Por mais que o cronômetro seja um item um tanto quanto simples, não há como negar que ele oferece uma série de benefícios, em especial para os que são atletas.

Afinal de contas, ele permite que possa trabalhar para melhorar cada vez mais os seus resultados. Mas você sabe como escolher um cronômetro correto para as suas necessidades? É sobre isso que iremos falar.

Como escolher o cronômetro certo para suas necessidades?

Veja algumas dicas de como escolher o cronômetro certo para suas necessidades
Veja algumas dicas de como escolher o cronômetro certo para suas necessidades

A verdade é que cada pessoa detém necessidades mais específicas e, por isso, requerem equipamentos distintos.

Um cronômetro Online, por exemplo, pode ser muito útil para estudantes, que apenas querem ter foco no estudo.

Agora, para os que são atletas, por se tratar de uma necessidade e perfil completamente diferente, acaba que a utilidade não é tanta.

Então, para que você possa entender melhor sobre como escolher o cronômetro certo para suas necessidades, deve-se saber algumas características importantes, tais como:

Precisão

Sem dúvidas nenhuma a precisão é uma das características mais importantes de qualquer cronômetro. Inclusive, em uma competição, o vencedor se define por frações de segundos.

Hoje em dia, os cronômetros digitais costumam possuir uma precisão de pelo menos 1/100. Ou seja, quer dizer que ele é capaz de registrar até um centésimo de segundo.

Esse valor é o suficiente para a grande maioria das práticas esportivas e demais usos do dia a dia. Apenas casos mais específicos é que requerem um nível de precisão maior.

Alguns processos produtivos, por exemplo, requerem uma precisão maior. Por isso, considere essa necessidade antes de fazer a sua compra.

RELACIONADO  Bursite do ombro: ajudando você a encontrar alívio

Marcação de voltas

Você vai usar o cronômetro para fins esportivos? Se sim, considere adquirir um que tenha o recurso de marcação de voltas.

Trata-se de uma função bem presente nos cronômetros digitais, o qual se torna fundamental para esportes como natação e atletismo.

No caso de a atividade em questão possuir várias voltas ou mais de uma etapa, é importante saber o tempo que se gastou em cada uma dessas fases.

Além do mais, devemos mencionar também que, por mais rápido que você consiga fazer o processo de zerar e reiniciar, ele não é instantâneo.

Assim, acaba se perdendo uma parte do tempo, algo capaz de afetar sim o resultado, ainda que em alguns centésimos de segundos.

Mas, uma maneira de resolver isso é justamente através da função de marcação de voltas, já que ele permite registrar os intervalos de tempo, dentro da contagem total.

Nessas situações, o cronômetro é capaz de registrar tanto a duração de cada volta como a duração total, desde que começou a primeira contagem.

Contagem regressiva

Contagem regressiva é uma outra função que pode se tornar bem importante, a depender de qual é a sua necessidade.

Com a contagem regressiva, ao invés de aumentar, o valor acaba diminuindo, a partir de um tempo inicial preestabelecido.

Na grande maioria das vezes, o cronômetro emite um aviso sonoro, a fim de avisar quando o tempo termina.

Ele pode ser bem interessante para aquelas pessoas que treinam e precisam ficar um determinado tempo em uma determinada função.

Essa função também se torna útil para quando a importância não é saber quanto tempo se passou, mas sim quanto tempo ainda se tem disponível.

RELACIONADO  7 dicas para criar cachorros em apartamento

Então, caso queira fazer uma sessão de algum exercício de 10 minutos, por exemplo, a contagem regressiva se torna uma ótima ideia.

Resistência à água

Se você pratica algum esporte aquático ou quer treinar em dias chuvosos, é fundamental que se tenha um cronômetro resistente à água.

Apenas se mantenha atento porque há cronômetros que têm tolerância moderada contra água. Assim permitem apenas que recebam respingos, mas não muito além disso.

Então, se você quer mergulhar com o aparelho ou ainda fazer medições dentro da água, os mais adequados são os específicos para esportes aquáticos.

Design ergonômico

Um mínimo atraso ao apertar os botões pode fazer uma grande diferença. Por isso, outra coisa a se considerar é comprar um cronômetro que fique sempre firme em suas mãos.

Leia também: 4 Oportunidades Para Trabalhar de Home Office em 2023

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.