em cores e formatos diferenciados, pois também enriquecem a decoração, mas sem pesar no ambiente.

Contudo, lembre-se de avaliar o que realmente se adequa para não deixar os espaços demasiadamente carregados. 

7. Vidros coloridos

Por fim, os vidros coloridos, especialmente aqueles de tons escuros, também se destacam em meio à decoração rústica, criando uma harmonia diferenciada.

O vidro preto é uma solução que compõe o espaço de forma única, visto que é uma opção bastante sofisticada, podendo ser utilizada na porta de um móvel, por exemplo. 

Então, agora que você sabe como usar o vidro na decoração rústica, já pode colocar nossas dicas em prática.

RELACIONADO  Içar móveis grandes para dentro do apartamento: dicas para escolher uma empresa especializada

Por mais que esse estilo nos remeta a elementos mais grosseiros, como madeira, tijolos e pedras aparentes, quando trazemos o vidro, é possível dar um toque de modernidade, mas sem deixar de lado o aconchego.

Portanto, não tenha medo de ousar e pedir a ajuda de profissionais especializados, como arquiteto ou designer de interiores. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.