A recuperação do tratamento para sair das drogas é diferente para todos, mas é um processo no qual os indivíduos trabalham para criar uma mudança positiva em seu comportamento geral, perspectiva e identidade. Os indivíduos geralmente atingem o estágio de recuperação após a remissão dos sintomas, o que significa que a eliminação ou o nível diminuído dos sintomas estão abaixo de um nível prejudicial. Considerando que os transtornos por uso de substâncias (dependência) são suscetíveis a recaídas, o uso de substâncias deve ser totalmente descontinuado e hábitos saudáveis ​​devem ser adotados para manter a recuperação.

Abstinência

Embora a abstinência seja muito importante, ela compõe apenas uma parte de todo o processo de recuperação. A recuperação normalmente consiste em três componentes: abstinência, crescimento pessoal e serviço aos outros. Pode ser alcançado através de uma variedade de caminhos e é uma experiência muito pessoal para cada indivíduo que escolhe estar em recuperação. Para a pessoa com o vício, a abstinência total do uso de substâncias é o primeiro passo para a recuperação, mas é um passo necessário para experimentar os outros benefícios que a recuperação tem a oferecer.

Comprometimento

O segundo passo é se comprometer com o crescimento pessoal. É essencial que os indivíduos estejam em recuperação, mas muitas vezes pode ser um dos passos mais difíceis e desafiadores a se tomar. Para estar comprometido com o crescimento pessoal e viver uma vida em recuperação, um indivíduo precisa fazer quatro coisas diariamente:

  • Reconheça e pare as coisas que causam picos de dopamina, ou o “alto” que os indivíduos sentem ao usar drogas.
  • Aprenda a gerenciar o estresse de forma eficaz.
  • Aprenda a lidar com os desejos de drogas e sugestões.
  • Aprenda a controlar seu próprio comportamento.

Com todos esses quatro elementos no lugar, é mais provável que eles experimentem uma recuperação contínua. Quanto mais apoio o indivíduo tiver da família e dos amigos diariamente para realizar essas coisas, mais provável será que ele experimente a recuperação.

RELACIONADO  Como dormir com a coluna reta: a melhor posição revelada

Verificou-se que o serviço aos outros é uma parte importante da recuperação. Há evidências de que estar engajado civilmente e cumprir papéis importantes ajuda os indivíduos a manter a recuperação. Ter um emprego, ser um pai ou vizinho responsável e qualquer atividade que dê ao indivíduo um senso de propósito pode contribuir.

Compartilhamento

Há um ditado importante utilizado pelas clinicas de recuperação em SP, na recuperação: “Para manter o que você tem, você tem que dá-lo.” Isso significa que, assim como um indivíduo o ajudou em seu processo de recuperação, você pode e deve estar presente para outras pessoas que entrarem no processo de recuperação depois de você.

Além da abstinência, crescimento pessoal e serviço, os serviços de apoio à recuperação são importantes para ajudar o indivíduo a permanecer em recuperação e evitar recaídas. Os serviços de apoio à recuperação fornecem apoio emocional, acompanhamento e gestão do indivíduo em recuperação.

Grupos de apoio à recuperação

Grupos de ajuda mútua

Esses grupos voluntários de apoio à dependência são administrados por membros e se concentram em metas de mudança pessoal. Os membros apoiam-se mutuamente através de um problema partilhado e podem dar conselhos a partir de experiências pessoais.

Grupos familiares

Esses grupos fornecem apoio emocional a amigos e familiares que sofreram como resultado de um ente querido enfrentando um transtorno por uso de substâncias – e que querem saber como apoiar alguém em recuperação.

O suporte de recuperação também é oferecido por meio de treinamento de recuperação individual, habitação de recuperação residencial, check-ups de gerenciamento de recuperação, monitoramento de casos telefônicos, sistemas educacionais e meios de comunicação social. Converse com seu médico e familiares sobre a melhor opção para você.

RELACIONADO  Ecsarola é Fruta? Desvendando Mitos e Verdades Sobre Este Alimento

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.