A semana de trabalho de 4 dias: isso realmente funcionará?

Digamos no início o que diremos no final. Sim, uma semana de trabalho de 4 dias realmente funciona. Tanto para empresas quanto para funcionários. Foi pensado como um sonho...
Semana de trabalho de 4 dias
Semana de trabalho de 4 dias

Digamos no início o que diremos no final. Sim, uma semana de trabalho de 4 dias realmente funciona. Tanto para empresas quanto para funcionários.

Foi pensado como um sonho para pessoas que trabalham cinco dias ou talvez mais em uma semana. Mas, fim de semana de três dias não é mais inatingível. É o futuro do trabalho.

Houve vários testes de semanas de trabalho de quatro dias em todo o mundo, como em Bélgica, Islândia, Nova Zelândiae o Reino Unido.

Uma semana de trabalho de quatro dias aumenta a satisfação dos funcionários, o comprometimento da empresa e o trabalho em equipe e diminui os níveis de estresse, o que significa mais saúde mental. Além disso, essas empresas contribuíram para reduzir as pegadas de carbono de seus negócios.

Melhor ainda, reduzir a semana de trabalho para 4 dias não diminui a produtividade dos funcionários ou a produção da empresa.

Então, como funciona esse processo de sonho? Quais são os benefícios de aplicar a semana de trabalho de quatro dias em sua agência? Continue lendo e veja como.

Por que uma semana de trabalho de quatro dias?

Vamos começar com o básico. O que é uma semana de trabalho de quatro dias? Bem, você trabalha apenas quatro dias e tem um fim de semana de três dias. Além disso, seu salário mantém o mesmo. É difícil de acreditar, certo? Mas isso realmente acontece.

Não é uma semana de trabalho compactada. Você não precisa fazer todo o trabalho que pode fazer em sua semana de trabalho de cinco dias em quatro dias. As horas de trabalho não são comprimidas, mas reduzidas. O funcionário ganha mais um dia de fim de semana, que pode ser qualquer dia da semana (principalmente sexta-feira).

Implementar uma semana de trabalho de 4 dias é essencial para estar um passo à frente, pois as agências digitais exigem talentos e permanecem competitivas no mercado. Além disso, oferece uma chance de atrair funcionários mais talentosos, porque uma semana de trabalho de 4 dias e 32 horas permite um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, um espaço de trabalho mais feliz e igualitário e maior produtividade.

Como mostram as pesquisas, 63% das empresas acharam mais fácil atrair e reter talentos com uma semana de trabalho de 4 dias, e esse modelo deixa os funcionários mais felizes e menos estressados. Portanto, é evidente que há certos benefícios de reduzir as horas de trabalho e os dias da semana e aumentar os fins de semana. Aqui estão alguns deles.

Produtividade aumentada

Um exame da relação e produtividade realizado pela Universidade de Stanford revelou uma correlação direta entre produtividade e horas de trabalho. O excesso de trabalho pode resultar em menos produtividade para os funcionários do que aqueles que trabalham uma semana média.

Em um teste de semana de trabalho na Nova Zelândia, uma semana de trabalho de quatro dias permite que os funcionários mantenham o mesmo nível de produtividade e mostrem melhorias na satisfação no trabalho, trabalho em equipe, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e lealdade à empresa. Além disso, os funcionários experimentaram menos estresse, diminuindo de 45% para 38%.

A semana de trabalho de quatro dias teve sucesso nos testes. Por exemplo, a tentativa da Islândia de reduzir as horas de trabalho foi um “sucesso esmagador”. Como resultado, o país decidiu um plano permanente para seus funcionários do setor público em 2021.

Além disso, menos horas de trabalho aumentam a produtividade, como revelam os números. Por exemplo, a média de horas de trabalho nos países mais produtivos do mundo, como Noruega, Dinamarca, Alemanha e Holanda, é de cerca de 27 horas por semana – como proposto para uma semana de trabalho de 4 dias no Reino Unido.

Melhor engajamento dos funcionários

Uma semana de trabalho de 4 dias pode ajudá-lo a ter funcionários mais felizes, satisfeitos e comprometidos. Os funcionários ficarão menos estressados ​​e poderão recuperar sua saúde mental, pois terão bastante tempo para descansar e relaxar. Então, eles podem voltar ao trabalho sentindo-se recuperados e prontos para serem criativos.

De 2015 a 2017, a Suécia realizou um estudo sobre uma semana de trabalho mais curta. Os enfermeiros trabalhavam apenas 6 horas, cinco dias por semana, ou seja, 30 horas por semana. Menos horas resultaram em melhor saúde e bem-estar mental. Além disso, eles organizaram 85% mais atividades para os pacientes sob seus cuidados.

Como a rotatividade de funcionários pode ser brutal para as empresas, você não quer perder seus funcionários talentosos e comprometidos. Uma semana de trabalho de quatro dias pode torná-los mais felizes e apegados ao seu trabalho. Além disso, sem dúvida, irá beneficiar o seu negócio na concorrência.

Implementar uma semana de trabalho de quatro dias em nossa natureza e ecologia é um impacto positivo substancial. E é um benefício essencial hoje em dia quando as crises climáticas aparecem.

Por exemplo, um relatório publicado em maio de 2021 descobriu que aplicar uma semana de quatro dias até 2025 pode reduzir drasticamente a pegada de carbono anual do Reino Unido.

Um teste no estado americano de Utah mostrou o efeito ecológico significativo de reduzir a semana média de trabalho de cinco para quatro dias. Durante os primeiros dez meses, o projeto economizou consideráveis ​​custos de energia e reduziu as emissões de dióxido de carbono ao fechar o grande prédio de escritórios às sextas-feiras.

Um local de trabalho igual

A vida profissional ainda é generificada, e as mulheres ainda estão em desvantagem devido a muitos fatores. Mas a semana de trabalho de quatro dias e menos horas de trabalho também contribuem para diminuir a diferença de gênero.

A pesquisa mostra que cerca de dois milhões de pessoas no Reino Unido não estão empregadas atualmente devido às responsabilidades de cuidar dos filhos, e 89% são mulheres. Uma semana de trabalho de 4 dias pode promover um local de trabalho igualitário para os funcionários, porque eles poderiam passar mais tempo com suas famílias e lidar melhor e com mais igualdade com suas responsabilidades familiares.

Outra pesquisa revelou que dois terços dos funcionários concordaram que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é o fator mais significativo na satisfação geral. Além disso, semanas de trabalho reduzidas permitem que os pais equilibrem as demandas de trabalho e as responsabilidades dos filhos.

Agências com semana de trabalho de 4 dias

Vários órgãos implementaram e ainda estão implementando uma semana de trabalho de 4 dias e viram os impactos positivos em suas empresas. O comentário típico de seus gerentes e funcionários é que todos se tornam mais produtivos e felizes. Vamos conhecer alguns deles.

Criativo de perfuração

A agência de comunicação da marca introduziu a semana de trabalho de quatro dias para ajudar a melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal de sua equipe.

Eles acham que um fim de semana mais prolongado incentiva a equipe a desenvolver suas atividades criativas.

É evidente que a redução das horas e dias de trabalho aumenta o bem-estar e o prazer da empresa sem sacrificar a produtividade ou os lucros. Os funcionários se tornam mais produtivos e felizes quando têm fins de semana de três dias e se recuperam.

Recompensa

É uma agência de marketing que implementa uma semana de trabalho de 4 dias sem cortes salariais.

Eles dizem que há um tremendo impacto positivo de reduzir os dias de trabalho em sua agência. “Não consigo pensar em nenhum aspecto negativo quando penso na semana de trabalho de quatro dias”, diz o diretor administrativo, Mitchel White.

Você pode ler o artigo de Mitchel White sobre como a Reward aplicou esse modelo à sua agência.

Parafuso

Bolt, com sede em San Francisco, lançou um programa piloto em 2021 e decidiu tornar permanente esse modelo de semana mais curta. Como resultado, a empresa se tornou o primeiro unicórnio tecnológico a experimentar uma semana de trabalho de quatro dias.

O CEO Ryan Breslow diz que o teste provou que esse modelo aumenta a produtividade e o engajamento dos funcionários.

Quinta Tribo

Esta agência digital é a outra empresa que implementa uma semana de trabalho de quatro dias.

O CEO, Khuram Zaman, expressa a mudança em sua agência: “Fiquei surpreso com a melhoria da produtividade. A equipe fica mais relaxada, mais feliz e focada quando vem trabalhar.”

Grupo de Brandware

Brandware Group é uma agência de comunicação de marketing. Está testando uma semana de trabalho de quatro dias e vê os impactos positivos desse modelo de trabalho.

Jim Taylor, vice-presidente de comunicação, diz: “Até agora, tem sido um sucesso. Houve uma diferença notável no nível de energia de nossos associados, e acho que isso se deve a um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.”

Reinício

A Reboot é uma agência de SEO sediada no Reino Unido que prefere uma semana de trabalho de quatro dias.

Eles dão um final de semana de três dias com sextas-feiras, mantendo os salários e direitos da equipe iguais e não comprimindo a jornada de trabalho.

Tribera

A premiada agência de conteúdo criativo Tribera implementa uma semana de trabalho de 4 dias após seu teste bem-sucedido no Reino Unido.

Os funcionários trabalham de segunda a quinta-feira sem alteração de remuneração ou benefícios. Esse arranjo permite que eles alcancem o equilíbrio ideal entre vida profissional e pessoal enquanto ainda realizam e entregam o incrível trabalho da agência.

Portanto, você também deve considerar a implementação de uma semana de trabalho de 4 dias para seu benefício. Os resultados irão surpreendê-lo. Então, por que você não tenta?

Além disso, você pode ver posições de marketing digital que prometem uma vida profissional criativa e agradável.

Categorias
MarketingNegócios

RELACIONADOS