Uma palavra da moda que não é nova, mas tem sido muito usada ultimamente é “marketing 360”. Parece sexy e legal – um método para divulgar sua marca de uma maneira grande e chamativa.
Mas, quando se trata de realmente criar e executar uma campanha de marketing 360, por onde você começa? O que o marketing 360º significa para o profissional de marketing de hoje?
Uma campanha de marketing 360º é sobre uma mensagem coesa.
Para simplificar, um plano de marketing 360º é uma campanha integrada com mensagens focadas espalhadas por vários pontos de contato com o cliente.
Embora não pareça muito diferente do marketing em geral – colocar sua mensagem e marca na frente dos clientes – uma campanha 360 bem-sucedida requer um posicionamento cuidadoso para sua mensagem, refinado para atender ao público único de cada canal, mas, em última análise, impulsionando aquela mensagem única e unificada.
Deixe os dados guiarem sua campanha 360.
Uma campanha de marketing 360º não significa estar em todos os lugares ao mesmo tempo; seu objetivo deve ser dar a ilusão aos seus clientes atuais e potenciais de que sua marca está em toda parte. Portanto, antes de se envolver na cópia atraente e criativa que fará sua campanha estourar, você precisa se aprofundar em seus dados para selecionar quais canais deseja incluir em sua campanha.
Onde seus clientes estão atualmente interagindo com sua marca? Eles são todos devotos do Facebook ou estão encontrando você no YouTube? O que eles dizem ou pensam sobre sua marca? Que outros interesses comuns seus compradores compartilham? Como sua marca desempenha um papel ativo em suas vidas atualmente?
Determinar a mensagem da marca que você deseja apresentar e seu público selecionado informará sua campanha de marketing 360 e ditará como você personalizará a mensagem maior para os respectivos canais selecionados – do digital ao experimental, social e publicidade fora de casa.
Do ponto de vista analítico, selecionar apenas as mídias e canais mais relevantes para sua campanha de marketing 360º ajudará você a gastar com sabedoria, medir com precisão seu retorno sobre gastos com publicidade (ROAS) e, por sua vez, medir a eficácia de sua campanha publicitária.
Pense na duração da sua campanha de marketing 360º.
Antes de sua marca estrear sua campanha de marketing 360 – esperamos que seja um grande momento para a marca – você deve considerar como são as fases dois e três da campanha.
Você refinará suas mensagens à medida que o nome da sua marca se tornar mainstream ou top of mind? Você pode iterar neste tema de campanha? Você vai abrir mais ou novos canais? Você vai efetivamente “encerrar” sua campanha de marketing 360 ou ela é sustentável?
Você deve garantir que você não esteja tendo um momento quente apenas para ficar quieto um mês depois. Então, ao planejar a campanha de marketing 360, mapeie como essa mensagem acabará por alimentar sua marca principal ou cotidiana. Desenvolver uma campanha de marketing 360º é, em última análise, um equilíbrio entre a mensagem e os canais: você deseja uma mensagem abrangente que possa ser aprimorada para o público de cada canal cuidadosamente selecionado. Faça referência cruzada de suas análises para encontrar seus clientes onde eles estão e, em seguida, espalhe sua mensagem por esses canais-chave para criar uma campanha 360º bem-sucedida e impactante.