Filme Stretch: a solução para um transporte seguro de objetos, máquinas entre outros

O filme Stretch não é apenas um filme plástico. É um elemento essencial em qualquer transporte. Elemento essencial no processo de embalagem, a película extensível possibilita a fixação do palete...
Filme Stretch a solução para um transporte seguro de objetos, máquinas entre outros
Filme Stretch a solução para um transporte seguro de objetos, máquinas entre outros

O filme Stretch não é apenas um filme plástico. É um elemento essencial em qualquer transporte. Elemento essencial no processo de embalagem, a película extensível possibilita a fixação do palete e de sua carga. É fixado em volta da palete de forma elástica; resistente a qualquer rasgo, também protege a mercadoria contra as intempéries e a sujeira.

Escolha a qualidade de seu filme em relação à mercadoria e ao palete, bem como a função do filme: fixação, proteção visual e durante transporte em paleteira.

Como escolho o modelo certo de filme Stretch?

Para selecionar o filme Stretch correto, devemos primeiro começar por fazer um balanço da origem das mercadorias a serem transportadas. 

Seus itens são frágeis, pesados ​​ou mesmo de grande valor? Dependendo das respostas a essas perguntas, você poderá determinar a granulação do filme de acordo com a resistência desejada. 

Você também escolherá a tonalidade do seu filme. A película branca extensível é a mais utilizada e, na maioria dos casos, para manter unidas as caixas. 

O transporte de longa distância com mercadorias valiosas deve ser protegido para evitar qualquer violação. A película extensível preta ou mesmo opaca é perfeita para esconder mercadorias preciosas e cobiçadas. 

Além disso, o filme Stretch de palete preta tem a vantagem de proteger os itens dos raios ultravioletas por até cerca de 6 meses. 

Escolha o filme Stretch de acordo com o processo de embalagem

As empresas usam filme stretch na embalagem manual ou embalagem automática usando uma máquina. 

Embalagem manual: a película extensível de polietileno utilizada para a embalagem manual é geralmente muito elástica e transparente. De fácil manuseio, permite um acondicionamento silencioso do palete e possui uma largura que gira em torno de 450 mm. 

O peso da bobina de filme é projetado para permitir o uso mais simples possível. Uma parte é mais pegajosa do que a outra e adere mais facilmente ao palete. 

Embalagem automática: existem várias máquinas de embalagem no mercado.  O filme stretch para paletização automática é mais larga e geralmente oferecida com uma largura de 500 mm. 

É muito resistente, elástico e acondicionado em bobina com peso médio de 17 kg. A paletização automática é mais rápida e não requer esforços especiais. Uma escolha que um grande número de empresas do setor de logística e transporte fazem para proteger a saúde de seus colaboradores.

Aplicar muito filme stretch aumentará o custo. Usar muito pouco fornecerá proteção insuficiente. Aplicar o filme da maneira errada aumentará o número de paletes danificados ou rejeitados em trânsito.

No entanto, é possível reduzir o seu consumo tanto quanto possível, a fim de reduzir os custos de embalagem e, ao mesmo tempo, ter paletes muito estáveis. Você só precisa usar o filme corretamente, seja manual ou automaticamente. Bastará colocar em ação os pontos descritos a seguir.

Use o filme certo para suas necessidades

Existem inúmeras qualidades no filme stretch, cada uma com as suas próprias características técnicas. Mas tome cuidado, você terá que usar o filme adequado às suas necessidades para ter o resultado final desejado. 

Use o filme na direção correta do adesivo (lado adesivo voltado para a carga)

Certifique-se de que o lado adesivo do filme esteja em contato com o preenchimento. O lado liso deve estar do lado de fora do palete embalado, caso contrário, seus paletes ficarão grudados no caminhão durante o transporte.

Como saber qual lado é pegajoso ou escorregadio? Desenrole um pouco do filme do rolo e dobre-o de forma que os dois lados internos fiquem colados. Faça o mesmo com as outras duas faces externas. Você verá imediatamente qual lado está pegajoso.

Você embrulha manualmente? Independentemente da direção de desenrolamento de sua preferência (sentido horário ou anti-horário), sempre tome cuidado para colocar o lado adesivo contra a carga.

Você embrulha com uma máquina (automática)? Coloque o rolo no carro na direção correta de desenrolamento (dependendo da direção de rotação e do tipo de carro) para aplicar a face adesiva contra a carga. 

Preste atenção na passagem do filme correto pelos rolos livres e / ou motorizados. Leia atentamente as instruções no manual ou na máquina.

Ajuste o ciclo de embalagem às suas cargas

Coloque camadas suficientes de filme em torno da base do palete e tome cuidado com uma boa sobreposição das camadas intermediárias:

A conexão entre a carga e a base do palete é essencial para uma boa estabilidade da carga. É altamente recomendável aplicar pelo menos três voltas na base do palete e embalar bem o palete de madeira.

Certifique-se de que haja uma sobreposição entre cada camada de pelo menos 10 cm. A projeção ideal é de 20 cm.

O número de voltas na parte superior do palete tem pouca influência na estabilidade da carga total. 

Excesso de filme ao redor do palete nem sempre garante melhor estabilidade. Muitas vezes você só vai aumentar o custo da embalagem.

Conteúdos complementares você encontra no nosso blog, não deixe de conferir!

Categorias
DicasNegócios

RELACIONADOS