Artrite reumatóide: causas, sintomas, tratamento e muito mais

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que afeta mais do que apenas as articulações. Esta doença começa quando seu sistema imunológico ataca erroneamente o tecido do corpo. Este...
artrite-reumatoide-causas-sintomas

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que afeta mais do que apenas as articulações. Esta doença começa quando seu sistema imunológico ataca erroneamente o tecido do corpo. Este tipo de artrite afeta os dois lados do corpo. Por exemplo, se você tiver dor no joelho em uma perna, ela também ocorrerá na outra perna. É uma das maneiras que os médicos usam para diferenciar a AR de qualquer outra forma de artrite.

Se você é do Centro-Oeste, certifique-se de procurar um ortopedista IOG Goiânia para verificar se encontrar algum dos sintomas listados abaixo.

Existem diferentes tipos de artrite reumatoide. Isso ajudará o médico a lhe dar a medicação certa se você souber que tipo de artrite reumatoide o afetou.

Os tipos de Artrite reumatoide incluem:

Artrite reumatoide soronegativa

Se os resultados do seu teste para artrite reumatoide forem negativos, você pode ter esse tipo de artrite.

Artrite reumatoide Soropositiva

Se você tiver resultados positivos para este teste, você tem esse tipo de artrite. Isso significa que seus anticorpos em seu sistema imunológico podem atacar suas articulações.

Artrite idiopática juvenil

Esse tipo afeta crianças com 17 anos ou menos e geralmente inclui inflamação ocular e problemas de desenvolvimento físico.

A artrite reumatoide ocorre quando o revestimento da membrana separa as articulações, também conhecida como sinóvia, e é atacada pelo sistema imunológico. Isso resultará no espessamento da sua sinóvia, que também pode destruir a cartilagem e o osso da articulação. A causa exata desse tipo de artrite ainda é desconhecida, mas certos fatores podem desencadear esse tipo de artrite.

Os fatores incluem:

Gênero

As mulheres são mais propensas a desenvolver artrite reumatoide.

Genético

Se esse tipo de artrite ocorre em sua família, é provável que você também esteja em risco de desenvolvê-la.

Obesidade

Pessoas com sobrepeso ou obesidade, especialmente mulheres com 55 anos ou menos, correm maior risco de desenvolver esse tipo de artrite.

Idade

Geralmente começa na meia-idade, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Fumo

Fumar aumentará as chances desse tipo de artrite, especialmente se ocorrer em sua família. O tabagismo também está ligado à maior gravidade desta doença.

Exposição

Se você está exposto a certos tipos de doenças ou bactérias, há grandes chances de desenvolver esse tipo de artrite.

Os sintomas deste tipo de artrite persistem. A artrite reumatoide precoce afeta primeiro as articulações menores, geralmente as dos dedos ou dos pés. Com o passar do tempo, esse tipo de artrite pode afetar seus pulsos, tornozelos, cotovelos e quadris. Alguns sintomas podem incluir:

  • Articulações inchadas, sensíveis ou quentes.
  • Fadiga ou perda de apetite.
  • A rigidez articular é pior à noite e diminui com o uso dessa articulação.

Algumas pessoas com artrite reumatoide apresentam sintomas que nem sequer estão relacionados às suas articulações. As áreas não articulares que são afetadas pela artrite reumatoide incluem:

  • Tecido nervoso.
  • Medula óssea.
  • Veias de sangue.

Não há tratamento específico para a artrite reumatoide, mas existem maneiras de ajudá-lo a gerenciá-la. Os tratamentos para este tipo de artrite consistem em manter a dor e inflamação sob controle. Alguns tratamentos incluem:

  • Alterações dietéticas.
  • Alguns exercícios.
  • Remédios caseiros.

Alguns remédios caseiros também provaram ser benéficos para a artrite reumatoide. Esses incluem:

  1. Alguns exercícios de baixo impacto todos os dias.
  2. Aplique compressas quentes ou frias na área afetada.
  3. Descanse bastante.

Algumas mudanças na dieta para incluir em sua dieta são:

  • Coma alimentos ricos em ômega-3, que incluem sementes de chia, peixes gordurosos e nozes.
  • Antioxidantes como chocolate amargo, mirtilos, espinafre, feijão e nozes provaram reduzir a inflamação.
  • Coma muita fibra.
  • Inclua alimentos que contenham flavonóides em sua dieta, que incluem frutas vermelhas, chá verde e brócolis. Além disso, tente evitar alimentos que desencadeiam sua artrite.

Era tudo sobre artrite reumatoide. Embora este tipo de artrite seja comum, pode ser bastante doloroso para a pessoa. É melhor dar esses pequenos passos, para que você não tenha que enfrentar essa doença. É uma doença crônica que atualmente não tem cura. A maioria das pessoas não apresenta sintomas persistentes, mas experimenta crises repentinas e intensas de dor. Mantenha seu peso sob controle, faça uma dieta saudável e visite seu médico regularmente para garantir que você não desenvolva nenhum desses problemas. Certifique-se de manter um controle rigoroso de sua saúde física e, se sentir alguma coisa, visite seu médico o mais rápido possível.

Categorias
Beleza e Saude

RELACIONADOS