Vestir um bebê recém-nascido é uma tarefa que deve ser feita com a maior dedicação. Quer o façamos depois do banho ou na mudança da fralda, é um momento muito especial de contato com o bebê, ideal para lhe dar uma massagem ou mimos. Então, como vestir um recém-nascido na maternidade?

No entanto, o que deveria ser um momento agradável às vezes torna-se o oposto, pois a maioria dos bebês não fica muito feliz por estarem nus.

Muitos choram pelo estresse. Eles odeiam ter o tronco nu e sofrem uma certa sensação de insegurança ao se encontrarem sem roupa.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como vestir um recém-nascido na maternidade, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Como vestir um recém-nascido na maternidade?

Para que a hora de vestir não seja um sofrimento para o bebê ou para a pessoa que o faz, devemos levar em conta as seguintes dicas:

  • Para vesti-lo, o bebê deve estar deitado de costas sobre uma superfície firme, mas não dura ou fria. Tente usar um enxoval para saída maternidade para que fique confortável e ainda quente.
  • Tenha tudo à mão: a rapidez é essencial. Não podemos deixar o bebê desacompanhado enquanto vamos à procura da roupa. A muda de roupa deve estar preparada antes de começar a despir o bebê.
  • Manipule-o suavemente. Não o vire abruptamente, nem sacuda ele para colocar a roupa. Os movimentos devem ser seguros e sempre ter em mente que o bebê ainda não é capaz de segurar a cabeça.
  • O bebê detesta ter o seu rosto coberto. É por isso que, ao colocar ou tirar a roupa pela cabeça, estique o pescoço da peça de roupa e coloque-a com uma mão enquanto segura a cabecinha com a outra.
  • Colocar as mangas costuma ser complicado até pegarmos o truque. Mas a técnica é muito simples: em vez de colocar o braço na manga, temos que colocar a manga no braço. Ou seja, passar a nossa mão pela manga, pegar o punho do bebé e fazê-lo atravessar a manga. 
RELACIONADO  Melhor VPN: Como Proteger sua Rede Wi-Fi?

De fato, com essas dicas, agora você já sabe como vestir um recém-nascido na maternidade.

A temperatura ambiente

É preciso evitar que o bebê esfrie quando o vestimos. Os bebês ainda não regulam adequadamente a temperatura corporal, por isso é perigoso que eles percam calor. Se o ambiente esfriar, eles devem usar energia para produzir calor.

A temperatura da sala deve ser agradável, mas não aquecida. Uma temperatura que favorece o relaxamento. O ideal é cerca de 24 graus.

Por outro lado, o excesso de calor também não é bom, por isso é importante não colocar peças de roupa demais.

Como deve ser a roupa do seu bebê?

Por fim, para ajudar você a entender mais sobre como vestir um recém-nascido na maternidade, preparamos algumas dicas para levar em conta na hora de comprar as roupas do seu bebê:

  • Deve ser folgada, que lhe permita liberdade de movimentos
  • Devem ser roupas de algodão de fibras naturais para minimizar as irritações e alergias.
  • Evite tecidos sintéticos e lã.
  • Não vista o seu bebê com roupas com correntes ou fitas.
  • Escolha roupas que se abram pela frente.
  • Escolha roupas de cima com aberturas nos ombros, para que você possa passar pela cabeça facilmente.
  • Não lave a roupa do bebê com detergentes fortes ou use amaciante, pois pode causar reação alérgica ou irritação na pele.
  • Evite zíperes na cintura, são preferíveis as cinturas elásticas.
  • Quando são recém-nascidos, escolha bodys e pijamas com pé para que o bebê fique bem protegido do frio.
  • Corte as etiquetas, especialmente as da roupa interior.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.