A estratégia por trás do lançamento de um podcast para sua marca

Atenção empresários e influenciadores – não há melhor momento para você lançar seu próprio podcast do que agora! Nos últimos anos, os podcasts foram vistos como uma forma audível...

Atenção empresários e influenciadores – não há melhor momento para você lançar seu próprio podcast do que agora!

Nos últimos anos, os podcasts foram vistos como uma forma audível de blogs e estão crescendo enormemente na indústria de podcasts – ainda assim, em 2022, existem apenas 2 milhões de podcasts em comparação com mais de 600 milhões de blogs em todo o mundo. Isso significa que, embora os podcasts estejam se tornando mais populares, eles ainda não são tão saturados e competitivos quanto os blogs.

Neste blog, a equipe de especialistas Bold x Collective discutirá o segredo de um podcast de sucesso, enquanto fornece orientações sobre como você pode lançar seu próprio podcast.

Vamos começar com o básico. Por onde você deve começar?

Faça um brainstorming do seu podcast

Por mais autoexplicativo que isso possa parecer, há uma enorme quantidade de planejamento que envolve o lançamento de algo novo e um podcast não é diferente. Esta etapa começa com a redução do conteúdo do seu podcast, então qual é o objetivo deste podcast?

Você é freelancer ou faz parte de um negócio? Pergunte a si mesmo, este será um hobby pelo qual você é apaixonado ou faz parte da sua estratégia de negócios onde o objetivo é lucrar com isso?

Independentemente disso, você também precisará definir seu tema e demografia. Se o seu podcast for realmente relacionado ao crime, seu nicho pode ser os aficionados por crimes e mistérios; se o seu podcast for relacionado à saúde e condicionamento físico, seu público pode ser aqueles interessados ​​em ter um estilo de vida saudável, perder peso, se exercitar etc.

Portanto, encontre o propósito do seu podcast e seu nicho antes de passar para as próximas etapas.

Depois de descobrir o propósito e o nicho do podcast, agora você pode se concentrar em criar um nome exclusivo para o seu podcast que intriga seu público e descreve o podcast.

Há também muitos sites e ferramentas gratuitas que podem gerar nomes para você, se precisar de inspiração. Obtenha ideias do Business Name Generator ou Get Welder, que são ótimos recursos.

Por fim, você precisará criar um cronograma que inclua seu cronograma de lançamento, seja semanal, quinzenal ou mensal, bem como quais dias e horários da semana e seu formato de podcast.

Você terá que considerar se fará isso sozinho ou com um co-anfitrião ou convidando novas pessoas para participar de cada episódio.

Talvez até uma combinação de todos os três. Se você planeja combinar duas ou mais dessas opções, é recomendável ter um cronograma claro de quando esses formatos diferentes podem ocorrer.

Por exemplo, talvez você tenha episódios semanais, a cada segundo episódio (quinzenalmente) seus ouvintes podem esperar um convidado. Basicamente, crie uma rotina que fará com que seus ouvintes saibam o que esperar e quando esperar.

Crie sua marca

Você não precisa de habilidades especializadas em redação ou design gráfico para criar uma marca. Examine as descrições de outros podcasts como o seu ou mesmo de um completamente diferente, mas que pode inspirá-lo.

Use uma estrutura semelhante para ajudá-lo a formular sua própria descrição de podcast e garantir que ela forneça uma introdução clara sobre qual será o tema do seu podcast. Em seguida, você precisará criar a arte da capa do seu podcast.

Esta arte da capa será a primeira impressão que você causará ao seu público, então lembre-se de torná-la criativa e intrigante.

Felizmente, existem várias ferramentas gratuitas disponíveis para você que podem ajudá-lo a criar sua capa que também não exigem habilidades detalhadas de design gráfico.

A Bold x Collective recomenda o uso de uma ótima ferramenta chamada Canva, onde você pode combinar facilmente todos os recursos disponíveis e/ou imagens gratuitas para criar uma capa intrigante e divertida.

Prepare-se

Esta é a parte do lançamento de um podcast em que você precisará comprar um microfone de qualidade. A Bold x Collective recomenda que você primeiro pesquise e procure microfones e softwares de edição disponíveis antes de comprar para ajudar a determinar qual é o melhor para seu orçamento e necessidades.

Grave seu podcast

Antes de entrarmos em ferramentas para gravar seu podcast, vamos falar sobre scripts. Embora possa parecer tentador ter um script de podcast disponível para você, caso você esqueça algum dos seus pontos, preparar um script leva muito tempo.

Claro, dependendo da duração de seus episódios, mas a menos que você planeje ter episódios curtos de 5 minutos, escrever um roteiro para qualquer coisa mais longa acumulará dezenas de páginas que para muitos são apenas uma perda de tempo.

Além disso, embora ser capaz de ler um script possa parecer fácil e eficiente, como muitos de nós sabemos por experiência própria, ouvir alguém ler um script pode ser extremamente chato.

Para evitar o aumento do risco de sua voz soar muito monótona, anote as principais ideias e conceitos sobre os quais deseja falar com antecedência para priorizar seus tópicos, sem precisar passar horas escrevendo e memorizando um script longo.

Quanto ao software de gravação para o seu podcast, não faltam opções. Para iniciantes, existe uma ferramenta muito útil chamada Audacity que permite gravar seu podcast/áudio e também editá-lo quando terminar, faz o trabalho e é grátis!

Uma alternativa mais cara é uma ferramenta chamada Adobe Audition. O Adobe Audition oferece muitas ferramentas avançadas em comparação com o Audacity, mas está associado a um custo mensal ou anual. Outra ferramenta que o Bold x Collective recomenda é o Cast.

Esta ferramenta inclui uma pequena taxa e permite gravar a si mesmo, bem como até 3 convidados (o que pode ser útil se você estiver esperando convidados frequentes).

Assim como as outras ferramentas mencionadas, o Cast permite que você edite seu conteúdo e, quando terminar, poderá enviar e publicar seus episódios em outras plataformas de mídia social. Alguns outros softwares úteis disponíveis são Zoom (comumente usado para gravações gratuitas), Descript, GarageBand (para Mac) e Anchor.

Crie um modelo

Normalmente, cada episódio de um podcast segue uma estrutura específica para promover consistência para os ouvintes. Abaixo estão alguns conceitos-chave que você pode incluir em sua estrutura de podcast:

  1. Começando o podcast com música de introdução cativante.
  2. Tenha uma introdução envolvente para o podcast para atrair seu público.
  3. Revise o tópico de discussão do episódio do podcast.
  4. Call To Action – promova a assinatura, deixando comentários, siga nas plataformas de mídia social.
  5. Conclua o podcast com outra música cativante.

Para garantir que todos os episódios criados permaneçam consistentes, considere criar um modelo que possa ser reutilizado sempre que gravar. Isso pode parecer diferente dependendo do formato do seu episódio, mas no geral, espere ter pelo menos sua música de introdução e finalização pronta para cada episódio.

Manter a consistência com o seu tema fará com que seu ouvinte volte a cada episódio.

Editar

Para muitos, essa parte pode ser um pouco terrível e cansativa, mas devemos divulgar o quão importante é essa etapa para manter seu podcast limpo e organizado.

Usando o software mencionado acima, como o Cast, você pode remover quaisquer partes estranhas do seu episódio em que você tenha pausado ou dito ‘um’; além disso, você pode adicionar muitos outros recursos excelentes, como ajuste fino de áudio ou efeitos sonoros.

Envie seu podcast

Com o iTunes e o Spotify sendo as maiores e mais populares plataformas de podcasts, Bold x Collective quer discutir como enviar seu podcast em ambas as plataformas.

Em primeiro lugar, vale a pena mencionar que a criação de um podcast em ambas as plataformas é totalmente gratuita; portanto, agora você pode lançar seu podcast nos dois canais em vez de limitá-lo a apenas um.

Para o iTunes, você precisará de uma conta Apple ID para enviar seu podcast à Apple. Para que seu podcast seja listado no aplicativo Apple Podcasts, você também precisará criar um feed RSS. Um feed RSS contém todos os metadados de um podcast, como título e descrição do episódio, arte da capa e muito mais.

Se você não tiver um feed RSS para seu podcast, crie um facilmente (gratuitamente) usando RSS. Com o feed RSS criado, você está pronto para enviar seu RSS no Podcasts Connect.

Lembre-se de que, após esse processo, o iTunes pode levar até 5 dias úteis para revisar seu envio antes de ser aprovado e enviado; no entanto, você pode verificar sua conta do Podcasts Connect a qualquer momento para obter atualizações.

Quanto ao Spotify, você pode simplesmente criar uma conta e fazer login na sua conta do Spotify para acessar os Podcasters. Feito isso, você provavelmente será solicitado a clicar em “começar”, que fornecerá seu próprio link para colar em seu feed RSS.

O endereço de e-mail vinculado ao seu feed RSS receberá um e-mail de verificação do Spotify com um código que você precisará inserir no formulário “enviar” e ativar a conta. Assim que sua conta estiver configurada, você poderá revisar os detalhes do seu podcast e fazer as alterações necessárias.

Depois que todas as alterações forem feitas, você poderá enviar seu podcast para ficar visível no Spotify em apenas algumas horas!

Incluir todas essas etapas em seu brainstorm de podcast fornecerá detalhes concretos sobre como lançar um podcast de sucesso. Isso significa permanecer comprometido com o que você começou e manter a mente aberta para todo o trabalho e dedicação que serão necessários para tornar seu podcast o melhor do mercado.

Antes de lançar seus próprios podcasts, ouvir podcasts de marketing digital também pode ser benéfico.

Os podcasts estão ficando cada vez mais populares, então, se você tem opiniões e fatos sobre um tópico pelo qual é realmente apaixonado, lance seu próprio podcast hoje e compartilhe sua voz com o mundo!

Se você precisar de mais orientações sobre como iniciar seu podcast, entre em contato com Bold x Collective para uma consulta gratuita.


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