Fazer amigos que atuam na mesma área pode ajudar mais do que você pensa, mas a internet também é uma ferramenta bastante útil. Neste artigo você encontrará Dicas para encontrar emprego em uma nova cidade.

Conseguir um novo emprego costuma ser desafiador, ainda mais se quem procura está se mudando ou acabou de mudar de cidade. Se for o seu caso, respire fundo, pois é, sim, possível conseguir uma boa posição e esse é o texto certo para te ajudar nisso.

Antes de mais nada, é interessante ter um endereço no novo local ou, pelo menos, uma ideia de onde você quer morar. Coloque os planos profissionais entre os critérios na hora de procurar apartamentos para alugar em Ribeirão Preto ou na cidade na qual você deseja morar.

É possível que a vaga ideal demore alguns meses para aparecer, então o ideal é começar a procurar emprego tão logo decida se mudar ou até mesmo alguns meses antes. Não sabe por onde começar? Preste atenção nas dicas a seguir.

Prepare um bom currículo

A primeira questão a se atentar antes de começar a buscar emprego é preparar um bom currículo ou atualizar o que você já tem. Dependendo da sua área de atuação, é necessário também organizar um portfólio. Assim, quando encontrar vagas que te interessam, já estará com tudo em mãos para se candidatar.

Dicas para encontrar emprego
Dicas para encontrar emprego

Tenha um perfil no Linkedin

Independentemente do ramo, todo profissional deveria ter um perfil no Linkedin, porque muitas oportunidades aparecem por lá. Se você está buscando um trabalho, além de manter o perfil ativo e atualizado, é possível ativar a opção de deixar os recrutadores saberem que você está aberto a receber propostas e o local desejado.

RELACIONADO  Melhores filmes com Nicolas Cage

Acione seus contatos

Ter amigos na sua área de atuação e, especialmente, que moram na nova cidade, pode te ajudar muito. Eles podem não só te indicar para vagas como te contar sobre oportunidades que ficaram sabendo. Se você ainda não conhece muitas pessoas, comece a fazer isso – grupos de Facebook e o próprio Linkedin podem ajudar.

Busque diariamente

Enquanto você não encontra um trabalho, buscar trabalho é como se fosse um trabalho, um compromisso diário. É importante refazer as buscas diariamente, pois muitas vagas ficam abertas por pouco tempo e uma delas pode ser a sua.

Pesquise sobre a empresa

Se você tem o sonho de trabalhar em alguma empresa na nova cidade, é uma boa ideia pesquisar tudo sobre ela, assim você estará bem preparado para uma eventual entrevista. Se ela tiver perfis nas redes sociais, melhor ainda, pois por lá você pode ficar sabendo em primeira mão sobre novidades e vagas.

Também é válido buscar fóruns com relatos de funcionários sobre como é trabalhar lá, evitando surpresas desagradáveis. Esses locais também podem ser úteis para conhecer pessoas que podem te ajudar a trabalhar na empresa.

Também sobre o mercado local

Além de saber tudo o que puder sobre os locais nos quais você gostaria de trabalhar, é válido fazer uma pesquisa mais ampla sobre as especificidades do mercado de trabalho na nova cidade. Você pode descobrir, por exemplo, que precisa mudar de abordagem ou revisar o currículo para ter mais chances.

Considere vagas remotas ou híbridas

A popularização do trabalho remoto foi ótima para quem quer mudar de cidade, pois muitas vezes é possível até mesmo continuar no emprego antigo até conseguir um novo. Você também pode buscar por vagas desse tipo na cidade nova, pois elas costumam ser mais flexíveis e abertas a quem vem de fora.

RELACIONADO  Saiba como aproveitar as melhores promoções de Black Friday

Invista em qualificação

A melhor forma de conseguir boas vagas é ter um bom currículo e isso inclui estar sempre em formação. Fazer algum workshop ou qualificação na sua área na nova cidade também é uma das melhores formas de conhecer pessoas que já atuam no mercado e ser indicado para vagas. Além de, claro, melhorar seu currículo.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.