Principalmente em dias quentes de verão, ficar em um ambiente de muito calor e abafado não pode ser uma boa ideia.

Essa sensação desagradável pode ficar ainda pior em algumas regiões do Brasil onde as temperaturas são mais intensas.

Sendo assim, para combater o calor e manter os espaços confortáveis, as pessoas buscam investir em algumas alternativas para combater as elevadas sensações térmicas, uma delas é através do aluguel de climatizadores.

O climatizador portátil é uma dessa alternativas. Dessa forma, vamos entender um pouco mais sobre eles, dando ênfase em suas características e vantagens.

Confira.

O que é o climatizador portátil?

Ele é um aparelho que tem como objetivo principal, manter o ambiente fresco e agradável para quem ocupa o espaço.

Esse tipo de aparelho tem a capacidade de fornecer um alto poder de climatizar o ambiente, amenizando o calor, sem que o consumo de energia seja alto.

Por tem um poder evaporativo, onde faz a regulação da umidade do ar do ambiente, ele é um dispositivo muito utilizado em regiões onde o clima é mais seco.

Em relação a outros aparelhos, quando falamos em custo benefício, ele é bem mais vantajoso que os demais.

O climatizador portátil geralmente tem um sistema de resfriamento feito através de evaporação, que contribui para manter a temperatura agradável.

Essa tecnologia evaporativa é um conceito que podemos presenciar na natureza, como maneira de manter uma temperatura equilibrada.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o climatizador portátil, vamos entender melhor suas características, como ele funciona, assim como as vantagens de ter um em casa.

Características

Vamos entender algumas características que fazem com que o climatizador portátil seja um aparelho com maior custo benefício.

  1. Ele é portátil – ou seja, é possível utilizá-lo em para climatizar o cômodo que você quiser, seja quarto, sala ou até mesmo a cozinha.
  2. Melhora a qualidade do ar, assim como ajuda a manter uma boa saúde – isso é possível por conta dos seus filtros.
RELACIONADO  Borracheiro 24 Horas: Encontre o Mais Próximo de Você!

Dessa forma, o climatizador purifica o ar, ajudando a eliminar fungos e bactérias, sendo uma boa ferramenta para a manutenção da saúde respiratória.

  1. Não precisa ser instalado – dessa maneira, além de ser flexível na sua utilização, você não precisa investir em instalação.
  2. Ele é ecológico, pois além de entregar um ótimo desempenho, não emite gases nocivos ao meio ambiente.
  3. O aparelho tem um baixo custo de funcionamento – isso é explicado por conta do seu baixo consumo de energia.
  4. É possível ser utilizado com portas e janelas abertas, ao contrário do ar-condicionado, que necessita que o ambiente esteja fechado.

Como funciona

O climatizador portátil, como mencionado acima, tem um sistema evaporativo que auxilia no resfriamento do ambiente.

Esse tipo de processo é muito comum no meio ambiente ou até mesmo com o nosso corpo, para regular a temperatura.

Dessa forma, o climatizador portátil também realiza um processo parecido com esse, onde água gelada ou gelo é colocado em um recipiente adequado, para fazer o resfriamento do espaço onde o aparelho está localizado.

Vantagens de ter um em sua casa

Confira algumas vantagens de ter um climatizador portátil em sua casa.

Eficiência energética

Ao usar o climatizador portátil, além de proporcionar um clima agradável para um cômodo especifico da casa em condomínio, você economizará mais energia em relação a um ar condicionado por exemplo.

Além de terem um preço bem mais em conta do que um ar-condicionado, eles têm um consumo energético bem mais baixo.

Emissão zero

Eles não emitem gases que contribuem para o efeito estufa, ao contrário de outros sistemas utilizados para climatizar os espaços.

RELACIONADO  Saiba como aproveitar as melhores promoções de Black Friday

Por conta do sistema evaporativo, que não usa gases refrigerantes, eles não liberam as mesmas para a atmosfera.

Dessa forma, o climatizador portátil não contribui para o aquecimento global.

Ajuda a evitar a poluição do ar

Os climatizadores portáteis tem um sistema que conta com um filtro que ajuda a fazer a filtragem de poluentes e agentes prejudiciais de saúde, como as partículas de poeira.

Sendo assim, com a filtragem, o ar do ambiente onde o climatizador está localizado, terá uma melhor qualidade, sendo o mesmo, mais limpo e livre de fungos e bactérias.

Prático

Por ele ser portátil, ele oferece bem mais praticidade para quem o utiliza, podendo ser transportado de forma fácil para qualquer ambiente da casa ou escritório.

A maioria possui rodinhas, o que facilita muito no deslocamento do mesmo, sem que precise ser aplicado algum tipo de esforço.

Umidifica o ambiente

Outra vantagem que o climatizador de ar oferece, é o poder de regulação de umidade do ar, nos espaços onde eles estão presentes.

Sendo assim, se o local estiver muito seco, o que prejudica a saúde, o climatizador portátil ajuda a umidificar o ar de maneira que fique em um nível adequado.

Essas são algumas características e vantagens que o climatizador portátil oferece para quem investe nesses aparelhos, principalmente em residências.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.