Auditoria técnica de SEO o que é e qual a importância?

Para ter sucesso online, é essencial garantir que seu site esteja atualizado com as últimas tendências e técnicas de otimização de mecanismos de busca (SEO). A maioria dos sites...
Auditoria técnica de SEO
Auditoria técnica de SEO

Para ter sucesso online, é essencial garantir que seu site esteja atualizado com as últimas tendências e técnicas de otimização de mecanismos de busca (SEO).

A maioria dos sites é negligenciada nessa área, levando a resultados ruins e, por fim, afastando os visitantes. Este artigo descreverá o que é uma auditoria técnica de SEO e por que é essencial realizar uma em seu site.

O que é uma auditoria técnica de SEO?

Uma auditoria técnica de SEO é uma revisão abrangente dos aspectos técnicos do seu site para que ele possa ter o melhor desempenho na otimização de pesquisa. A auditoria pode abranger os códigos-fonte do seu site, configuração do servidor, atualizações de software e configurações de segurança.

Como outras auditorias, as auditorias técnicas de SEO são feitas por especialistas qualificados, como engenheiros de software profissionais, para ajudar a evitar problemas com antecedência. Recomenda-se que seja realizado ocasionalmente porque muitos problemas podem permanecer sem solução mesmo depois de terem sido detectados ou resolvidos.

Se o seu site sofre de vários problemas de SEO, você pode contratar uma empresa para realizar uma auditoria técnica de SEO para ele. Eles provavelmente começarão com uma lista de verificação técnica de auditoria de SEO para servir como guia e garantir que os erros do seu site possam ser identificados adequadamente.

Por que realizar uma auditoria técnica de SEO?

Auditoria técnica de SEO

A auditoria técnica de SEO é um componente crítico de uma estratégia de SEO bem-sucedida. Aqui estão algumas razões do porquê:

1. Garante que seu site esteja bem otimizado para SEO

Muitos profissionais de marketing acreditam que os consumidores usam mecanismos de pesquisa para descobrir negócios locais. É vital que as empresas não apenas tenham uma classificação alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, mas também mantenham as primeiras posições pelo maior tempo possível.

É por isso que a otimização de sites para motores de busca deve ser considerada como sua prioridade. Search Engine Optimization (SEO) afeta todos os aspectos do seu negócio, incluindo receita e exposição da marca.

Além disso, é essencial entender como os mecanismos de pesquisa classificam os sites e o que eles priorizam. Mesmo que você gaste tempo, dinheiro e esforço na geração de tráfego para seu site, tudo isso pode ser desperdiçado – se não for notado pelos mecanismos de busca.

Para evitar isso, as empresas devem perceber que três fatores principais determinam a classificação de um site: relevância, autoridade e popularidade. A relevância mede quão bem o conteúdo do seu site corresponde ao que os usuários estão pesquisando.

A autoridade é determinada analisando quanta credibilidade seu site tem por meio de seus backlinks e sua idade de domínio. A popularidade é baseada em dados do comportamento do usuário; se muitas pessoas clicarem em seu site depois de realizar uma consulta, ele será considerado popular.

O último fator pode ser afetado pelas áreas técnicas do seu site. Se você não estiver ciente do que são, eles incluem preocupações como:

  • Os rastreadores do mecanismo de pesquisa podem encontrar seu site?
  • Qual é a velocidade do seu site?
  • Seu site é compatível com dispositivos móveis?
  • Suas páginas exibem canibalização de palavras-chave?
  • Existem metadados duplicados?

Ao realizar uma auditoria técnica de SEO, você entenderá por que seu site é mais preferido do que outros. Esse tipo de auditoria produz relatórios que identificam pontos fortes e problemas que afetam seu site e propõem maneiras de resolvê-los. A partir daí, você pode determinar o quão próximo você está de seguir as diretrizes e recomendações do mecanismo de pesquisa.

2. Torna mais fácil para você implementar novas táticas ou continuar as existentes conforme necessário

À medida que os especialistas realizam auditorias técnicas de SEO em seu site, eles poderão identificar problemas que podem estar impedindo que os mecanismos de pesquisa o classifiquem. Por meio de software especializado ou até mesmo ferramentas de SEO gratuitas na internet, eles podem identificar erros, incluindo conteúdo fino e duplicado, tags H1 ausentes, links quebrados e páginas bloqueadas pelos arquivos robots.txt.

A partir daqui, a auditoria pode fornecer recomendações para corrigir esses problemas. Às vezes, também pode ajudar a descobrir alguns problemas não relacionados a SEO que você pode estar ignorando. Este é o ponto em que você pode criar estratégias para implementar novas táticas ou continuar as existentes, conforme necessário.

Lembre-se de que uma auditoria técnica de SEO é como um sistema de alerta antecipado para o seu site. Ele pode dizer o que está acontecendo de errado antes de afetar negativamente sua classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Ele também permite que você faça alterações antes que qualquer mecanismo de pesquisa penalize seu site por violar suas diretrizes.

3. Mantém você atualizado com alterações de algoritmo

Os mecanismos de pesquisa estão constantemente atualizando seus algoritmos para garantir que os usuários obtenham conteúdo de boa qualidade e que os sites com spam não sejam classificados. Esses algoritmos os ajudam a determinar quão bem um site é otimizado para a experiência do usuário e como seus resultados são relevantes para uma determinada palavra-chave ou frase que um usuário está procurando.

Assim, é essencial manter-se atualizado com essas alterações de algoritmo, pois elas podem afetar sua classificação nas SERPs. A melhor maneira de fazer isso é realizando auditorias técnicas regulares de SEO do seu site. Esta etapa ajudará você a obter atualizações sobre as alterações nos algoritmos de SEO para que você possa planejar com antecedência antes que elas afetem negativamente seus rankings.

Aproveitando ao máximo sua auditoria técnica de SEO

Para maximizar os benefícios de sua Auditoria Técnica de SEO, considere fazer o seguinte.

  • Peça a um terceiro que faça sua auditoria para você. Esta etapa lhe dará uma nova perspectiva de como você está se saindo em comparação com outros sites do seu setor.
  • Realize uma auditoria técnica de SEO regularmente. Uma auditoria técnica de SEO não é um exercício único. Depois de realizar uma auditoria, você deve revisitar seu site em alguns meses para ver se as coisas mudaram. Isso porque os problemas corrigidos em uma auditoria técnica de SEO provavelmente podem surgir novamente ao longo do tempo.
  • Mantenha-o como parte do seu plano de SEO. Se você o tiver implementado, poderá monitorar o desempenho do seu site e ajustá-lo de acordo. Você também pode usar os resultados da auditoria para criar um plano de ação para melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa do seu site e a experiência do usuário. Isso permitirá que você desenvolva estratégias exclusivas para sua empresa e seus objetivos.

É bom lembrar que cada site é diferente e que sempre há coisas nas quais você pode trabalhar. No entanto, enquanto você continuar se esforçando para melhorar, seu site provavelmente terá sucesso.

Conclusão

Em conclusão, uma auditoria técnica de SEO é um processo essencial para o desempenho do seu site. Implementá-lo na estratégia de SEO da sua empresa pode ajudá-lo a alcançar o sucesso com menos esforço.

Categorias
Marketing

RELACIONADOS