Seja no conforto de casa ou no caminho para o trabalho, o celular se tornou um companheiro quase que inseparável de muitas pessoas para passar o tempo. Não por acaso, segundo uma pesquisa da TIC Domicílios 2022, mais de 92 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo smartphone.

Sendo assim, se levarmos em consideração que o total de habitantes com conexão online no Brasil é de 149 milhões de pessoas, é possível afirmar que 62% de todo acesso à internet no país vem exclusivamente de aparelhos celulares. E, por se tratar de uma tendência que é considerada um caminho sem volta, isso impacta no modelo de negócios para muitos setores de entretenimento, como as populares indústrias do streaming e dos jogos online.

Mais da metade dos jogadores brasileiros tem o hábito de jogar no celular

A rápida evolução tecnológica dos smartphones nos últimos anos, até mesmo para acompanhar a alta demanda do público por frequentes inovações e aumento de praticidade no setor, fez com que o celular se tornasse a plataforma preferida de muitos jogadores no país. Algo que vale tanto para o segmento de games casuais quanto para o mercado de modalidades competitivas online.

Portanto, de acordo com dados da 10ª edição da “Pesquisa Game Brasil” (PGB) 2023, uma das fontes mais confiáveis para análise do mercado de jogos no Brasil, 51,7% dos usuários brasileiros preferem jogar no smartphone. Na história da PGB, foi a maior porcentagem de entrevistados que disseram ter esse dispositivo móvel como plataforma predileta para jogar.

Fenômeno esse que vêm acompanhado pela alta variedade de entretenimento gratuito, e de muita qualidade, para se divertir quando e onde quiser. E, nesse caso, podemos tomar como exemplo dois segmentos com verdadeiras multidões de usuários no país: o poker online e os eSports (esportes eletrônicos).

A começar pela modalidade de cartas, é válido trazer a informação de que o poker já é praticado por mais de 7 milhões de brasileiros. Segundo a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), esse número engloba jogadores casuais e profissionais.

Atualmente, há uma grande oferta de plataformas especializadas que oferecem conteúdo didático para iniciantes aprenderem a jogar poker gratuitamente no celular, como é o caso do PokerStars — um dos maiores sites de poker online do mundo e que está desde 2006 no mercado brasileiro. Logo, os jogadores não só têm na palma da mão toda a facilidade de iniciar na modalidade com segurança e suporte, como também a liberdade de jogar torneios contra pessoas do mundo todo, em qualquer hora e dia da semana.

Já nos eSports, modalidade esportiva que se refere a competições organizadas de jogos eletrônicos, a realidade é parecida com a do poker. O Free Fire, título de gênero Battle Royale que se encaixa na categoria de games de smartphone mais populares do país, é gratuito e conta com uma enorme base de praticantes e fãs no Brasil; a ponto de termos a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF).

Hoje, o Brasil é dono da terceira maior audiência de esportes eletrônicos do planeta, só ficando atrás de China e Estados Unidos.

Agora que você já está por dentro da força da plataforma mobile no cenário de modalidades online no país, que tal se inteirar do poder dos smartphones no mercado de streamings?!

Pesquisa revela que quase 70% dos assinantes brasileiros de streaming assistem produções de audiovisual no celular

O simples hábito de utilizar o smartphone para assistir séries e filmes pela internet está cada vez mais enraizado na cultura dos brasileiros. De acordo com a pesquisa “Opinion Box Insights: Streaming de Vídeos”, 67% dos assinantes de streaming veem conteúdos de vídeo sob demanda no celular.

Quanto aos tipos de conteúdo audiovisual mais assistidos no streaming, o segmento de filmes foi o mais citado, com 89% de menção entre todos os entrevistados. Seguido por seriados de TV (85%), produções de documentário (38%) e desenhos animados (29%).

Para encerrar, vale ressaltar que a Netflix é a plataforma com maior número de audiência das empresas de streaming por assinatura no Brasil. Entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, a Netflix teve uma média de 50,6 milhões de usuários únicos mensais, contra 18,1 milhões do Globoplay e 14,6 milhões do PrimeVideo.