Uma baixa tensão elétrica em casa costuma ser uma fonte de problemas importantes em nossa casa. Por isso, a pergunta que fica é o que fazer quando a energia fica meia fase?

Para ajudar você a entender mais sobre o que fazer quando a energia fica meia fase, esse artigo foi preparado. Por isso, acompanhe agora mesmo para saber mais!

Por que há baixa tensão elétrica na minha casa?

Esta é uma pergunta que ouvimos frequentemente no mundo da eletricidade

A responsável pelo nível de tensão elétrica que chega à nossa casa é a empresa distribuidora. 

Se vivermos em uma residência com uma instalação com menos de 30 anos, o mais provável é que, se tivermos variações de tensão, sejam motivados por problemas na rede de distribuição da companhia elétrica. 

Dessa forma, se comunicar com a empresa é a melhor solução.

Contudo, se a instalação tiver mais de 30 anos, é possível que seja um problema interno. Dessa forma, é essencial contactar um especialista para que ele possa avaliar o problema.

O que fazer quando a energia fica meia fase?

De fato, quando nos encontramos em uma situação em que a energia está em meia fase, a melhor coisa que podemos fazer é desligar todos os aparelhos elétricos.

De fato, a baixa tensão que chega a eles pode fazer com que eles queimem. Afinal de contas, eles precisam de mais tensão para funcionar adequadamente.

Portanto, se você quer evitar problemas, o melhor é desligar todos os aparelhos elétricos. 

Se você tem medo de ficar sem energia em certos aparelhos, como por exemplo, as geladeiras, é fundamental ter um nobreaks em casa.

RELACIONADO  Ideias de Escritório Home Office para Aumentar a Produtividade

Esse é um aparelho pequeno e portátil que fornece energia aos aparelhos elétricos em caso de falta de energia ou baixa tensão.

Portanto, ter um em casa fará com que você tenha menos preocupações em momentos como esses.

Como ocorre a queda de tensão?

Para entender onde se “perdem os volts” que nos faltam em casa, usaremos uma analogia hidráulica. Pense em um reservatório cheio de água que seria o transformador que nos abastece de amperes.

Para que os amperes de que precisamos cheguem à casa precisamos de um tubo (no caso elétrico seriam os cabos que correm pelas ruas). 

Mas esse tubo produz uma perda de carga (baixa de pressão) ou queda de tensão quando nos chega em casa. E quanto mais longo é esse tubo, maior a perda de tensão. E além disso, quantos mais litros exigimos, mais pressão perdemos, ou menos volts chegam até nós.

Com esta analogia podemos ver que quanto mais longe estivermos da estação transformadora, maior a probabilidade de termos problemas de tensão em casa

E isso se deve a dois motivos. O primeiro é o comprimento dos cabos e o segundo é que haverá muito mais consumidores pelo meio que exigirão eletricidade. 

Tudo isto implica que as instalações devem ser perfeitamente criadas tendo em conta o número de consumidores e a distância que estes se encontram.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.