Se você gosta de rezar antes de dormir, pode ter a seguinte dúvida: pode rezar no escuro? Saiba que a resposta é sim, a claridade no ambiente em que você está orando não faz diferença para as entidades divinas ouvirem sua prece.

Na verdade, é plenamente possível rezar em qualquer local e em qualquer circunstância. Deus não está interessado em sua localidade. Ele está interessado em ouvir você.

Pode rezar no escuro?

Isso porque rezar é muito poderoso e apreciado por Deus. Pode ser um pedido de ajuda, um agradecimento, apenas um pedido de conselho, entre outras alternativas. Mas pode rezar no escuro sem preocupações.

Você também pode rezar em lugares improváveis também. Às vezes bate uma necessidade de falar com o divino, seja em um transporte público, uma rua perigosa, escura e pouco movimentada, em uma situação difícil no trabalho, entre outras motivações.

Portanto, saiba que não existe regra para um local determinado ou determinadas circunstâncias para você orar.  Por isso, pode rezar no escuro.

De acordo com o site especializado Supersticiosidade, a oração é uma forma de falar diretamente com Deus ou outras entidades divinas de sua preferência, seja o Anjo da Guarda, entidades como caboclos e pretos-velhos, orixás, santos ou divindades de qualquer religião. Deus não tem preferência por nenhuma.

Melhores práticas de oração

O ideal é apenas ter a mente tranquila. Mas se isso não for possível, as divindades entenderão. No entanto, um requisito de uma prece bem-feita é ela ser entendível. Se você estiver em um momento inquieto, ansioso, deprimido ou até confuso, você pode tentar uma oração mais direta, em vez de muito explicativa.

RELACIONADO  Dicas de vestidos para usar no trabalho

Outra maneira de orar de forma entendível em um momento de perturbação é recorrer à uma oração decorada, como Ave Maria, Pai Nosso ou o Credo. Você precisa apenas dizer as palavras com intenções boas e prestando atenção aos seus significados.

Você também não precisa se preocupar em orar em voz alta. Uma oração pode ser feita mentalmente, caso tenha muitas pessoas à sua volta. Você também pode recorrer a um espaço mais tranquilo, como um banheiro, para fazer uma oração rápida. Isso não é desrespeitoso.

Outra forma de fazer uma boa prece rápida é explicar que você irá orar de forma mais detalhada mais tarde. Esse pode ser um recurso muito bom, no caso de estar trabalhando ou ocupado.

Nesse sentido, quando estiver em casa, já para dormir, realize uma prece mais completa, com todas as informações necessárias. Não é preciso realizar nenhum ritual para orar ou ir até um local religioso.

Deus ouve as pessoas em todos os cantos do mundo, não importa se está claro ou escuro. O conteúdo de sua prece e sua intenção valem muito mais. 

Portanto, saiba disso e não tenha mais pudores ao rezar. Não existe limites para rezar também, nem se for pelo mesmo pedido. Você pode pedir a mesma coisa quantas vezes quiser.

Portanto, faça suas orações quando tiver vontade, em qualquer local e em qualquer iluminação. Deus ouvirá e poderá atender prontamente ou um tempo depois.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.