Já aconteceu de você queimar um alimento dentro da panela? Como resultado disso, saber como limpar panela muito queimada por dentro é fundamental.

Se você deseja saber mais sobre como limpar panela muito queimada por dentro, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Como limpar panela muito queimada por dentro?

Antes de dar as dicas abaixo, é importante que ao cozinhar você preste atenção aos mínimos detalhes para que isso não aconteça.

Manter um copo de água ao seu lado enquanto cozinha pode ser uma boa ideia, dessa forma, em caso de queima de alimentos, basta jogar um pouco de água para ter tempo de agir.

Além disso, é importante que você tenha um conjunto de panelas de cerâmica que ajuda no cozimento. Dessa forma, você poderá se distrair um pouco e mesmo assim os alimentos não vão queimar.

Sem mais enrolação, vamos ver como limpar panela muito queimada por dentro de uma vez por todas.

1. Use esponja de brilho, mas com muito cuidado

Uma das primeiras opções para limpar uma panela queimada é uma esponja de brilho de metal. Mas cuidado, você só pode usá-la em panelas que não tenham o revestimento antiaderente. Porque este material é facilmente danificado.

O que você deve fazer é colocar água quente na panela e um pouco de detergente. Em seguida, você deixa agir por alguns minutos e depois passa a esponja. Assim, você removerá a camada queimada de forma simples.

2. Esponja macia para panelas com antiaderente

Se a sua panela tiver Teflon, você não pode usar a opção acima. O que resta é aplicar sabão, água quente, deixar de molho e passar com firmeza uma esponja macia. Caso você precise raspar a superfície, você pode usar qualquer utensílio que seja de madeira, plástico ou teflon.

RELACIONADO  UI/UX Design: Qual é a diferença e como eles funcionam juntos?

3. Aplique bicarbonato

Este produto é conhecido como um poderoso limpador. Na verdade, é muito usado no banheiro de casas. 

Você não precisa de mais de uma colher de sopa de bicarbonato por um litro e meio de água. Você o despeja na panela e o coloca para aquecer, depois de ferver, você o remove e raspa com uma espátula de plástico ou madeira.

Depois de ver que todo o preto se soltou, deixe esfriar e lave-a como de costume.

como limpar panela muito queimada por dentro
como limpar panela muito queimada por dentro

4. Use o poder do vinagre

Use uma xícara de água e uma xícara de vinagre branco. Despeje a mistura na panela e coloque em fogo médio até ferver. 

Em seguida, abaixe o fogo até que o líquido evapore, deixe o recipiente esfriar e depois limpe o fundo com uma esponja. Você verá que todo o queimado terá desaparecido e a sua panela ficará como nova.

5. O sal e suas propriedades de limpeza

Primeiro você tem que remover o máximo que puder com uma esponja, depois despeje uma xícara de água e duas colheres de sopa de sal na panela

Você vai deixá-la descansar por 30 minutos e depois esfregá-la. Se ainda vir que restam partes pretas, deixe o líquido ferver e quando esfriar, esfregue novamente.

6. A Coca-Cola também funciona

É um dos truques mais eficazes para remover o queimado de uma panela com facilidade. Use uma lata de refrigerante, despeje todo o líquido no recipiente e deixe ferver em fogo baixo. Depois limpe o fundo com uma esponja e a panela voltará a brilhar.

7. O limão, sua última opção

O recurso final é usar um limão para esfregar a superfície queimada da panela. Aplica-o e passe uma esponja por cima. Repita este procedimento até ter removido toda a camada queimada da sua panela.

RELACIONADO  Dormir com a Boca Fechada: Vantagens e Técnicas para Melhorar o Sono

Prontinho, agora você já sabe como limpar panela muito queimada por dentro! Basta aplicar as dicas desse artigo e você certamente terá sucesso!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.