Com o aumento da inflação, o valor dos automóveis 0 km subiu, fazendo com que um maior público recorresse aos seminovos ou usados.

A grande dúvida que permeia a cabeça do consumidor, no entanto, é: como saber se estou fazendo um bom negócio?

Para te ajudar a avaliar antes de investir ou financiar carro seminovo ou usado, criamos um checklist. Reunimos itens primordiais para garantir um bom funcionamento do automóvel.

Desgastes

Analise o desgaste do volante e dos pedais. Essa avaliação te ajuda a perceber como o carro foi utilizado pelo condutor anterior e a quais condições de uso foi submetido.

Observe também o desgaste dos pneus, pois são essenciais para a segurança e, caso estejam gastos, já se prepare para investir em novos. Considere também o estepe ao verificar.

Reservatório de água

Para saber se o carro foi bem cuidado, examine o reservatório de água. Se ele estiver sujo, apresentar poeira e água com uma cor mais turva, desconfie. 

A falta de cuidados com a água do carro pode trazer problemas sérios para a mecânica.

Líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento ou líquido do radiador é o grande responsável por manter a temperatura adequada para que o motor trabalhe corretamente.

Verifique como está o nível e se o reservatório também está em boas condições.

Motor

Questione quando foi a última troca de óleo e verifique as condições do líquido que se encontra no veículo. Observe a limpeza do motor e os cuidados internos, sobretudo na hora do test-drive.

Um motor limpo é sinal de bons cuidados. 

Elétrica

Verifique a parte de lanternas, seta, travas automáticas e vidros elétricos. Apesar de não serem tão essenciais quanto o funcionamento mecânico, é fundamental que você saiba se precisará investir em ajustes ao adquirir o veículo.

RELACIONADO  O poder das palavras-chave: Otimizando seu currículo para sistemas de rastreamento de candidatos

Se possível, tente descobrir a vida da bateria e se já foi trocada alguma vez. 

Estética

Ela não é primordial para o carro funcionar, porém pode gerar alguns gastos, além da desvalorização do veículo.

Perceba a lataria, se há arranhões, riscos ou partes amassadas. Veja a qualidade dos vidros e acessórios internos, como cintos de segurança, tapetes, bancos, maçanetas, teto e assoalho.

No test-drive

Quando for experimentar a direção do carro, atente-se às condições dos pedais: freio, acelerador e embreagem.

Observe se o freio está realmente em condições de parar o veículo, se o acelerador não está indo além do que deveria e como está a comunicação entre câmbio e embreagem. Para um parâmetro mais claro, atente-se aos sons que o carro emite. 

Ouvindo os sons, será possível sentir a suspensão e os demais estados do carro. Além disso, se houver algum barulho suspeito, como o de raspagem, as pastilhas podem estar com problemas.

Outro ponto importante para avaliar é a fumaça que sai do escapamento. Se o cheiro for muito forte e o veículo estiver liberando muita fumaça, ainda mais se ela estiver escura, suspeite das condições do motor e do tanque.

Verifique se não há nenhum líquido saindo do veículo pela parte inferior ao pilotar e não deixe de considerar a quilometragem que já foi percorrida. O ideal, a depender do dono, é que o carro tenha no máximo de 90.000 km a 100.000 km rodados.

Recorra a um mecânico

Se tiver um mecânico de confiança, convide-o a ir com você fazer a vistoria do automóvel que pretende comprar.

Com sua expertise, ele conseguirá avaliar pontos que podem passar despercebidos e a visão de um profissional pode ser essencial antes de fazer esse investimento.

RELACIONADO  Qual é a vantagem de encher pneus com nitrogênio?

Peça que ao final ele avalie se vale a pena ou não adquirir o automóvel e que diga quais cuidados posteriores à compra serão necessários.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.