A atenção e cuidado com o pneu para caminhão devem ser frequentes para não colocar pessoas em risco nas ruas, principalmente nas estradas. Por se tratarem de veículos pesados que normalmente rodam longas distâncias, o pneu costuma sofrer danos maiores e ter uma durabilidade inferior.

Entenda mais sobre o pneu escamado e como manter seu pneu para caminhão sempre em boas condições de rodar.

Pneu escamado: o que é?

O chamado pneu escamado é caracterizado pelo grande desgaste em uma das extremidades do ombro do pneu, também conhecido como banda de rodagem. Os sulcos dessa região são diminuídos e ganham um aspecto de escamas, por isso o nome pneu escamado.

Esse dano ocorre principalmente quando o pneu toca o solo com mais intensidade, o que causa um atrito maior com o chão e consequentemente ganha esse aspecto de escamas.

Tipos de desgaste de pneus

Veja quais são os tipos de desgastes nos pneus
Veja quais são os tipos de desgastes nos pneus

Porém, os pneus podem sofrer diversos tipos de desgastes e danos com o passar do tempo. Abaixo, conheça os principais tipos de desgastes de pneus:

Desgaste central

Nesse tipo de desgaste, o centro do pneu tem uma aparência mais desgastada que as demais.

É um tipo de dano bem fácil de ser identificado e pode ocorrer quando tem um excesso de pressão, ou seja, quando a calibragem é feita de forma errada e excessiva, fazendo com que o centro do pneu tenha um contato maior com a superfície.

Desgaste lateral

Ao contrário do desgaste anterior, no desgaste lateral o centro fica intacto e as laterais apresentam sinais de desgaste. Esse tipo de desgaste também pode ocorrer pela calibragem incorreta, porém também pode acontecer quando o pneu tem algum furo.

RELACIONADO  22 Semanas de Gestação: Desenvolvimento do Bebê e Tamanho da Barriga

Desgaste em ponto específico

Os pneus enfrentam diversas situações diferentes a cada dia, o que pode acabar causando desgastes em pontos específicos dele. Nesse caso, não tem nada que possa ser feito para reparar, pois são danos que ocorrem normalmente.

Desgaste irregular em todo pneu

Não se limitando a apenas uma área, o pneu pode se desgastar por inteiro e normalmente ocorre quando o carro não está alinhado da forma correta. Por isso, mantenha sempre o alinhamento do seu veículo em dia e evite diversos tipos de problemas.

Riscos do pneu escamado

Diferente de alguns tipos de danos nos pneus onde o motorista consegue sentir diferença ao dirigir, o pneu escamado normalmente não traz sensações diferentes e por isso, normalmente passa despercebido. Porém, um dos principais indícios que o pneu para caminhão pode estar escamado é o barulho constante que pode causar, por conta do atrito com o solo.

Dirigir com o pneu escamado por muito tempo, pode acelerar o desgaste dele, causando danos até mesmo na estrutura, que podem causar rachaduras e até mesmo estourar o pneu para caminhão, o que é um problema que causa grande riscos de acidentes.

Como agir quando o pneu está escamado?

Se você identificou que está com os pneus escamados, procure uma loja de pneus, que normalmente conta com um profissional de confiança que poderá avaliar os danos e indicar a melhor forma de solucioná-los. Normalmente, os pneus são alinhados e balanceados, resolvendo o problema e aumentando a vida útil do seu pneu.

Prevenindo as escamas no pneu

Porém, a melhor maneira é sempre evitar que os danos ocorram. E para isso, você deve colocar em sua rotina as revisões periódicas do seu veículo, rodízio dos pneus e a calibragem, que pode ser feita a cada 15 dias, com os cuidados corretos para não causar outros tipos de desgastes que vimos anteriormente.

Visitar uma loja de pneus e conversar com profissionais especializados pode te ajudar a manter seus pneus sempre em boas condições de uso e ainda prolongar a vida útil deles.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.