Atualmente, muitos assuntos sociais que não eram debatidos na sociedade, têm ganhado cada vez mais destaque na mídia e nas redes sociais. Com a rapidez e praticidade da tecnologia, pautas são viralizadas facilmente, como o racismo.

O racismo é um assunto cada vez mais pautado na sociedade. A existência do preconceito velado com base na raça está presente no DNA da cultura, da sociedade e da história e, com ensinamentos, tem sido estimulada a ser combatida e a rever as ações.

A cultura também tem retratado isso em filmes e séries, inserido personagens negros vigorosos ou em lugares de protagonismo, como os filmes da Marvel, Pantera Negra, mostrando que pessoas negras são mais que só a cor da pele. 

American Son

Esse original da Netflix acompanha o desespero de uma mãe quando seu filho adolescente não volta para casa em uma noite de sábado. Temendo que o pior tenha acontecido, ela procura uma delegacia de polícia, onde o policial de plantão faz pouco caso, até que seu pai branco aparece. O filme retrata como um filho negro americano é tratado pela força policial estadunidense.

Cara Gente Branca

Inspirado em um filme, esse seriado acompanha um grupo de alunos negros em uma faculdade frequentada majoritariamente por pessoas brancas elitizadas. O grupo luta para que suas vozes sejam ouvidas por meio de um podcast, liderado por uma das alunas, Samantha White. O original da Netflix conta com 4 temporadas completas e retrata diversas realidades vividas por jovens negros no âmbito estudantil.

Consciência negra 7 filmes e séries que tratam de questões raciais
Consciência negra 7 filmes e séries que tratam de questões raciais

Sankofa – A África que Te Habita

Aprende-se, ao longo da vida, que as pessoas negras foram escravizadas, arrancadas das suas casas para trabalharem para seus senhores em condições degradantes. Porém, não se fala sobre a cultura africana e a influência que ela tem na sociedade atualmente. Essa minissérie documental de 10 episódios, também disponível na Netflix, fala sobre a cultura africana e como ela está mais presente em nosso cotidiano do que se imagina. 

RELACIONADO  Como vender pelo WhatsApp: 21 dicas de sucesso!

Doutor Gama

Até os dias atuais, é ensinado nas aulas de história que a Princesa Isabel foi responsável por abolir a escravidão. No entanto, em nenhum momento se é falado sobre as pessoas negras envolvidas nesse processo. Um deles é Luiz Gama, considerado um dos maiores advogados do Brasil, que usou a Lei para libertar diversas pessoas escravizadas. O filme, disponível no Globoplay, conta um pouco sobre sua história e a importância da sua profissão na história brasileira.

Histórias Cruzadas

Um dos maiores regimes da história mundial foi o Apartheid, sistema que pregava a segregação racial e a separação entre negros e brancos com a justificativa que pessoas negras não eram dignas de frequentarem os mesmos espaços, como indivíduos iguais. 

O filme retrata essa época pela ótica de empregadas domésticas negras, que trabalhavam em condições precárias e humilhantes ao ser humano. Até que uma delas resolve contar suas histórias em um livro com a ajuda de uma jornalista, que deseja prosperar sua carreira e fazer alguma coisa contra a injustiça racial.

Pequenos Incêndios por Toda a Parte

Essa série, original da Prime Video, aborda ao longo de oito episódios um dos assuntos levantados pela comunidade negra: a Síndrome do Salvador Branco. Essa síndrome é baseada no fato de que uma pessoa caucasiana pode salvar uma pessoa negra, simplesmente por ser branca, assim como pensavam os colonizadores. A trama conta a história de uma mãe solo e sua filha que se mudam para uma nova vizinhança e, depois que uma colega tem o filho tirado dela, a mãe começa a desenterrar segredos do passado.

Felicidade por um Fio

A aparência das pessoas negras, sobretudo o cabelo, é um dos principais alvos do racismo. Com Violet não é diferente. Sempre procurando a perfeição ensinada pela sua mãe, a publicitária começa a se redescobrir e a descobrir a beleza do seu cabelo natural após o término de um relacionamento. 

RELACIONADO  Pode dormir com elástico no aparelho: função e cuidados

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.