O 3 melhores exercícios para dor ciática

Se você sofre com a dor ciática, sabe como ela pode ser absolutamente debilitante.  A dor ciática pode ser causada por muitas coisas e viaja ao longo do nervo...
O 3 melhores exercícios para dor ciática
O 3 melhores exercícios para dor ciática

Se você sofre com a dor ciática, sabe como ela pode ser absolutamente debilitante. 

A dor ciática pode ser causada por muitas coisas e viaja ao longo do nervo ciático. Esse nervo vai da parte inferior das costas até os quadris, glúteos e desce ao longo de cada uma das pernas. Muitas vezes, a ciática compromete apenas um dos lados. 

O que é Ciática?

O nervo ciático é o nervo mais longo do seu corpo, estendendo-se da parte inferior das costas até os pés. 

Quando fica comprimido ou inflamado, pode ocorrer uma condição dolorosa chamada ciática. 

Os sintomas da ciática podem incluir dor, formigamento ou dormência que irradia da parte inferior das costas, na parte de trás de uma perna e no pé.

Quando a dor ciática aparece?

Geralmente acontece quando uma hérnia de disco, estenose espinhal ou um esporão ósseo na coluna irrita o nervo ciático. 

Qualquer uma dessas condições pode resultar em dor, inflamação e dormência na perna.

Como existem várias causas para esse tipo de dor, saiba que nem todos os exercícios aliviam todas as situações. 

Como tratar a dor ciática?

A ciática nem sempre pode ser corrigida com os hábitos saudáveis ​​certos, e algumas pessoas podem precisar de cirurgia de hérnia de disco ou outras intervenções para corrigir a ciática. 

Além de fisioterapia, exercícios e alongamento, outras coisas que podem ajudá-lo a lidar com a ciática incluem medicamentos (como Tylenol e anti-inflamatórios como Advil), compressas quentes e frias, injeções na coluna e cirurgia. 

Fale com um fisioterapeuta ou um profissional médico para determinar os melhores exercícios para beneficiar sua ciática.

Voltando a vida normal.

Após a cirurgia para ciática, seu médico pode recomendar fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos das costas. 

É importante seguir os conselhos do seu fisioterapeuta e ser gentil com a recuperação enquanto faz os tipos adequados de exercícios benéficos para ajudar a minimizar as chances de recorrência

Exercícios para dor ciática

Como vimos, a ciática está inflamada. Praticar exercícios e uma boa alimentação podem ajudar com que esse tipo de situação aconteça. 

Para isso, veja a seguir os 3 principais exercícios para dor ciática recomendados por ortopedistas e fisioterapeutas. 

Alongamento dos isquiotibiais

Em pé ou sentado, estique uma das pernas à sua frente em uma superfície elevada. Mantenha as costas retas enquanto se inclina para a frente até sentir um bom alongamento. Mantenha essa posição por 30 segundos e repita no lado oposto.

Alongamento do joelho ao peito

Comece este exercício deitando-se de costas. Traga um joelho ao peito, abraçando-o perto do corpo com as mãos. Mantenha esse alongamento por 30 segundos e repita no lado oposto.

Inclinação pélvica

Para este exercício final, você vai se deitar de costas, dobrar os joelhos e manter os pés no chão. 

Gire a pélvis para frente achatando o arco da parte inferior das costas no chão enquanto levanta levemente as nádegas. Mantenha essa posição e depois relaxe. Repita várias vezes.

Considerações Finais 

Com a idade chegando, é fácil encontrar problemas de saúde que possam dificultar sua vida, Mas problemas na coluna são cruciais em se resolver, isso porque eles podem impossibilitar o decorrer das suas atividades. 

Faça exercícios regularmente, mexa seu torço e sempre consulte um médico ortopedista quando for fazer algum tipo de atividade que impacte ou pegue uma grande carga de peso para sua coluna. 

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