UI e UX são termos que se destacam por si mesmos, mas estão intimamente interligados. É por isso que a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) são frequentemente confundidas, misturadas ou até usadas como sinônimos. Para esclarecer um pouco, explicamos as diferenças e recursos especiais de UI e UX.

Eles moldam sua experiência com um site ou produto: você já deve ter se deparado com UX, UI ou sinônimos em web design.

Ambos contribuem para a experiência do usuário, mas são responsáveis ​​por coisas diferentes. Por causa disso, eles são facilmente confundidos e vagamente definidos ou mal utilizados.

O design UX não é apenas para a web; pode ser aplicado de várias maneiras, inclusive em produtos físicos.

O que é a interface do usuário (UI)?

O que vemos pode ser experimentado. Tudo o que você pode notar sobre um site é a interface do usuário. Alguns segundos decidem se os usuários entendem o site ou o aplicativo.

Os designers das áreas de UI têm a tarefa de projetar a interface entre usuário e produto. Quais cores, formas, fontes, botões e funções são reconhecíveis à primeira vista?

As interfaces de voz agora também fazem parte disso, pois sistemas como Siri, Alexa e Google Assistant geralmente são integrados à vida cotidiana.

Existem diretrizes para projetar interfaces de usuário, por exemplo, o material design do Google Material. As especificações gráficas para a criação de componentes (isto é, todas as coisas que você vê e opera) estão listadas lá; do formulário de contato ao menu em um aplicativo.

Existem também outras linguagens de design que podem ser usadas. A implementação consistente em todo o processo de design também é importante aqui.

Como é comum no mundo do design, padrões e estilos também evoluem – portanto, os designers de interface do usuário devem estar sempre atentos a novos desenvolvimentos e tendências.

O que é Experiência do Usuário (UX)?

Um bom design de UX é necessário para uma experiência positiva do usuário. O que exatamente significa? Você já esteve, sem dúvida, em um site onde você.

A: você ficou completamente sobrecarregado com a riqueza de informações e não encontrou o que procurava;

B: receberam instruções pouco claras sobre como proceder – por exemplo, em um processo de compra;

C: O site não era legível com seu smartphone.

Parabéns, você teve uma experiência ruim de UX design lá! Mesmo que pareça fácil no final: muita pesquisa de campo analítica é necessária para uma ótima experiência do usuário.

Por exemplo:

● Qual grupo-alvo atendo e qual é o comportamento do usuário?

● Existem experiências de usuários que podem ser refletidas?

● O que exatamente deve ser tangível e explicado (esclarecer os fatos)

● Qual é meu objetivo e qual interação é desejada (compra, contato ou transferência de informações puras)

● Qual estrutura é baseada em sua interação (como você reage durante o uso? Você encontra as informações que procura, a navegação está estruturada de forma lógica e compreensível? Você sabe onde está o tempo todo ou se perde em uma enxurrada de informações? Como usuário, você está satisfeito com a experiência que está tendo? Uma sensação de conquista é crucial para avaliar o produto/site como positivo.)

Todo o processo é apresentado em 5 passos simples:

  1. UX design (objetivos, usuários, pesquisa, análise)
  2. Criação de wireframes (planta da estrutura bruta levando em consideração os resultados das análises)
  3. Mockups/protótipos clicáveis ​​(é aqui que o design da interface do usuário entra em jogo)
  4. Testando usabilidade
  5. Liberar

Deve-se notar que nenhuma dessas etapas é concluída individualmente, mas representa um processo contínuo.

Conclusão

O design UX é um dos fatores importantes no processo de criação. Não é suficiente tornar um aplicativo, jogo ou site atraente se o usuário desistir por frustração porque a interação e, portanto, a experiência do usuário são inferiores.

Por outro lado, ainda é possível vender seu produto com um bom design de UX e uma interface de usuário desejável.

Às vezes, a maior tarefa é um desafio, mas o objetivo principal é apresentar questões complexas da forma mais simples e clara possível.

A interação do design de UI e UX é essencial para que sua marca se apresente da melhor maneira possível.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.