Se você deseja começar a andar de moto, precisa entender que algumas ações devem ser vistas como importantes.

Ninguém deseja começar errado, principalmente quando pode levar uma multa facilmente. No entanto, também é um fato que o sistema de concessão da CNH no Brasil apresenta certas deficiências, por isso, aqui poderá contar com dicas para começar a andar de moto, além de dicas de acessórios para motociclistas.

Como dito acima, a concessão da CNH não ajuda muito. Apesar de existir um exame teórico e prático, no geral há muita dificuldade em mostrar o que o motorista irá enfrentar no trânsito de verdade. Assim, o motorista pode ficar em dúvida se realmente está aprendendo algo.

Assim sendo, abaixo poderá contar com algumas dicas que acreditamos serem super importantes!

Faça treinos

A prática leva a perfeição. No caso do treinamento com motos, isso é ainda mais nítido. Como na concessão de CNH não receberá muita instrução do que é o trânsito de verdade, você pode fazer seu próprio treinamento!

Mas calma aí! Quando falamos de praticar também devemos destacar a escolha de um local tranquilo para começar. Não se aventure no trânsito no mesmo momento que receber sua CNH. Aprenda um pouco mais sobre ele com o tempo.

Certos motociclistas falam de “ganhar intimidade com a motocicleta” e isso pode ajudar bastante. A partir dessa dica, é possível que você crie diferentes treinamentos, assim terá resultados mais precisos.

O começo

Uma ótima dica é realizar a primeira operação durante o treinamento. Destrave a moto, tire ela do cavalete e a ligue-a e saia. Quando se está no trânsito, você pode ficar nervoso e se descuidar, caso não tenha uma boa prática. Dessa forma, você precisa aprender a realizar a modulação de embreagem corretamente.

RELACIONADO  9 dicas para usar shampoo da forma correta 

É claro, esse processo é feito em pouco tempo, então não é algo que precise se preocupar muito. Por outro lado, é de grande ajuda quando estamos no trânsito. Você terá mais experiência para lidar com determinados acontecimentos.

Aprenda a frear e frear progressivamente

É claro, ambos são ensinados no momento de tirar sua CNH, mas muitas das motos de auto escolas acabam ensinando esse processo de forma errada, o que pode gerar uma grande dor de cabeça para mudar.

Se recomenda uma proporção de forma aproximada de 70% para os pneus dianteiros, enquanto 30% são para pneus traseiros. Dito isso, se foi ensinado que o pneu traseiro é o mais importante, saiba que o que possui mais destaque é o dianteiro.

Da mesma forma, frear progressivamente é muito importante, principalmente quando está no trânsito. Você pode treinar isso em qualquer local seguro, basta começar utilizando uma velocidade de até 20 km/h e realizar algumas frenagens usando somente o pneu dianteiro ou somente o traseiro.

Assim saberá o efeito que cada um terá! Depois disso, aplique a regra dita acima, mas de forma suave. Utilize 70% no pneu dianteiro e 30% no traseiro. Assim, basta continuar aumentando a velocidade com o tempo.

Aprenda as curvas abertas

Geralmente no exame para tirar sua CNH acontecem alguns circuitos com curvas. Porém, esses são realizados em velocidade baixa, fazendo curvas apertadas. Sabemos que essa não é a realidade dentro das estradas, onde em muitos casos há necessidade de curvas em velocidade alta.

É claro, quando começar a treinar, começará de baixo! Tente curvas mais leves e cresça gradativamente. Corrija sua trajetória e faça tudo adequadamente. Tente realizar curvas bem abertas também, assim terá uma noção de como funcionará na hora certa!

RELACIONADO  Quais são os tipos de clima predominante no Estado do Rio de Janeiro?

É outro processo que pode durar um certo tempo para ser concluído. Por outro lado, poderá contar com bastante tempo para chegar a um bom resultado, satisfatório. 

Olhe para o lado certo

Para conseguir o máximo de equilíbrio, algumas pessoas aplicam essa regra. Você precisa saber exatamente para onde quer ir e também olhar para essa direção. Apesar de parecer uma dica simples de seguir, alguns iniciantes acabam olhando para o chão à frente do pneu dianteiro.

É mais uma das consequências da tensão no trânsito real. Isso pode gerar um grande desequilíbrio e, consequentemente, um acidente. 

Com o tempo aprenderá a olhar para longe, a fazer todo o processo com naturalidade e tranquilidade, mas isso exige um certo tempo. No entanto saiba que, principalmente em curvas, o equilíbrio é um fator de segurança muito importante!

Conclusão

Aqui você consegue notar os pontos mais importantes para que comece a andar de moto tranquilamente. Seguindo essas dicas e algumas outras, poderá chegar a um resultado muito melhor em pouco tempo.

É como foi dito, a prática leva a perfeição. Por outro lado, é importante saber que essa prática deve ser realizada da maneira mais segura possível, evitando acidentes e outros problemas.

Geralmente é necessário pouco tempo para que se aprenda mais sobre elas. Logo fará tudo com naturalidade!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.