Quando a idade para se aposentar vem chegando, é normal fazer diversos planos para viver esse período da melhor forma possível.

Desta forma, muitas pessoas buscam ir morar em lugares diferentes para poder aproveitar esse período. Então, é comum ver idosos se mudando para morar no Rio, em Florianópolis, em cidades do interior ou então indo para fora do Brasil.

Para ajudar você a viver o melhor dessa fase em uma cidade estruturada para idosos, selecionamos abaixo 8 cidades que são as melhores do Brasil para morar ao se aposentar, confira!

1. Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina é uma das cidades com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil, e ela ainda recebeu em 2020 o título de melhor cidade para se viver depois dos 60, a partir do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade).

Só com isso já vemos que essa cidade pode ser uma boa opção para você aproveitar o melhor da sua idade! Além disso, a capital é conhecida por ter pessoas educadas, diversos destinos turísticos e praias bonitas para aproveitar no verão!

2. Curitiba (PR)

Já esta capital paranaense é conhecida como uma das cidades com melhor qualidade de vida!

A cidade é cheia de parques para você passear e possui mais de 200 ciclovias por todo o local. Além disso, lá você encontra diversos shoppings diferentes e museus para conhecer mais sobre cultura, arte e história.

3. São João da Boa Vista (SP)

Agora indo para as cidades paulistas, temos essa opção interessante, que é conhecida por ter um baixo índice de violência.

Quem decidir vir para cá ao se aposentar, vai encontrar bastante estrutura na cidade que conta com diversos ambulatórios, psicólogos e fisioterapeutas.

RELACIONADO  O que fazer quando a energia fica meia fase?

Além da saúde, o nível de renda da população idosa de São João da Boa Vista é alta e permite que os aposentados vivam com conforto e tranquilidade na cidade.

4. Rio de Janeiro (RJ)

A quarta cidade da nossa lista é o Rio de Janeiro, sendo uma ótima opção para quem quer viver de forma ativa e com bastante saúde.

A cidade conta com diversas atrações de esporte, lazer e cultura além das suas praias maravilhosas.

Além disso, a cidade também conta com ambientes agradáveis para quem curte tomar um chazinho  da tarde de forma mais calma.

5. Porto Alegre (RS)

Essa capital gaúcha é conhecida por ter a maior proporção de idosos na sua população. Devido a isso, a estrutura da cidade foi bem pensada para o público aposentado.

Por lá, você consegue encontrar diversos condomínios residenciais dedicados a idosos para morar, e também tem facilidade para encontrar enfermeiras. Além disso tudo, a cidade conta com paisagens bonitas e opções interessantes de passeios.

6. Vinhedo (SP)

A cidade conhecida pela sua grande produção de uvas também é um lugar atraente para se viver a melhor idade.

Essa pequena cidade oferece diversos programas especiais para idosos, como o Centro Aquático da Terceira Idade, onde os idosos podem fazer hidroginástica e natação em piscinas cobertas e aquecidas.

Além disso, também tem o programa de  Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, que oferta diversas atividades para preservação da cidade.

7. Maringá (PR)

Essa outra cidade paranaense também é conhecida por ser uma das melhores cidades para se viver no Brasil, mas ela pode ser uma boa opção para quem quer aproveitar a aposentadoria em um lugar bem próximo à natureza.

RELACIONADO  Lugares para viajar no aniversário: ideias para uma celebração inesquecível

Isso acontece porque a cidade foi projetada com diversos jardins e árvores por toda a cidade para preservar as áreas verdes. Assim, quem vivia em cidades grandes e agora quer mais contato com a natureza, pode encontrar isso em Maringá!

8. Vitória (ES)

Por fim, na nossa lista temos a capital do Espírito Santo como uma boa opção para se morar durante a aposentadoria.

Ela possui um clima tropical ameno e lindas praias para aproveitar. Além disso, a cidade conta com diversas áreas verdes para passear e fazer exercícios. No quesito saúde, ela possui a melhor qualidade na prestação desse tipo de serviço.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.