Se você está buscando fazer um intercâmbio nos EUA de 1 ano, provavelmente deve estar se perguntando quanto custa um intercâmbio para os EUA de 1 ano, não é mesmo?

É claro que o preço é um fator a ser considerado, mas é importante ter em mente todos os benefícios que você terá ao fazer um intercâmbio, já que é uma experiência enriquecedora.

Para te ajudar, preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber, como os fatores que podem influenciar no custo total, além de todas as vantagens de estudar ou trabalhar nos Estados Unidos.

Quanto custa um intercâmbio para os EUA de 1 ano?

Na verdade, quando se pensa em intercâmbio, a primeira coisa que vem em mente é estudar, mas saiba que é possível também trabalhar, fazer um estágio, entre outras opções.

A boa notícia é você encontra vários programas de intercâmbio mais barato, principalmente em cidades americanas menos conhecidas, mas isso não significa que seja de qualidade inferior.

Nesse sentido, o custo do intercâmbio pode variar bastante, e fatores como a cidade, a instituição, o programa em si e o tipo de acomodação interferem diretamente no preço final.

Portanto, um intercâmbio para os EUA de 1 ano pode custar de R$ 30 a R$ 80 mil.

Além do intercâmbio em si, ainda existem despesas com passagens aéreas, processo de visto, seguro saúde, entre outras.

Por isso, antes de escolher um programa de intercâmbio, é importante colocar tudo no papel para saber a viabilidade ou não.

Uma dica é fazer pesquisas em empresas que trabalham especificamente com intercâmbios, você estuda as opções disponíveis e opta por aquele mais adequado ao seu perfil e condições financeiras.

RELACIONADO  Cachorros que parecem pitbull, mas não são

Por fim, existe também a possibilidade de trabalhar durante o período de férias nos Estados Unidos, pois isso ajudaria a arcar com os custos do intercâmbio.

Conheça as vantagens de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos

Agora que você já sabe quanto custa um intercâmbio nos EUA de 1 ano, veja tudo o que você terá a ganhar:

  • Qualidade do ensino: Os Estados Unidos são conhecidos por terem algumas das melhores instituições de ensino do mundo, como universidades de renome e escolas especializadas em diversas áreas de estudo;
  • Diversidade cultural: Como é uma nação multicultural, onde é possível encontrar pessoas de diferentes origens étnicas, religiões e culturas, isso permite que os estudantes internacionais tenham acesso a uma rica diversidade cultural, o que pode ampliar sua visão de mundo e enriquecer sua perspectiva;
  • Aprendizado do idioma: Estudar nos Estados Unidos oferece uma oportunidade única para aprimorar as habilidades no idioma inglês, que é amplamente utilizado no mundo dos negócios, na academia e nas comunicações internacionais;
  • Rede de contatos: Fazer um intercâmbio nos EUA permite que você construa uma rede de contatos global, tanto com estudantes americanos quanto com estudantes de diversas partes do mundo, as quais podem ser valiosas ao longo da vida, tanto no âmbito profissional quanto pessoal;
  • Oportunidades de estágio e emprego: Muitas instituições de ensino americanas oferecem programas de estágio em empresas locais, fazendo com que os estudantes ganhem experiência prática em suas áreas de estudo e possam até mesmo estabelecer contatos profissionais que podem levar a futuras oportunidades de emprego;
  • Desenvolvimento pessoal: Morar e estudar em um país estrangeiro requer adaptação e desenvolvimento de habilidades pessoais, como independência, resiliência, flexibilidade e habilidades de resolução de problemas. Essas experiências podem contribuir para o crescimento pessoal e na autoconfiança;
  • Acesso a recursos e instalações de ponta: Muitas instituições americanas oferecem instalações de última geração, laboratórios bem equipados e bibliotecas completas, o que permite aos estudantes explorar seus interesses acadêmicos e realizar pesquisas avançadas;
  • Exploração e turismo: Como é um país que possui uma geografia diversificada e oferece uma ampla gama de atividades de lazer, desde praias até montanhas, parques nacionais e cidades icônicas, isso possibilita que os estudantes explorem e conheçam diferentes partes do país durante seu tempo de intercâmbio.
RELACIONADO  Cidadania italiana para descendentes de italianos: o que você precisa saber

Vale lembrar que o sucesso de um intercâmbio nos EUA depende das metas e expectativas de cada pessoa. 

Portanto, antes de tomar uma decisão, é importante considerar cuidadosamente seus objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais.

Conclusão

Como os Estados Unidos são um país gigantesco, é possível escolher entre diferentes modalidades de intercâmbio, bem como diferentes preços.

O mais importante é aproveitar ao máximo esse momento, pois os benefícios associados são levados para toda a vida.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.