O que a última atualização do algoritmo do Instagram significa para o seu negócio

O Instagram é uma poderosa plataforma de marketing. Cerca de 75% dos usuários realizam algum tipo de ação após visualizar uma postagem no Instagram, seja visitando um site, seguindo...
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O Instagram é uma poderosa plataforma de marketing. Cerca de 75% dos usuários realizam algum tipo de ação após visualizar uma postagem no Instagram, seja visitando um site, seguindo a marca na plataforma ou comprando algo diretamente.

Apesar desse potencial de se conectar com os clientes, está ficando mais difícil para as empresas usarem o Instagram como uma ferramenta de marketing econômica. Se você está fazendo isso sozinho ou pensando em usar uma agência de mídia social para ajudá-lo a navegar por essas mudanças, tenha certeza que é importante ficar por dentro das últimas atualizações.

O algoritmo do Instagram (muito parecido com o algoritmo do Facebook) é uma mistura de fatores que determinam a ordem do conteúdo que o usuário vê em seu feed. A plataforma diz que suas atualizações – incluindo mudanças recentes no algoritmo e alterações em recursos como Stories e Reels – visam melhorar a experiência do usuário.

O CEO do Instagram, Adam Moressi, disse em uma postagem no blog que a plataforma quer “aproveitar ao máximo seu tempo, e acreditamos que usar a tecnologia para personalizar sua experiência é a melhor maneira de fazer isso”.

No entanto, essas mudanças também estão tornando mais difícil para as empresas serem notadas sem pagar por anúncios. Para ajudá-lo a navegar por essas mudanças, vamos ver como elas afetam a capacidade de sua empresa de alcançar seu público e o que você pode fazer a respeito.

O que está mudando?

Mudanças recentes no feed incluem a opção de selecionar um feed ‘seguindo’ ou ‘favoritos’, enquanto há rumores de mudanças nas dimensões das postagens de imagens estáticas. Embora os usuários agora tenham mais opções de como visualizar o conteúdo em seu feed, a grande maioria do seu público provavelmente ainda está visualizando o feed padrão.

Talvez a maior mudança recente anunciada por Moressi tenha sido a virada do ranking em direção ao conteúdo original. Em uma declaração pública, Moressi disse: “Se você cria algo do zero, deve obter mais crédito do que se estiver compartilhando novamente algo que encontrou de outra pessoa. Faremos mais para tentar valorizar mais o conteúdo original, principalmente em comparação com o conteúdo republicado.”

Essa mudança ocorre no contexto de uma plataforma que já havia começado a priorizar conteúdo de vídeo mais reativo na forma de bobinas. Concorrendo com o TikTok pela atenção do usuário, o Instagram mudou para um novo feed menos refinado e aperfeiçoado, com menos postagens repetidas de vários usuários.

Como se isso não bastasse, há rumores de que o Instagram também está experimentando alterar as dimensões das postagens de imagens estáticas para preencher a tela de maneira semelhante aos rolos.

Esta seria uma mudança drástica para criadores de conteúdo e proprietários de negócios dentro do aplicativo. Embora você ainda possa postar imagens quadradas, há rumores de que o Instagram está adicionando uma borda desfocada para imagens que não se encaixam em suas novas dimensões.

Esse efeito de borda não apenas pode arruinar sua estética, mas também é provável que mais imagens de retrato sejam priorizadas no feed de notícias pelo algoritmo.

Crescendo seu negócio organicamente

As mudanças feitas no algoritmo do Instagram nos últimos dois anos dificultaram o crescimento orgânico das empresas.

Publicar conteúdo original de forma consistente pode parecer uma grande pergunta. No entanto, isso significa que, se você se der ao trabalho de criar um infográfico original, por exemplo, você deve ser recompensado com uma classificação mais alta do que alguém que está repostando o mesmo infográfico.

Nunca foi tão importante dedicar um tempo para criar uma variedade de conteúdo que abrange todos os ângulos do seu negócio. Os consumidores querem ver o negócio real – de produtos em fabricação a bobinas explicando como usá-lo; O Instagram deve fornecer uma visão 360 do seu negócio, não apenas a vitrine.

Mudando sua estratégia

A atualização do algoritmo do Instagram está tornando mais difícil para as empresas alcançarem seus seguidores. Mas com um marketing cuidadoso, sua marca ainda pode expandir seu público e aumentar o engajamento com os mais novos recursos da plataforma.

Para fazer isso, primeiro você terá que se concentrar na criação de conteúdo de alta qualidade. Você pode fazer isso usando bobinas e histórias para experimentar uma variedade de conteúdo original. As bobinas são um fator importante para chamar a atenção de alguém em seu feed; são essencialmente outra forma de publicidade que permite apresentar uma série de produtos.

O IGTV também abriu novas oportunidades para marcas que buscam a criação de conteúdo em vídeo: se você tem os recursos disponíveis ou conhece alguém que tem (como um influenciador), considere apresentar seus vídeos em seu próprio canal ou até mesmo colaborar.

Essas mudanças podem parecer assustadoras, mas se você continuar postando conteúdo de qualidade e interagindo com seu público, verá sucesso na plataforma.

Lembre-se, você não está sozinho – o Instagram quer dar aos criadores de conteúdo e pequenas empresas a melhor oportunidade de ver seu conteúdo.

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