Ninguém quer lidar com contas de energia altas todo mês. Sempre ajuda ter uma boa lista para consultar se você deseja aumentar a eficiência energética de sua casa

Muitas dessas tarefas são diretas e não levam muito tempo para serem feitas, enquanto outras são um pouco mais complicadas. De qualquer forma, você deve considerar cada uma.

Regule a temperatura do seu ar condicionado

Se você mora em uma casa ou apartamento que tenha entrada de ar-condicionado, então o recomendado é que você obtenha um termostato programável.

Uma das maneiras mais fáceis de economizar dinheiro em contas de energia é simplesmente sair e comprar um termostato programável. 

Aqui no Brasil essa ideia ainda não é muito difundida mas em casas inteligentes, a presença de climatização traz o termostato como sendo uma ótima opção. 

Cortinas e janelas

Durante a noite, feche as cortinas para que o calor permaneça em sua casa e mantenha-a aquecida durante a noite.

Se você realmente quer evitar que o ar quente saia, considere instalar cortinas de plástico nas janelas. 

Fazer isso garantirá que o calor tenha mais dificuldade em escapar de sua casa. 

Agora, nos dias muito quentes, deixe a janela aberta para a ventilação poder fluir por sua casa.  

Opte por cortinas que sejam leves e que possam passar sem muita complicação. 

fazer isso irá garantir que o ar frio tenha mais dificuldade de escapar da sua casa e que circule livremente. 

Energia Solar

Para aqueles que querem investir na conta de energia a longo prazo, a energia fotovoltaica (energia solar) é recomendada. 

Além de reduzir em 60% o valor da sua energia elétrica, ainda preserva o meio ambiente como uma forma limpa de produção e consumo. 

RELACIONADO  Como vender pelo WhatsApp: 21 dicas de sucesso!

Trocar filtros de ar condicionado 

Fique sempre de olho na condição de seus filtros de ar condicionado. Com filtros de ar limpos, o ar tem maior capacidade de fluir através do sistema de aquecimento. 

Isso significa que você terá uma melhor ventilação em toda a sua casa ou na região de instalação do ar condicionado. 

Como regra geral, você deve trocar o filtro de ar uma vez por mês ou limpá-lo periodicamente. Mensalmente, dê uma olhada nele e veja se está acumulando sujeira e detritos. 

Fazer algo tão simples como isso pode garantir que suas contas de energia não fiquem fora de controle. Além disso, você estará respirando um ar mais limpo.

Umidificador de ar 

O ar com maior teor de umidade retém o calor com muito mais eficiência do que o ar seco. Por esse motivo, considere comprar um umidificador para sua casa. 

Sua pele ficará menos seca, você poderá respirar mais facilmente e terá menos eletricidade estática em sua casa.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.