O team building é um método que visa fortalecer as relações dos funcionários entre si e engajá-los nos propósitos da empresa. Essa estratégia vai além de avaliar a eficiência do colaborador em sua função, pois foca na integração das pessoas e no trabalho em equipe.

Geralmente, as técnicas ligadas ao team building visam trabalhar a parte emocional e comportamental dos funcionários. Por isso, existe uma busca constante pelo trabalho integrado e pela construção de relações amigáveis. Em ações como essa, o ideal é montar uma equipe integrada e dedicada ao trabalho.

Além de facilitar a vida da empresa, o team building também pode ser feito para melhorar o atendimento ao cliente. Afinal, quando uma equipe está focada e engajada em seu trabalho, ela é mais gentil com o público, o que contribui para seu próprio sucesso.

Em um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, as pessoas tendem a produzir mais. Com isso, as empresas têm mais chance de baterem suas metas e crescerem a longo prazo. A seguir, entenda melhor o team building e a importância dele para as empresas.

Conceito de team building

Em português, a expressão team building significa “construção de equipe”. De modo geral, esse conceito melhora as relações entre os membros de uma equipe e os convence a trabalhar em conjunto. Assim, o serviço prestado terá mais qualidade e eficiência, o que fará a empresa como um todo ser mais produtiva.

Ao apostar em dinâmicas de team building, a equipe se torna mais unida e passa a se comunicar melhor. A partir daí, fica mais fácil melhorar a performance e resolver problemas de integração, cooperação e liderança.

Ademais, essas dinâmicas levam as pessoas a refletirem sobre o modo como tratam os colegas. Afinal, quanto mais cordial for a relação entre os membros da equipe, maior a chance do trabalho prosperar. Em suma, o team building gera uma análise dos desafios e propósitos do trabalho, o que faz a equipe trabalhar unida.

RELACIONADO  O que são leads e como gerá-los?

Influência gerada pelo team building

O team building mostra a importância de trabalhar unido e focado em um propósito. A partir dessa ideia, é possível criar estratégias que melhorem a produtividade de cada funcionário da equipe.

Normalmente, o team building propõe trabalhos interativos e lúdicos, sempre feitos em grupo. Afinal, o objetivo da atividade é justamente melhorar a integração da equipe e fortalecer o trabalho em conjunto.

No fim das contas, tudo é pensado para melhorar a forma como os funcionários lidam uns com os outros, algo crucial para a eficiência da equipe. Quanto melhor o relacionamento do grupo, maior a chance dele atingir bons resultados. Geralmente, se o funcionário está feliz, ele tende a performar melhor, pois fica mais focado em seu trabalho.

Team Building Conceito, Quando Fazer
Team Building Conceito, Quando Fazer

Quando fazer team building

O team building é bem vindo em qualquer oportunidade, no entanto, existem algumas situações onde realmente é preciso aplicá-lo:

Quando a equipe apresenta baixa performance;

Quando os membros da equipe têm algum problema de relacionamento;

Quando novas pessoas são contratadas;

Quando um novo líder é contratado.

Todos os tópicos acima podem gerar o mesmo problema na equipe: falta de confiança. Para evitar isso, é necessário melhorar o relacionamento entre os membros do time. Quanto mais confortáveis os funcionários se sentirem na presença dos colegas, maior a chance da equipe produzir mais.

No entanto, quando o assunto envolve baixa produtividade ou problemas de relacionamento, é necessário saber o que causou esses problemas. Ao identificar a origem dessas questões, será mais simples escolher a atividade certa para o team building da equipe.

Por sua vez, quando novos membros chegam ao setor, o team building é uma forma de aproximar as pessoas e gerar laços de confiança. Ademais, também é um bom modo de mostrar para os recém-chegados a cultura e o propósito da equipe.

RELACIONADO  Pode dormir com joelheira? Descubra os benefícios e cuidados!

A partir dessas atividades, os novos membros podem entender as ideias da empresa e o modo como a equipe trabalha. Por outro lado, os veteranos poderão relembrar a importância de suas tarefas e do trabalho em equipe.

Obviamente, quando um novo líder chega no setor, é importante que ele construa relações saudáveis com seus liderados. A partir do team building, o gestor conhecerá sua nova equipe e construirá uma relação de confiança com seus membros. Assim, todos terão condições de realizarem um bom trabalho.

Team building em números

Um estudo feito pela Sodexo afirma que, quando o local de trabalho gera bem-estar, a rentabilidade do serviço cresce quase 70%. Ademais, o serviço fica 86% mais produtivo.

Por outro lado, numa pesquisa feita pela PwC, 87% das pessoas disseram que trabalhar as “habilidades humanas” é uma das dez competências organizacionais mais importantes para o futuro. Além disso, as opções “Bem-estar” e “ambiente colaborativo” aparecem na 2ª e 3ª colaboração, com 82% e 79%, respectivamente.

Funcionários não precisam ser amigos

O objetivo do team building não é transformar todos os membros da equipe em melhores amigos. Aliás, isso seria impossível, pois, naturalmente, o ser humano tem mais afinidade com uma pessoa do que com outra.

No entanto, o foco dessa atividade é fazer a equipe se respeitar e trabalhar unida, pois isso tornará o ambiente leve e contribuirá para o aumento da performance. Geralmente, o funcionário se sente bem quando o local de trabalho é respeitoso e confiável, o que aumenta sua produtividade.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.