Plantas podem ser usadas em todos os cômodos da casa, desde a cozinha até os quartos infantis, mas requerem cuidados especiais 

O verde é uma cor conhecida por representar equilíbrio, esperança e harmonia. Na decoração, a tonalidade pode ser usada de diferentes formas, mas a maneira mais prática e natural de trazê-la para o ambiente é, sem dúvidas, com plantas dentro de casa

A ideia, além de dar um toque especial aos cômodos, é uma tendência no setor, cada vez mais usada por arquitetos e designers de interiores. As plantas podem ser usadas em todos os ambientes da casa, da cozinha ao quarto do bebê. Nos espaços infantis, por exemplo, elas podem ajudar a criar uma composição sofisticada ao lado de um berço simples e outros móveis. 

Mas para obter sucesso com plantas em casa, é necessário estar atento a questões específicas relacionadas a segurança, conforto e estética. Existem espécies que não podem ser usadas em alguns cômodos, por exemplo. Já outras, precisam de cuidados especiais para terem uma boa durabilidade. 

Use vasos e cestos

Do ponto de vista da decoração, há diferentes formas de adicionar as plantas aos ambientes. A maneira mais comum é por meio dos vasos e cestos, que podem se tornar protagonistas dos espaços ou ajudar a compor ao lado de outros elementos.

Vale lembrar que a escolha dos vasos e das espécies pode impactar diretamente na proposta da decoração, ajudando a criar um ambiente com personalidade diferente, dependendo da ideia.

Para aqueles que gostam de uma proposta mais jungle, a dica é unir as folhagens do papel de parede para quarto com vasos de plantas maiores e estruturados. Essa ideia cria uma decoração autêntica, com grande apelo visual ao natural, ideal para espaços como hall de entrada, sala de estar e sala de jantar. 

RELACIONADO  Isenção de IPTU: quem tem direito e como funciona?

No lugar dos vasos também é possível optar por cestos de palha. Esses objetos são versáteis e ajudam a reforçar a ideia de uma decoração mais natural e tropical. 

Já os que preferem uma pegada clean, a dica é deixar as plantas como protagonistas em um cômodo claro e com um vaso mais simples. Dependendo da escolha da espécie, o ambiente pode ganhar um visual sofisticado e moderno.

Em um cômodo de criança com tema, a planta pode chegar para somar na decoração. Elas criam um ambiente mais bonito ao lado de um tapete infantil para quarto, cômoda e prateleira com itens decorativos.

Atente-se às espécies de plantas 

Antes de começar a decorar a casa com plantas, é fundamental ter atenção às espécies. No caso de pessoas alérgicas, esse detalhe é fundamental para evitar problemas de saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIm), esse grupo deve fugir de plantas que liberam pólen, como as flores, para evitar questões respiratórias. 

Além disso, é sempre importante lembrar que, ao usar plantas naturais na decoração, deve-se atentar aos cuidados que garantam sua saúde e crescimento. No geral, elas dependem basicamente de três fatores: água, luz e nutrientes. Por esse motivo, cada espécie necessita de atenção especial e de ambientes adequados. 

Antes de escolher a planta para decorar a casa, é essencial buscar informações sobre cada espécie. Para algumas, basta um espaço ensolarado da casa e regar de vez em quando, já outras precisam de podas e outros tratos específicos. 

Os cactos e suculentas, por exemplo, são espécies para quem vive na correria, pois costumam se adaptar a qualquer tipo de ambiente e não precisam ser regados com tanta frequência.

Um detalhe importante é que em quartos ou espaços voltados para as crianças, a recomendação é colocar as plantas em locais fora do alcance dos pequenos e redobrar os cuidados com limpeza, evitando deixar folhas secas pelo chão e limpando o acúmulo de poeira. 

Aproveite os suportes para as plantas 

Além dos vasos, outra maneira de introduzir as plantas na decoração é por meio dos suportes e pendentes. Seja pendurada na parede ou no teto, essa ideia traz um ar sofisticado e inovador.

Os suportes podem ser variados, sendo possível encontrar opções em cordas, tecidos, metais, bandejas suspensas, etc. Além disso, uma tendência que parece ter vindo para ficar é o uso de macramê ao lado de plantas. Essa opção é bem popular entre os jovens e ajuda a deixar o cômodo com um aspecto mais natural. 

Jardim vertical também é uma boa pedida 

Os queridinhos do momento são os jardins verticais. Eles podem ser usados na sala, quarto, corredores e até mesmo em áreas molhadas como banheiro e lavanderia. Há uma infinidade de modelos diferentes no mercado, desde os tradicionais com suportes de ferro, até os mais modernos. É possível encontrá-los prontos para a venda ou ainda adotar o estilo de “faça você mesmo”. 

Vale lembrar que, para aqueles que não têm paciência para cuidar de plantas naturais, é possível aderir aos modelos artificiais. Nesse caso, a dica é escolher itens semelhantes às espécies para garantir a vibe natural na decoração.