Leitura Biônica.

Não é nenhum mistério que algumas fontes são mais fáceis de ler do que outras. “Bionic Reading” é uma ferramenta que é mais do que apenas fonte, e pode melhorar sua velocidade de leitura e compreensão. Aqui está o que você precisa saber.

O que é leitura biônica?

Vamos começar com o básico. Leitura Biônica foi criado por um desenvolvedor suíço chamado Renato Casuut. Seu objetivo era facilitar a leitura “guiando os olhos através de pontos de fixação artificiais”. Que diabos isso significa?

Na imagem no topo desta página, você pode ver as três primeiras letras da palavra “Bionic” em negrito. A palavra “Leitura” tem as quatro primeiras letras em negrito. É assim que todas as palavras são apresentadas na Leitura Biônica.

A ideia é que seus olhos se concentrem na parte em negrito da palavra e seu cérebro complete o resto. Seu cérebro pode ler mais rápido que seus olhos, então, reduzindo essencialmente o número de letras que seu olho precisa olhar, você pode ler mais rápido, mantendo o foco no contexto.

Pode parecer uma fonte simples, mas na verdade é um pouco mais do que isso. Uma fonte não seria capaz de alterar certas partes das palavras. A API Bionic Reading pode ser usada por desenvolvedores para torná-la uma opção de texto em aplicativos. Eles podem ajustar quantas letras estão em negrito e o contraste com as letras não realçadas.

Como usar a leitura biônica

No momento em que escrevo, em maio de 2022, o Bionic Reading é uma ferramenta muito nova. Existem alguns aplicativos para iPhone e um aplicativo para Mac que o incorporam. Você pode tentar agora com Reeder 5, Lira e Fiery Feeds.

RELACIONADO  Conheça a profissão de Perito grafotécnico!

O Bionic Reading também oferece uma ferramenta de conversão gratuita para arquivos TXT, RTF, RTFD, EPUB e DOCX. Isso significa que você pode converter eBooks e usar Bionic Reading em seus dispositivos Kindle e outros eReaders. Basta enviar o arquivo para o conversor web.

Claro, você não precisa usar isso apenas para eReaders. Você pode fazer a mesma coisa para converter PDFs e outros arquivos que você pode querer ler mais rápido.

Você deve usá-lo?

Tudo isso soa muito empolgante em teoria, mas você deve usá-lo? Você já deve ter respondido a essa pergunta com os poucos exemplos nesta página.

Algumas pessoas com condições como TDAH ou dislexia descobriram que a leitura biônica melhora sua compreensão de leitura. Outras pessoas não parecem notar uma grande diferença em comparação com o texto normal.

No momento em que escrevo, não há evidências que a leitura biônica seja melhor do que o texto normal. No entanto, se você achar mais fácil de ler, não há razão para não tentar. Mais aplicativos e dispositivos provavelmente implementarão o recurso à medida que ele ganhe força.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.