O papel de parede é uma das grandes tendências de decoração dos últimos anos. As novas tecnologias de impressão e os novos formatos de papel tornaram esse um dos recursos mais valorizados dos designers de interiores para dar vida às paredes. Mas qual papel de parede usar na sala de estar?

Se você quer saber mais sobre qual papel de parede usar na sala de estar, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Qual papel de parede usar na sala de estar?

Não sabe como decorar a sala de estar? Neste caso, o papel de parede pode ser uma ótima alternativa. Tome nota das principais recomendações a ter em conta para escolher um design adequado:

Papel liso, a tendência da moda para as salas

Embora tenha destacado nos últimos anos o uso de papel de parede com estampas de formas naturais, listras ou elementos geométricos, as tendências mudaram completamente. Atualmente, o papel de parede mais utilizado é o de textura lisa. 

A simplicidade e sobriedade de um papel de parede branco, por exemplo, oferece muitas possibilidades na hora de decorar qualquer sala de estar. Acima de tudo, se você está procurando uma decoração simples e elegante.

Decida o estilo da sua sala de estar

A primeira coisa de tudo é decidir o estilo de sala de estar que deseja para a sua casa: se procura criar um espaço elegante e sofisticado, com um toque vintage ou de ambiente minimalista. Uma vez claro sobre este aspecto, será o momento de escolher a tonalidade das cores da sala de jantar.

Não abuse dos tons escuros

Um detalhe importante é não carregar este espaço com tons escuros, pois eles reduzirão a entrada de luz e se tornará um ambiente apagado. Uma boa opção é usar um papel de parede em uma parede apenas e usar uma tinta no resto da sala de estar ou usar um papel com uma tonalidade mais clara.

RELACIONADO  Melhores cidades do Brasil para morar ao se aposentar

Use tons claros para uma maior sensação de amplitude

Caso tenha uma sala pequena e com espaço limitado, deve dar-lhe uma sensação óptica de amplitude através da luz. Com o papel de parede, você pode obter esse efeito tão procurado e fazer com que a sala pareça maior. 

Apostar em papéis com tonalidades claras, como branco ou cores pastel, é a escolha perfeita para criar uma sensação de luminosidade na sala de estar.

Quebre a monotonia

Ao decorar a sala, é comum cair no erro de apostar em uma única tonalidade, o que dá origem a espaços muito monótonos e repetitivos. 

No entanto, ao fazer uso do papel de parede, você pode quebrar essa monotonia, apostando em cores mais ousadas. Este tipo de tons transmite força, paixão e intensidade, o que dará um toque diferente à estadia.

Aposta em diferentes combinações

Outra dica interessante para decorar a sala com papel de parede é combinar os modelos lisos com papéis que tenham um design mais original. Por exemplo, você pode usar tons sóbrios e elegantes, como granada ou tons de terra, e combiná-los com um papel com tons cinza e bege.

Em vez disso, se você escolheu um papel de parede liso em combinação com outra impressão, você pode encontrar alguns problemas ao colocá-los. Portanto, a primeira das opções é usar o papel liso para colocá-lo em uma das paredes da sala de estar, enquanto o papel estampado é colocado nas paredes restantes.

Outra alternativa interessante é recorrer ao papel liso na parte superior da parede, enquanto o papel estampado é colocado na parte inferior. Esta combinação pode ficar muito mais bonita na sala de estar, uma vez que o papel liso é mais leve e não carrega tanto o ambiente.

Quaisquer que sejam os seus gostos, não temos dúvidas de que encontrará o papel decorativo de parede mais apropriado para você.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.