5 atividades para ter em seu mix ao executar o marketing de tecnologia B2B

O marketing é uma indústria em constante mudança, com novas tendências e melhores práticas em constante evolução. Para executar o marketing no mais alto nível, você precisa construir relacionamentos...
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O marketing é uma indústria em constante mudança, com novas tendências e melhores práticas em constante evolução. Para executar o marketing no mais alto nível, você precisa construir relacionamentos com os clientes, contar sua história de maneira autêntica, atrair a atenção de seu público-alvo e analisar constantemente seus resultados e se ajustar de acordo.

É responsabilidade dos profissionais de marketing não apenas acompanhar as novas tendências, mas também encontrar maneiras de combiná-las com as necessidades de negócios e os KPIs, mantendo as mensagens consistentes e envolventes.

Certamente pode ser muito para lidar, e pode parecer esmagador, mas não se preocupe. Se você mantiver essas 5 atividades de marketing sugeridas pela SAGE Marketing em seu mix, você está no caminho certo.

1. Estratégia focada no cliente

Primeiro, lembre-se de que, embora B2B e B2C tenham diferenças distintas, as melhores estratégias de marketing para empresas B2B atualmente colocam os clientes na vanguarda de toda a atenção. Por quê?

Porque tudo hoje tem que ser atendido às necessidades do consumidor, a internet dá às pessoas infinitas opções para qualquer solução que elas estejam procurando, então é responsabilidade de um profissional de marketing mostrar aos consumidores que a solução é a mais adequada para eles.

Como você faz isso? Certifique-se de que o botão do robô está desligado. Seu público-alvo pode incluir executivos de nível C, mas não se esqueça de que eles também são humanos. Portanto, suas iniciativas de marketing B2B devem fazê-las parecer importantes.

Faça dos seus clientes o centro do seu universo. Porque eles posso sinta a diferença e é mil vezes mais propenso a ouvi-lo se eles sentirem que você está realmente ouvindo suas necessidades e respondendo a elas, em vez de apenas falar sobre o quão incrível é sua solução.

Por exemplo, nem todo o seu conteúdo precisa incluir CTAs ou ser orientado a vendas, mas às vezes você pode dar valor aos seus clientes sem esperar nada em troca.

O segundo – é a mídia social. Você pode estar pensando, é claro, nas mídias sociais, isso é óbvio. Mas não é tão simples quanto fazer upload de um post orgânico no LinkedIn uma vez por mês e obter excelentes resultados.

Todos os dias, novos canais de mídia social são criados e diferentes públicos passam tempo em diferentes canais. Por exemplo, apesar da crença de muitas pessoas de que o TikTok é apenas uma plataforma para vídeos bobos de dança, o aplicativo de mídia social se tornou uma ferramenta de negócios para empresas de todos os segmentos.

De fato, o TikTok mais que dobrou sua base de usuários em todo o mundo desde 2019 e, até 2025, está projetado para se aproximar de 1 bilhão de usuários. Portanto, ao planejar suas estratégias de marketing B2B, as mídias sociais precisam estar no seu radar de maneira muito real.

Como o aumento da digitalização não apenas diversificou os canais, mas também aumentou o número de tempo que os usuários passam em seus dispositivos, isso significa mais lugares e mais oportunidades para alcançar seu público nas mídias sociais e formar impressões duradouras. Aproveitar esta oportunidade é uma obrigação.

Portanto, faça pesquisas. Descubra quais canais de mídia social são mais relevantes para seu público-alvo, qual conteúdo ressoa com eles e atrai engajamento, e crie uma estratégia de mídia social e um gráfico de Gantt para planejar seus diferentes tipos de conteúdo e garantir que seu conteúdo de mídia social de marketing de tecnologia B2B permaneça consistente e diversificado.

E, como em todas as atividades de marketing, você precisa analisar constantemente seus resultados e ajustar a estratégia com base no que está funcionando e no que não está.

3. Entrada otimizada

O marketing de entrada é outro componente importante das estratégias de marketing digital B2B bem-sucedidas. É uma metodologia projetada para atrair clientes em potencial por meio de criação e estratégia de conteúdo personalizada, em oposição ao marketing de saída, que apresenta ao seu público conteúdo no qual eles podem não estar interessados.

Se você otimizar seu inbound corretamente, a recompensa é incrível. Aqui estão as melhores táticas para um ótimo inbound marketing:

Crie conteúdo envolvente

Pesquise o que motiva seu público-alvo e o que mais interessa, e baseie sua criação de conteúdo nesses tópicos. Você deseja intrigá-los e fornecer valor real a seus blogs, eBooks, postagens de mídia social, whitepapers e qualquer outro conteúdo que você criar.

Conteúdo inteligente e relevante é o único tipo de conteúdo que atrairá clientes em potencial para interagir com sua empresa.

Conduza uma pesquisa e otimização de SEO adequada

Pesquise suas palavras-chave de marketing de conteúdo que alcançarão seu público-alvo e coloque seu site no topo dos resultados de pesquisa. Sem incorporar uma estratégia de SEO adequada, seu conteúdo não será tão eficaz e seus clientes em potencial terão mais dificuldade em descobrir sobre sua empresa.

Se você não tiver certeza de como otimizar seu SEO, considere contratar uma agência de marketing de tecnologia B2B para ajudar.

Implementar oportunidades de conversão

Como o inbound tem tudo a ver com permitir que seus clientes venham até você, você precisa facilitar ao máximo que eles expressem interesse em seu produto. É aqui que os botões de chamada à ação (CTA), pop-ups e chatbots entram em ação.

Plataformas de CRM como a HubSpot são extremamente úteis para implementá-las e, portanto, aumentar as taxas de engajamento e conversão.

4. Fatos contam, histórias vendem

Falando em atrair seus clientes, uma estratégia de marketing bem-sucedida para uma empresa B2B imita o marketing B2C. Por quê? Porque qualquer empresa B2B que não tenha uma marca coesa e uma narrativa não ficará na mente de alguém por muito tempo.

No entanto, muitas startups ainda usam jargão mastigado envolto em muitos fatos e dados, em vez de contar sua história.

Como você pode garantir que você não cometa esse erro?

Dê ao seu negócio uma sensação humana, desencadeie as emoções das pessoas, ajude-as a se relacionar com sua história e infunda uma conexão emocional. Lembre-se de que sua marca e história são toda a identidade de sua empresa e devem obrigar seu público a ouvir e se importar.

5. Marca consistente

Por último, mas não menos importante – lembre-se de manter a consistência e a marca em todos os seus canais de marketing.

Você tem uma taxa de sucesso significativamente maior na construção de confiança entre os clientes se tiver uma visão clara e uma marca que você comunica de forma consistente. E construir essa confiança é vital; sem ele, seu ciclo de vendas permanecerá longo e árduo, ao passo que, se seus clientes confiarem em você, eles se aquecerão para comprar seu produto mais rapidamente.

Você também corre o risco de confundir seus próprios funcionários se não tiver uma marca claramente definida com mensagens e posicionamento de acompanhamento.

Então, aí está. Se você deseja otimizar suas estratégias de marketing digital B2B, incorporar essas 5 atividades fornecerá uma base sólida e ajudará a garantir que você esteja cobrindo as bases.

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