Sabemos que o Google se tornou uma das principais ferramentas de busca na internet, filtrando e disponibilizando as melhores sugestões para quem pesquisa. E saber como colocar o site em primeiro no Google se tornou algo desejado por muitas empresas.

Isso pode ser feito de duas formas:

  1. organicamente (que é a abordagem deste artigo), utilizando técnicas de SEO ou;
  2. através de links patrocinados, de preferência com uma agência que faz tráfego pago, para obter resultados rápidos e consistentes.

Então se você acredita que pode trabalhar no seu site e ser a melhor opção que o Google poderia sugerir quando alguém faz uma busca relacionada ao seu nicho, continue lendo este artigo para aprender mais sobre como fazer isso.

Antes de qualquer dica, é importante entender melhor os mecanismos do Google e como ele funciona na prática.

Como o Google funciona?

De uma forma mais técnica, para o Google funcionar, ele utiliza robôs (denominados como Googlebot, spider ou crawler), que “varrem a internet” identificando e classificando as páginas (sites, blogs, e-commerce, etc na internet) e assim indexando em seus servidores.

Toda vez que as pessoas pesquisam no Google centenas de milhares de resultados serão exibidos. Simplificando, o Google usa esses robôs avançados mostrando as informações mais úteis (site mais relevantes) em resposta ao termo que foi pesquisado.

Como já sabemos, qualquer pessoa, independente de sua geração, utiliza o Google como fonte de pesquisa. Ele se tornou a principal ferramenta de busca no mundo todo. É ao Google que recorremos quando estamos em busca de respostas, não é mesmo?.

Por este motivo, utilizar esta ferramenta de busca a seu favor é um aliado muito poderoso para o sucesso do seu negócio.

É neste contexto de, como colocar o site em primeiro no Google, que entra o SEO (Search Engine Optimization), otimização para mecanismos de busca. 

Através dele será possível colocar o seu site nas primeiras posições no Google, e um profissional ou empresa de otimização para SEO poderá te ajudar neste processo.

Vantagens de estar em Primeiro Lugar no Google

Atualmente, estar na primeira página de busca do Google é a maior e melhor vitrine que um site pode conquistar. Quem dirá entre os 3 primeiros. Ou seja, é uma das formas mais eficientes para se obter mais tráfego orgânico para seu site. 

Dados revelam que 75% dos usuários que realizam pesquisas no Google permanecem apenas na primeira página, ou seja, não chegam nem a acessar a segunda página de busca.

A partir disso, vale ressaltar que o site posicionado em primeiro lugar nas buscas adquire 35% de todos cliques. O segundo site listado obtém em torno de 15% a 20% dos acessos.

Ser Referência

Por estar bem posicionado na maior plataforma de busca do mundo, seu site terá maior credibilidade em seu nicho. Além de obter reconhecimento, isto fará com que seja referência no mercado, consequentemente, terá muitas visitas.

Acesso Orgânico

Como já citado, ao ser posicionado entre os primeiros, seu site terá mais acessos orgânicos, ou seja, mais pessoas irão encontrar e clicar nele, sem que tenham sido direcionados para ele através de anúncios pagos ou outra forma.

Dispensar Anúncios Pagos

Otimizar sua verba de marketing é sempre muito bom para qualquer empresa.

Ao obter as primeiras colocações no Google, naturalmente seu site terá mais visibilidade, podendo diminuir ou até dispensar (dependendo dos seus objetivos) os gastos com os anúncios pagos utilizados para divulgação.

Então como colocar o site em Primeiro no Google?

Após entender, de forma simplificada, como o Google funciona e quais são os benefícios de investir nessa plataforma, podemos prosseguir com as etapas que irão te ajudar a conquistar um posicionamento orgânico. 

Qualidade é Melhor do que Quantidade

Sabemos que o Google possui mecanismos muito complexos e eficientes na hora de filtrar os resultados das buscas. Por isso, é muito importante disponibilizar conteúdos que sejam originais e nunca plagiar ou duplicar qualquer conteúdo.

Ao duplicar ou plagiar um conteúdo, certamente o Google identifica facilmente, e isso prejudicará muito o posicionamento do seu site ou até mesmo fazer com que seu domínio seja punido e suas páginas desapareçam das buscas.

Além disso, o Google busca por conteúdos que sempre apresentem informações válidas e pertinentes para seus usuários. Afinal de contas, a questão da credibilidade é um fator determinante.

Disponibilize Conteúdos Gratuitos

Os conteúdos gratuitos são uma forma muito enriquecedora, tanto para melhorar e manter seu posicionamento no Google quanto para os usuários que estão consumindo os conteúdos disponibilizados em seu site.

Oferecer conteúdo de qualidade como: 

  • artigos sobre seu nicho de atuação;
  • dúvidas frequentes;
  • ebooks;
  • minicursos gratuitos;
  • Tutoriais;
  • Entre outros.

Tudo isso fará com que o Google reconheça e classifique seus conteúdos e isso agregará valor ao seu site e sua marca.

Utilize links na leitura do texto

Além dos conteúdos gratuitos, disponibilizar links ao longo do texto, complementando as informações divulgadas, também é uma forma de agregar valor. 

Dessa forma, você poderá direcionar os usuários mais facilmente para outros conteúdos disponibilizados em seu site, enriquecendo a experiência deste usuário, de uma forma natural e fluida aumentando o tempo de permanência.

Mantenha uma frequência de atualização

Manter uma frequência de atualização em seu site fará com que o Google reconheça sua página como ativa. O algoritmo do Google prioriza as páginas mais atualizadas.

Uma sugestão é, além de sempre manter o seu conteúdo atualizado, sempre dedique um espaço para divulgar artigos e informações dentro do seu nicho, enriquecendo ainda mais a experiência do usuário. 

Palavras-Chaves

As palavras-chaves são o principal meio de orientação para a movimentação de seu site. É através delas que as estratégias de SEO são implementadas, consequentemente, melhorando o posicionamento do seu site.

Para encontrar as palavras-chaves relevantes, tanto para sua página quanto para o algoritmo do Google, é necessário realizar uma pesquisa prévia. 

Existem ferramentas disponíveis para isso no próprio Google, como o Google Keyword Planner, onde será possível analisar e identificar as palavras-chaves mais procuradas pelos usuários do Google.

Enfim, chegamos ao fim deste artigo, e essas foram algumas dicas de como colocar o site em primeiro no Google

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Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.