Conhecer os melhores horários para postar Reels é crucial para que seus vídeos tenham bom desempenho. Ao combinar horários estratégicos com um post de qualidade, você aumenta as chances de seu Reels viralizar no Instagram.

Nas próximas linhas, você saberá como definir o melhor horário para postar Reels. Assim, ficará mais fácil agendar seus posts e aumentar o engajamento de sua página.

Entenda o Reels do Instagram

Melhor horário para postar Reels
Melhor horário para postar Reels

Criada para rivalizar com o app chinês TikTok, o Reels é uma ferramenta do Instagram focada em vídeos curtos. Normalmente, os vídeos desse formato duram entre 15 e 30 segundos.

Nesse formato do Instagram, existem várias configurações e ferramentas de edição, o que melhora demais a criação de conteúdo. Ademais, a plataforma exibe o Reels em uma guia do perfil do usuário e permite o compartilhamento nas páginas “Explorar” e “Stories”.

Um fato curioso sobre o Reels do Instagram é que ele se parece muito com a plataforma TikTok. Aliás, a semelhança é perceptível tanto na aparência quanto nas funções dessa ferramenta.

Por exemplo, assim como TikTok apresenta a guia FYP, também chamada de “Para você”, o Reels possui um feed próprio. Localizada na página “Explorar”, você pode acessar essa guia com o botão de navegação da barra inferior do Instagram. No feed do Reels, são mostrados vídeos e tendências que, naquele momento, estão viralizando.

Assim como o app chinês, o Reels também é influenciado pelas pessoas que você já segue. Ademais, os posts que você interage e a sua localização também alteram os conteúdos mostrados em seu feed.

Algoritmo do Reels

O Reels do Instagram é administrado pelo seu próprio algoritmo
O Reels do Instagram é administrado pelo seu próprio algoritmo

O Reels do Instagram é administrado pelo seu próprio algoritmo (robô). Geralmente, esse sistema favorece vídeos que se enquadram nas seguintes características:

  • Divertidos: posts que encantam as pessoas, chamam a atenção e geram algum tipo de surpresa;
  • Inspiradores: posts que fazem o público seguir ou participar de alguma tendência;
  • Vídeos com efeitos: posts que usam efeitos de texto, de câmera e até mesmo filtros;
  • Usam a biblioteca de música: posts cuja trilha sonora faz parte da biblioteca de música do Instagram;
  • Vídeos gravados no modo vertical.
RELACIONADO  Como assistir filmes na Smart TV pela internet?

Por sua vez, o algoritmo do Reels costuma deixar de lado posts com as seguintes características:

  • Vídeos embaçados por conta da baixa resolução;
  • Vídeos carregados com uma fronteira ao seu redor;
  • Posts em que boa parte da imagem esteja coberta por textos;
  • Desobedecem às diretrizes e recomendações do Instagram.

Ademais, é importante lembrar que, o Instagram confirmou que posts reciclados de outros apps, especialmente os que têm logotipos ou marcas d’água, serão menos visíveis no feed do Reels.

Vantagens de escolher bons horários para o Reels

Para que seus vídeos deem o máximo de retorno no Instagram, é necessário postar Reels nos melhores horários possíveis. Dessa forma, haverá mais chance dos usuários interagirem com seu post. Com isso, mais pessoas irão ver e curtir o seu conteúdo, o que aumentará o valor de sua página.

Em suma, postar em um bom horário aumenta as chances do seu Reels viralizar no Instagram. Afinal de contas, seu post chegará em mais pessoas que, caso gostem do conteúdo, passarão a te seguir.

Desde o seu início, o Reels conquistou as marcas e os criadores de conteúdo. Ou seja, o formato obteve grande popularidade desde que foi criado. Basicamente, o Reels encantou os usuários do Instagram e se tornou uma grande fonte de popularidade. Pode-se dizer que a ferramenta andou pelo mesmo caminho que os vídeos curtos do TikTok.

No fim das contas, para quem busca se destacar na plataforma, é obrigatório postar conteúdo no Reels e escolher um excelente horário para isso. Do contrário, aquela página será só mais uma entre as milhões que existem no Instagram.

Para ter mais noção sobre horários adequados para posts, é importante lembrar de dois fatores: onde seu público está e por quanto tempo ele se mantém ativo na plataforma. Nas próximas linhas, você conhecerá os melhores horários para postar Reels no Instagram.

RELACIONADO  Piadas Engraçadas para Morrer de Rir: Top 50 Melhores Piadas

Melhor horário para postar Reels

Quais são os melhores horarios para as postagens no Reels
Quais são os melhores horarios para as postagens no Reels

Os dados mostrados abaixo vieram de uma pesquisa feita pelo site Marketing Hub, onde mais de 100 mil Reels foram analisados. A seguir, veja os melhores horários para postar Reels:

  • Terça-feira às 9h;
  • Quinta-feira às 12h;
  • Sexta-feira às 5h.

Nos outros dias da semana, os horários que mais contribuem para o engajamento são:

  • Segunda-feira, às 6h, 10h e 22h;
  • Quarta-feira, às 7h, 8h e 23h;
  • Sábado, às 11h, 19h e 20h;
  • Domingo, às 7h, 8h e 16h.

Os horários mostrados anteriormente estão no fuso horário EST – Eastern Standard Time. Este fuso pertence à costa leste dos EUA e ao Canadá. Por isso, antes de postar algo nestes horários, é preciso converter o fuso EST para GMT-3. Dessa forma, você encontrará o horário correspondente ao Brasil.

Reels no fuso horário brasileiro

A seguir, veja os horários mais adequados para postar Reels no fuso horário do Brasil (GMT-3):

  • Terça-feira às 10h;
  • Quinta-feira às 13h;
  • Sexta-feira às 6h.

Nos outros dias, os melhores horários são:

  • Segunda-feira, às 7h, 11h e 23h;
  • Quarta-feira, às 8h, 9h e 0h;
  • Sábado, às 12h, 20h e 21h;
  • Domingo, às 8h, 9h e 17h.

Pesquisa da Hootsuite

Além da pesquisa do Marketing Hub, outro site que estudou o Reels foi Hootsuite. Nessa pesquisa, foram avaliados mais de 170 mil seguidores durante dois anos. Ao fim do estudo, a plataforma concluiu que o melhor horário para postar era das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Insights e trends do Instagram

Por mais que os números mostrados neste texto deem boas sugestões de horário, o ideal é conhecer melhor o seu público. Dessa forma, você terá uma base para saber em quais horários seus seguidores estão no Instagram.

Para verificar quando seu público te acessa, existe o Instagram Insights. Nessa plataforma, o dono do perfil tem acesso a estatísticas sobre cada um de seus posts. A partir dessas informações, ele terá um norte para saber em quais dias e horários suas publicações conseguem mais acessos. Com isso, ele descobrirá os melhores horários para postar Reels e aumentar o engajamento de sua conta.

RELACIONADO  Como funciona o seguro de vida

Além de escolher um bom horário para o Reels, é importante conhecer as trends (tendências) do Instagram. Dessa forma, você saberá qual tema está no hype e, baseado nele, poderá fazer um post.

Obviamente, para postar um Reels baseado nas trends, a pauta escolhida deve ter alguma ligação com o conteúdo de sua página. Do contrário, seu público não se interessa pelo post, o que fará o algoritmo esquecê-lo. Se isso acontecer, não haverá como salvar o seu post, nem mesmo se você comprar curtidas Instagram.

Como descobrir bons horários para o Reels da minha página

Como já foi explicado, o melhor modo de encontrar um bom horário para seu Reels é olhar o Instagram Insights e ver o comportamento de seu público. Assim, você saberá em quais horários seus seguidores estão online.

Normalmente, para quem busca crescer no Instagram, o principal objetivo é atrair mais seguidores e engajamento. Portanto, é crucial descobrir em quais horários seu público utiliza a plataforma, pois isso mostrará quando postar seus conteúdos.

Para verificar os horários em que seu público está mais ativo, siga os passos abaixo:

  • Entre em seu perfil e busque a opção “Painel profissional”;
  • Vá em “ver tudo”;
  • Vá em “Total de seguidores”;
  • Role até o final da página e localize a seção “Períodos mais ativos”.

Após seguir os tópicos acima, toque nas setas e veja os horários de atividade de seus seguidores. Aliás, o Insights mostra informações de todos os dias da semana. É importante lembrar que, as barras mais altas mostram os horários mais ativos.

Após saber os horários em que seu público está mais ativo, você pode compará-los com os horários de maior engajamento do Instagram. Se houver horários semelhantes ou muito próximos, poste seu Reels com duas horas de antecedência. Assim, quando seu público acessar a página, seu post já estará pronto.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.