NFT e criptomoeda não são novidade para o pessoal do setor de marketing digital. Nos últimos anos, todos ouvimos falar de marcas que usam cada vez mais NFTs e criptomoedas em suas estratégias de marketing.
Não é surpreendente porque, de acordo com um relatório, o volume de transações de compra agora venda assistida do mercado global de NFT atingiu US$ 44,2 bilhões em 2021 e continua crescendo.
Mas, precisamos parar por um minuto, respirar fundo e pensar em como esses tokens digitais e o marketing digital estão interconectados.
Podemos começar com definições básicas para ter uma percepção absoluta.
Agora, o que é criptomoeda?
É uma moeda digital armazenada em uma carteira digital e é utilizável e fungível como qualquer outra moeda. Além disso, as criptomoedas não são únicas, então você pode negociá-las ou trocá-las.
Por outro lado, NFT é um caso totalmente diferente.
NFTs são ativos digitais não fungíveis. Um NFT não possui uma cópia idêntica; cada um é único. Eles podem ser qualquer trabalho criativo, como imóveis virtuais, arte digital, moda, etc. Isso abre as portas para a criatividade de criadores de conteúdo e artistas, de modo que os NFTs são ilimitados.
As NFTs e criptomoedas são baseadas em blockchain, portanto são descentralizadas, independentes de autoridades e instituições financeiras tradicionais.
Bem, mas por que esses tokens são essenciais para o marketing digital?
1. Eles constroem reconhecimento da marca gerando interesse em sua marca e aumentando sua visibilidade. O uso de NFTs como sua estratégia de marketing expande o alcance do público de sua marca e permite que você acesse seus clientes-alvo. As redes sociais são o canal perfeito para divulgar os tokens da sua marca.
2. NFTs e criptomoedas fortalecem a fidelidade do cliente. A personalização permite que as marcas criem relações mais íntimas e intensas com seus clientes. A posse de uma NFT aumenta o comprometimento do cliente com sua marca, pois possibilita um relacionamento direto e mais próximo entre você.
3. Elas incentivar a interação com o cliente e a construção da comunidade. Sua marca pode aumentar a interação sustentando o conteúdo gerado pelo usuário. Além disso, ouvir sugestões de sua comunidade ajuda sua marca a consolidar sua comunidade e oferece chances de criar uma estratégia de marketing compatível com seu público-alvo.
4. Eles proporcionam à sua marca liberdade infinita na criação de conteúdo já que as NFTs podem ser peças de arte digital ilimitadas, como JPEG, GIF, animação 3D, gravação de áudio, etc. O marketing NFT permite que sua marca use todas as vantagens dos produtos virtuais.
Estudos de Caso Ressonantes em Marketing Digital
O marketing NFT oferece muitas vantagens para as marcas, e essas oportunidades estão se expandindo a cada momento. As marcas podem obter milhões de dólares não apenas vendendo NFTs, mas também aumentando sua visibilidade e popularidade por meio desses tokens.
Portanto, eles usam essas vantagens de várias maneiras. Aqui estão alguns exemplos de sucesso das marcas que usam NFTs e criptomoedas no marketing digital:
Caso 1: Taco Bell
Este caso é um exemplo significativo e conhecido do uso de NFT no marketing digital. E a marca tornou-se a primeira cadeia de fast-food que captou as tendências NFT e o marketing NFT.

Eles venderam todos os seus 25 GIFs NFT em 30 minutos a preços diferentes. As pessoas deram milhares de dólares por cada GIF.
Eles criaram e venderam NFTs para chamar a atenção nas mídias sociais e na mídia convencional, e foi bem-sucedido porque causou um enorme estouro.
A Taco Bell aumentou vitoriosamente o reconhecimento da marca por meio desta venda.
Caso 2: Reis de Leão
A banda de rock americana Kings of Leon foi a primeira a aplicar o marketing NFT na indústria da música. Em março de 2021, eles criaram o primeiro álbum da NFT na história da música.
Eles lançaram seu álbum, “When You See Yourself”, na forma de um NFT.
A banda colocou seu álbum à venda em três versões diferentes. Cada versão tem uma característica distinta em termos de conteúdo. Foi uma oportunidade imperdível para os fãs da banda que queriam ter colecionáveis digitais da marca.
Eles conseguiram $ 2 milhões em vendas de álbuns, mas mais importante, esta foi uma grande jogada para chamar a atenção intensa de seus fãs e incentivar a lealdade do público.
Caso 3: Marriott
Marriott é uma rede hoteleira com propriedades em vários locais do mundo. Eles exemplificaram a aplicação perfeita de NFTs e marketing digital de criptomoedas.
Eles visavam aumentar o reconhecimento da marca e apontar para o programa Marriott Bonvoy Travel.
A marca colaborou com três artistas para criar conteúdo NFT com base em suas experiências únicas de viagem em torno do programa de viagens. Esses NFTs continham as experiências que o programa oferece aos clientes.
Marriott exibiu os NFTs em uma mostra de arte moderna. Os vencedores do programa receberam seus NFTs e ganharam 200.000 pontos Bonvoy que poderiam usar durante o programa de viagem.
Caso 4: Top Shot da NBA
NBA Top Shots é um dos exemplos mais bem sucedidos de marketing NFT.
Essa foi uma campanha tão influente que os usuários da plataforma aumentaram de 4.000 para 400.000 em apenas algumas semanas.

NBA Top Shots é uma plataforma de negociação digital. Ele permite que os clientes possuam, vendam e negociem NFTs colecionáveis digitais oficiais das jogadas e jogadores mais incríveis da NBA.
Há clipes curtos que são destaques das principais jogadas da história da NBA. Cada um desses clipes é um Momento. Os clientes podem comprar e vender esses Momentos, e cada Momento tem uma característica particular.
Muitos Moments foram negociados na plataforma, e as vendas vêm crescendo.
Caso 5: Pizza Hut
Em 2021, a Pizza Hut Canada organizou uma campanha de marketing digital para apresentar seus quatro novos sabores de pizza.
Sua campanha de marketing NFT foi “1 Byte Favorites” e foi a primeira pizza não fungível. A Pizza Hut lançou uma fatia de pizza NFT com um dos novos sabores a cada semana. As pessoas compraram as peças para “ter um sabor que durará para sempre”.

A campanha visava o reconhecimento da marca e a fidelização de clientes; o dinheiro ficou no banco de trás.
Assim, cada pedaço de pizza NFT foi vendido por US$ 0,18, um preço muito baixo. No entanto, por outro lado, uma vez comprado, foi rapidamente re-listado por 5 ETH (cerca de US$ 9.000).
Agora, é mais alto do que aquele tempo. Uma fatia é vendida por 75 ETH (cerca de US$ 200.000). Esta campanha é um exemplo poderoso do uso de criptomoedas e NFTs no setor de marketing digital.
Caso 6: Aberto da Austrália
Este ano, o Aberto da Austrália deu espaço para Metaverse e NFTs, permitindo que os fãs acompanhassem o momento em tempo real. Foi uma sábia estratégia de marketing digital incluir adeptos ao jogo.

6.776 seções da quadra de tênis foram transformadas em NFTs, e cada uma era única. Por exemplo, se a tacada vencedora de qualquer partida cair em um determinado terreno, todas as informações na NFT do público são atualizadas de acordo com os momentos em tempo real.
Se um dos pontos do campeonato cair em um terreno, o proprietário da NFT desse terreno tem a chance de reivindicar e receber a bola de tênis do ponto do campeonato.
O Australian Open Art Ball foi o primeiro NFT do torneio e foi projetado para fornecer acesso virtual sem precedentes aos dados da partida ao vivo e ao momento.
Além disso, o AO Art Balls incluiu 160 NFTs projetados por artistas locais e internacionais criados especificamente para o torneio de 2022.
NFTs e criptomoedas têm desempenhado um papel significativo no marketing digital.
Como os exemplos revelam, especialmente os NFTs criam um vínculo profundo e aumentam a interação com os clientes. Além disso, as empresas atingem cada vez mais públicos criando experiências inesquecíveis e personalizadas para eles.
Todos os dias, NFTs e criptomoedas estão se tornando cada vez mais substanciais. Despertar o reconhecimento da sua marca, a fidelidade do cliente e a criação de conteúdo mais ilimitado são as principais vantagens de aproveitar essas inovações tecnológicas.
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