Há quem não goste de tomar banho gelado, mas, na prática, manter esse hábito em alguns dias da semana pode trazer inúmeros benefícios para a saúde 

O verão está chegando e, com ele, a alta das temperaturas médias. Nessa época, é comum tomar vários banhos por dia — seja de mar, de piscina ou no chuveiro, e a alta das temperaturas demanda alguns cuidados com a saúde.

Nesse período do ano, aumenta a vontade de tomar um banho gelado para se refrescar. O que nem todo mundo sabe é que esse banho possui muitos outros benefícios além desse. Antes de trocar a temperatura do seu chuveiro ou ducha, confira, a seguir, as principais vantagens de um banho gelado.

Alívio de dores musculares

Uma das vantagens de tomar banhos gelados é que ele pode aliviar dores musculares. Isso ocorre porque os vasos sanguíneos se contraem, o que alivia sintomas de inflamação e inchaço, reduzindo dores.

Banhos gelados também melhoram a circulação do sangue, visto que, quando a temperatura da água está menor do que a do corpo, o organismo deve trabalhar mais para manter a temperatura corporal normal. Esse processo fomenta a circulação sanguínea, garantindo que o sangue chegue mais rapidamente a diferentes áreas do corpo.

Pele e cabelo

Muita gente diz que banho gelado faz bem para a pele e para o cabelo, e isso é verdade. Água fria ajuda a fechar os poros e controlar a oleosidade da pele, sem ressecá-la.

No que se refere aos cabelos, a água gelada sela as cutículas e os poros, reduzindo a oleosidade do couro cabeludo. Isso é especialmente estratégico para quem tem cabelos mais oleosos ou quebradiços.

A água muito quente remove excessivamente o sebo natural da pele, o que a deixa ressecada e mais sensível a irritações. Isso estimula o aumento da produção de sebo pelo organismo para suprir essa falta, o que aumenta a oleosidade da pele e do cabelo.

Conheça os benefícios de tomar banho gelado
Conheça os benefícios de tomar banho gelado

Estimulante e relaxamento

Pode parecer engano, mas banhos gelados durante alguns minutos algumas vezes na semana ajuda a melhorar o bom humor. Isso ocorre porque a água fria estimula o envio de impulsos elétricos para o cérebro e intensifica a produção de endorfina (hormônio relacionado ao bem-estar e otimismo).

RELACIONADO  Como dormir com dor no pescoço: Melhores posições e dicas

Além disso, banhos com água fria ajudam a despertar pela manhã (o que faz muitas pessoas irem mais dispostas para o trabalho) e a relaxar durante à noite — como a temperatura da água está menor do que a do organismo, isso desacelera o metabolismo e te prepara para uma boa noite de sono. 

Cuidados

Vale lembrar que é preciso cuidado antes de adotar novos hábitos. Quem tem problemas cardíacos, sofre de hipertensão ou tem histórico de hipotermia deve ser acompanhado por profissionais antes de adotar novos hábitos. No inverno, vale lembrar que é preciso cautela com banhos gelados.

Alguns estudos investigam como a água gelada também parece ativar o sistema nervoso simpático, responsável pelas respostas de luta ou fuga que ocorrem quando o indivíduo passa por algum evento considerado estressante ou perigoso. 

A ativação do sistema nervoso simpático aumenta os níveis do hormônio noradrenalina, que aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. Por isso, é essencial consultar um médico antes de decidir transformar o banho gelado em um hábito.

Uma dica para quem tem dificuldades de tomar banho gelado é fazer a transição da água morna para a fria durante o banho. Comece com água quente e, aos poucos, esfrie a água lentamente. Comece com áreas mais externas (mãos, pés, pernas) e vá subindo aos poucos. O topo da cabeça e toda a área das costas são as últimas partes.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.