Compreender sobre gamificação o que é e como implementar a técnica inovadora nos diferentes âmbitos de maneira correta, é o primeiro passo para incorporar o recurso em empresas ou em sala de aula.

Hoje, existem diversas estratégias para fazer com que educandos, colaboradores de empresas e clientes se envolvam ativamente em atividades específicas. Nesse contexto, quer tenha uma empresa, ou seja, um professor em busca de estratégias para melhorar o desenvolvimento dos alunos, a gamificação é uma solução inteligente a se considerar.

Gamificação o que é: Conceitos, benefícios e aplicações

Entender sobre gamificação o que é, conceitos e principais benefícios é essencial para implementá-la de maneira assertiva. A gamificação é o ato de aplicar elementos de jogos em contextos que não se relacionam a jogos.

A técnica utiliza a mesma estrutura presente em games e visa a participação ativa dos participantes em diversas áreas, seja empresarial ou escolar. Se associada a qualquer ambiente, ela pode motivar os participantes de diferentes maneiras e resultar em diversos benefícios, como a melhora do engajamento, feedbacks instantâneos e o aumento da produtividade.

Gamificação na Prática: Um passo a passo para implementar com sucesso

A implementação da gamificação envolve colocar em prática algumas estratégias importantes e seguir um passo a passo fundamental. Os principais passos para aplicar a gamificação, incluem: 

  • Faça um planejamento;
  • Utilize dinâmica de jogos;
  • Tenha um bom suporte tecnológico;
  • Garanta recompensas.

Em muitos casos, é necessário contar com uma empresa especializada em gamificação para aplicá-la de maneira mais assertiva. A Gamefic é uma solução ideal para empresas e professores que desejam implementar a gamificação em sala de aula ou na empresa.

Elementos-chave da Gamificação

Os elementos-chave da gamificação, podem incluir qualquer tipo de elemento de jogo, como níveis, missões, medalhas, pontos, rankings e outros. Para isso, pode-se utilizar uma plataforma ou aplicativo, que é onde também se pode analisar o desempenho dos participantes.

Para isso, pode utilizar alguns exemplos de gamificação como a resolução de problemas, desafios, enigmas, atividades premiadas, quiz, plataformas virtuais, missões em grupo e diversos outros.

Gamificando a Aprendizagem: Transformando o conhecimento em uma aventura

A gamificação pode ser implementada em diferentes áreas, como em um treinamento de uma empresa e durante atividades escolares. Esse fator pode facilmente transformar o conhecimento em aventuras ao adicionar elementos de jogos.

Por exemplo, em um treinamento de empresa, pode-se fazer um quiz relacionado a empresa, como o modo mais adequado de abordar um cliente, perguntas e respostas sobre as funções delegadas aos colaboradores.  

Aumentando o engajamento: Gamificando processos e recompensando desempenho

A gamificação pode aumentar o engajamento dos educandos ou funcionários devido à recompensa pela melhora de desempenho e outros. À medida que é recompensado ou o participante entende que obterá um prêmio, pontos ou algo em troca do seu esforço, ele se esforçará cada vez mais para alcançar um objetivo.

Grandes empresas no cenário atual utilizam a gamificação, como o Duolingo, por exemplo, que desbloqueia uma nova tarefa cada vez que o usuário atinge um novo nível. Isso por ser incorporado em escolas ou em empresas. 

Personalização e Adaptabilidade: Gamificação sob medida para cada objetivo

A implementação da gamificação pode ser realizada conforme as necessidades e objetivos de cada empresa ou instituição. Felizmente, existem diferentes opções de gamificação para negócios e professores de qualquer segmento com variados objetivos.

Além disso, em qualquer lugar, é necessário que os participantes se adaptem bem. Portanto, é necessário que o transmissor saiba exatamente como passar as informações com clareza.

Medindo o impacto da gamificação: Métricas para acompanhar o sucesso

A gamificação pode estimular a colaboração de funcionários e educandos que buscam conquistar pontos, bônus e subir de ranking, por exemplo. Para avaliar os resultados da sua incorporação, o ideal é analisar a jornada, colher feedbacks e conferir o número de participantes.

A análise de métricas depende dos objetivos de cada um. Se uma empresa deseja aumentar as vendas, por exemplo, é necessário verificar a taxa de conversão, acessos no site e outros fatores importantes do setor.

Entender sobre a gamificação o que é e como implementar, é indispensável para qualquer empresa ou escola que deseja incorporar esse recurso para o envolvimento das pessoas envolvidas em cada uma dessas áreas. Escolha a gamefic para te ajudar a entender qual a melhor maneira de implementá-lo.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.