As 5 principais estratégias de marketing para marcas de beleza e cosméticos

A indústria global de beleza e cosméticos cresceu tremendamente ao longo dos anos, assim como seu potencial de marketing. Avaliado em uma indústria impressionante de US$ 532 bilhões em...
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A indústria global de beleza e cosméticos cresceu tremendamente ao longo dos anos, assim como seu potencial de marketing. Avaliado em uma indústria impressionante de US$ 532 bilhões em 2019, pode parecer intimidador colocar o pé na porta de um mercado tão saturado para muitas marcas futuras e menos estabelecidas. No entanto, quando se trata de estratégias de marketing para marcas de beleza e cosméticos, não há limitações. Há muito potencial de crescimento na indústria da beleza.

Antes da pandemia, lojas físicas como Sephora ou Shoppers Drug Mart’s Beauty Boutique dominavam as vendas de beleza com 85% dos produtos de beleza comprados em pessoa.

Felizmente, com uma mudança nos hábitos de compra do consumidor, principalmente uma mudança para compras on-line e o crescimento dos negócios de comércio eletrônico desde o início da pandemia, marcas mais novas e menores tiveram a oportunidade de expandir seus negócios e competir com marcas mais estabelecidas por meio de marketing digital.

As marcas de cosméticos e beleza desempenham um papel importante no setor de comércio eletrônico e há muitas tendências de beleza e bem-estar no setor de comércio eletrônico.

Em 2021, 87% dos compradores de beleza gastaram o mesmo ou até mais online do que pessoalmente antes do COVID-19, e 57% dos consumidores afirmam que mais de 1 em cada 4 de suas compras de produtos de beleza em 2020 foram feitas com marcas eles nunca tinham comprado antes.

As 5 principais estratégias de marketing para marcas de beleza e cosméticos

Felizmente, a indústria da beleza é bastante grande, o que significa que há uma grande demografia interessada nesse mercado. No entanto, isso também significa que há muitos concorrentes e as marcas precisam trabalhar duas vezes mais para se diferenciar de todas as outras.

Construir uma comunidade em seus diferentes canais é o que fará com que sua marca cresça e aumente a fidelidade do cliente. Isso pode ser feito de várias maneiras, como:

  • Realize sessões frequentes de perguntas e respostas, seja nos stories do Instagram ou nos comentários de uma postagem, para tornar sua marca um guia de beleza útil para os consumidores.
  • Crie conteúdo divertido e envolvente para suas mídias sociais. Em vez de exibir e promover constantemente seus produtos com gráficos e imagens, considere incorporar seus produtos em mais conteúdo relacionado ao estilo de vida. Isso inclui mostrar o(s) produto(s) em seu uso adequado por meio de uma rotina de cuidados com a pele ou maquiagem, ou até mesmo um tutorial de como criar ou fazer algo único com seu produto. Como o Instagram é centrado em conteúdo bonito e esteticamente agradável, as empresas de beleza tendem a ter uma grande comunidade nessa plataforma. Agora apenas certifique-se de que seu conteúdo também seja divertido.
  • Incentive seus clientes ocasionais a se tornarem clientes recorrentes. Existem muitas formas diferentes de incentivar os clientes, mas duas táticas comuns incluem: oferecer um desconto ou amostra para os clientes que se inscreverem na sua newsletter, onde você pode fortalecer ainda mais seu relacionamento com os consumidores. O marketing por e-mail é crucial para isso. Além do email marketing, criar um sistema de pontos que recompense os clientes por suas compras com um produto gratuito após atingir um certo número de pontos também é um incentivo fantástico.

2. Crie uma experiência omnicanal fluida

Marcas de beleza de sucesso estão ativas em vários canais de distribuição, incluindo, mas não se limitando a:

  • Site de comércio eletrônico
  • Blog
  • Boletins informativos por e-mail
  • Plataformas de mídia social, como TikTok, Instagram, Facebook, YouTube, Pinterest
  • Promoções e anúncios pagos

Sem utilizar diferentes formas de marketing digital e promoção cruzada, pode ser difícil aumentar o reconhecimento da marca e direcionar o tráfego; como diz o ditado, não coloque todos os ovos na mesma cesta. Seja ativo em várias plataformas e integre todos os seus canais de marketing para tornar a experiência fácil para os consumidores.

Todo site da empresa deve incluir a opção de se inscrever no boletim informativo da empresa e seus boletins devem incluir botões para direcionar os assinantes para seus outros canais.

O site da sua empresa também deve incluir seus blogs no cabeçalho e ser capaz de direcionar o tráfego do site para as plataformas de mídia social de todas as suas marcas.

Da mesma forma, todas as plataformas de mídia social que sua marca possui devem direcionar o tráfego de volta ao seu site, incluindo o link em todas as biografias. Essencialmente, todos os canais devem estar conectados e capazes de direcionar os clientes para seus outros canais com facilidade.

3. Conteúdo e Revisões Gerados pelo Usuário

Independentemente do tamanho e da popularidade da sua marca, o marketing boca a boca sempre será um dos métodos mais importantes para aumentar o reconhecimento da marca e gerar vendas. Felizmente, também é gratuito.
Quaisquer vídeos, fotos, resenhas etc. sobre seus produtos criados por clientes podem ser compartilhados novamente em suas próprias plataformas sociais e exibidos em seu site.

O conteúdo 100% autêntico, em vez do conteúdo feito pela sua marca, é um método impactante para criar confiança entre os clientes, porque eles sabem que o conteúdo gerado pelo usuário é genuíno, não uma tática de vendas.

4. Colabore com influenciadores de beleza

O marketing de influenciadores está crescendo a cada mês e seu sucesso pode ser atribuído em grande parte à indústria de beleza e cosméticos.

Os influenciadores de beleza têm um enorme impacto no que está na moda e nas decisões de compra que os consumidores tomam, e uma das melhores estratégias de marketing para marcas de beleza é ter os influenciadores certos para representá-los para falar diretamente com seus clientes.

A parceria com influenciadores que se conectam à sua marca e fazem parte do seu grupo demográfico ajudará você a aumentar o reconhecimento da marca e alcançar especificamente públicos com maior probabilidade de comprar e se interessar por sua marca.

Há também um equívoco comum de que ter uma estratégia eficaz de marketing de influenciadores é inatingível para empresas menores porque elas não podem se dar ao luxo de fazer parceria com os maiores nomes do mundo dos influenciadores, mas esse não é necessariamente o caso.

Os microinfluenciadores, que são influenciadores com menos de 50 mil seguidores, são drasticamente mais baratos para fazer parceria (muitos até aceitam fazer parceria de graça, desde que recebam os produtos) e demonstraram ter um ROI alto devido à sua foco em um nicho específico, como e seu envolvimento com a comunidade.

Diversidade e inclusão também são fatores muito importantes a serem considerados ao selecionar modelos e influenciadores para representar sua marca, principalmente na indústria da beleza.

Ter um grupo diversificado de diferentes origens étnicas, formas corporais e até identidades de gênero pode ser uma ótima maneira de mostrar a inclusão da sua marca.

Um ótimo exemplo de uma marca que está focada na diversidade e está crescendo continuamente em sucesso é a Fenty Beauty, que se concentra fortemente em incluir pessoas de todas as culturas e aparências, o que é incrível de ver e experimentar, da perspectiva do consumidor.

5. Promoções e brindes no Instagram

Às vezes, pode ser difícil fazer com que os consumidores se comprometam a comprar um produto da sua marca, especialmente pela primeira vez em um mercado tão saturado.

No entanto, oferecer descontos promocionais especiais de vez em quando, permite que os consumidores que estavam em cima do muro estejam ainda mais motivados a comprar o que antes estavam de olho.

Os brindes também são uma ótima maneira de aumentar a exposição e o engajamento, estabelecendo regras específicas para se qualificar. Por exemplo, para ser considerado vencedor, um consumidor basta curtir a publicação, seguir a marca, marcar um amigo nos comentários e postar o sorteio em seu story do Instagram.

Todos esses requisitos funcionam para aumentar o engajamento da sua marca, que recompensará sua marca sendo impulsionada pelo algoritmo do Instagram e trabalha para aumentar o reconhecimento da marca, trazendo novos espectadores ao perfil da sua marca.

Afinal, o objetivo final é construir uma comunidade!

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