
Para os proprietários de pequenas empresas, fazer SEO sozinho pode distrair as operações reais da administração do negócio. No entanto, negligenciar esse aspecto terá um impacto negativo no crescimento dos negócios e na visibilidade online. É aqui que as empresas de SEO podem ajudar.
Você pode contratar uma agência de SEO para cuidar de suas necessidades regulares de SEO, como pesquisando palavras-chave, criar campanhas, rastrear rankings de busca, etc. A única preocupação aqui é encontrar a empresa certa que entenda seu negócio e seus requisitos exclusivos.
Por que você deve contratar uma empresa de SEO?
Se você administra um negócio pequeno, médio ou grande, você não pode ficar sem SEO. E mesmo que você cuide desse aspecto internamente, certamente chegará um momento em que você precisará de ajuda profissional para fazê-lo com mais eficiência.
Com o tempo, o objetivo seria expandir o negócio. Isso levaria a mais concorrência, mais canais para reunir leads e mais desafios para se manter à tona. Não focar em SEO neste momento levaria à perda de tráfego orgânico, queda nas classificações de pesquisa e perda de leads. Com o tempo, isso pode prejudicar seriamente o seu negócio.
Contratar uma agência de SEO pode ser a solução para todos esses problemas.
- Você pode criar e executar campanhas de SEO de forma eficaz.
- Você obtém uma opinião especializada sobre o desempenho de marketing da sua empresa.
- A terceirização de atividades de SEO é realmente econômica para uma empresa, em comparação com as contratações internas.
- Você permanece livre para se concentrar em atividades críticas para os negócios.
- Existe um recurso dedicado para analisar e melhorar as abordagens de SEO.
Agora que você sabe por que contratar uma empresa de SEO pode ser benéfico para o seu negócio, o próximo desafio é encontrar a empresa certa.
6 fatores a considerar antes de contratar uma empresa de SEO
Contratar a agência errada pode acabar custando à sua empresa tempo, dinheiro e leads valiosos. Antes de tomar uma decisão de contratação, existem alguns fatores que você deve considerar para obter o melhor ajuste para suas necessidades. Discutiremos seis desses fatores abaixo.
Área de Atuação
Embora muitas empresas de SEO ofereçam todos os serviços relevantes, elas geralmente têm uma área de especialização. Certifique-se de que a empresa que você escolher tenha especialistas especializados na técnica de SEO que você preferir. A escolha ideal é uma empresa que se concentra em alguns truques de SEO e não se diz profissional em todos os tipos de marketing.
Para garantir que você não seja enganado e faça uma escolha errada, observe as campanhas anteriores de uma empresa para ver em quais áreas ela se concentra e quão bem-sucedidos foram esses empreendimentos. Provavelmente, você obterá sua resposta sem precisar contratá-los primeiro.
Discuta quais serviços eles oferecem melhor e qual é sua taxa de sucesso. Certifique-se de que eles tenham dados para apoiar suas reivindicações. Somente quando você puder ter certeza de sua área de especialização, você deve proceder para tomar uma decisão de contratação.
Avaliações de clientes
As avaliações dos clientes sempre contam a verdadeira história de uma agência de SEO. Portanto, antes de contratar um, certifique-se de verificar as referências. Visite o site deles para ler depoimentos e também pesquisar avaliações on-line em outros portais.
No entanto, se você vir apenas comentários positivos que apareceram em um curto espaço de tempo, certifique-se de determinar sua autenticidade. Em vez disso, uma crítica ruim ocasional é aceitável e orgânica. No geral, a empresa de SEO deve ter uma classificação de 4+.
- Confira estudos de caso e portfólios.
- Obtenha uma lista de seus clientes para referências.
- Peça-lhes a lista de serviços que eles oferecem.
- Certifique-se de que eles trabalharam em projetos com requisitos semelhantes aos seus.
Custos e Pacotes
Embora seja tolice contratar a agência de SEO mais barata que você encontrar, se contentar com uma opção excessivamente cara também não é viável. Sua escolha deve fornecer um serviço de qualidade a preços razoáveis. Mas não comprometa a qualidade do serviço para economizar dinheiro.
A melhor ideia é procurar empresas que forneçam pacotes personalizáveis. Por exemplo, dos oito serviços que a agência oferece, você pode precisar de apenas cinco. Os outros três podem não ser relevantes para sua área de negócios. Nesse caso, você deve ter flexibilidade de preços durante a contratação.
Atendimento ao Cliente
O atendimento ao cliente é um dos aspectos mais importantes na hora de fazer uma compra. Antes de escolher uma empresa de SEO, é crucial verificar se eles fornecem suporte satisfatório ao cliente durante o projeto.
- Procure balcões de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Pergunte como eles pretendem monitorar o progresso das estratégias de SEO.
- Busque clareza sobre a frequência com que eles fornecem relatórios e em que formato.
- Pergunte se eles podem marcar reuniões regulares de atualização.
- Descubra se eles estão abertos a comentários e sugestões.
- Certifique-se de que eles estejam prontos para fazer ajustes em suas estratégias, dependendo dos resultados.
Segurança e privacidade de dados
Muitas vezes, você precisa compartilhar informações internas sobre a empresa para que uma agência faça estratégias eficazes. Isso pode incluir informações sobre produtos, clientes-alvo, mensagens de marca, etc. Sua empresa de SEO deve estar comprometida em manter seus dados seguros e privados.
Além disso, deve haver um entendimento, seja escrito ou verbal, de que as técnicas de SEO aplicadas para sua empresa não serão reveladas aos seus concorrentes. Caso contrário, todo o propósito de contratar uma agência de SEO seria derrotado.
Abordagem e Planejamento
Um serviço de SEO ideal sabe como olhar para o quadro geral e fazer estratégias à prova de futuro. Embora as estratégias de SEO precisem ser atualizadas e reorganizadas periodicamente, elas não devem se tornar irrelevantes em questão de dias ou semanas. Para isso, seu provedor de serviços de SEO deve possuir conhecimento e criatividade do setor.
- Prefira empresas que forneçam uma abordagem de várias camadas para SEO, em vez de se concentrar em um aspecto como palavras-chave ou backlinks.
- Verifique se eles estão preocupados com a velocidade do site, SEO na página e fatores de interface do usuário.
- Pergunte sobre as ferramentas que eles usam para analisar campanhas e fornecer relatórios.
- Esteja ciente de seu processo de auditoria e como eles revisam as estratégias.
Se a empresa não conseguir explicar como eles funcionam, isso é uma grande bandeira vermelha que você precisa observar.
Considerações finais
Uma empresa de SEO pode fazer ou quebrar seu jogo de marketing online. Existem várias vantagens de encontrar o profissional de SEO certo para ajudá-lo, mas há desvantagens iguais, se não mais, de fazer a escolha errada. É por isso que você deve manter o aspecto acima em mente enquanto escolhendo a melhor empresa de serviços de SEO para seu negócio.