6 cidades brasileiras para empreender e ter bons lucros

Sabemos que empreender no Brasil não é algo fácil, principalmente devido à burocracia na abertura de empresa e também na falta de estabilidade do mercado, criando barreiras que podem...
6 cidades brasileiras para empreender
6 cidades brasileiras para empreender

Sabemos que empreender no Brasil não é algo fácil, principalmente devido à burocracia na abertura de empresa e também na falta de estabilidade do mercado, criando barreiras que podem deixar o processo mais longo que o esperado.

No entanto, ainda assim muitas pessoas têm essa vontade, assim como existem cidades que promovem benefícios e um ambiente propício para o empreendedorismo.

Portanto, se você está pensando em criar seu próprio negócio ou melhorar o que já possui, confira no post de hoje quais são algumas das melhores cidades do país para empreender. 

1. Rio do Sul, Santa Catarina

Rio do Sul colhe frutos dos investimentos em empreendedorismo e criação de oportunidades. Considerada a principal cidade do Alto Vale do Itajaí, ela vem construindo um perfil econômico bastante sólido e com perspectiva de crescimento a longo prazo.

Inclusive, vem atraindo cada vez mais pessoas em busca de uma imobiliária em Rio do Sul, a fim de firmar-se em uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina. 

Seu desenvolvimento se deve principalmente pelo projeto Cidade Empreendedora, uma parceria com o Sebrae que leva estratégias de empreendedorismo para a administração pública, a fim de alavancar os resultados socioeconômicos da cidade.

No começo, a prioridade era a desburocratização de processos, tornando o município mais atrativo para o ambiente de negócios e aberta para investimentos.

Mas, hoje em dia já existem diversas outras ações, facilitando a abertura de pequenas empresas e iniciativas para formalizar os microempreendedores. 

2. Maringá, Paraná

Referência em qualidade de vida, Maringá é uma das melhores cidades do país para morar, sendo destaque quando falamos em empreendimentos imobiliários e no ramo de energia solar.

Considerada a segunda maior cidade empreendedora do Paraná, é a única que possui desempenho crescente, ficando acima da média geral entre as cidades do estado.

Com destaque para pilares como acesso a capital, inovação, infraestrutura, mercado e cultura empreendedora, a cidade é muito dinâmica, com empresários que constantemente se reinventam e inovam no mercado.

Além disso, a administração municipal possui diversas parcerias para alavancar ainda mais a economia, com o Plano de Retomada, Plano de Metas, etc. 

3. Campinas, São Paulo

Campinas é um dos maiores polos comerciais e industriais do país, sendo considerada a terceira maior cidade do estado paulista, com impacto gigante na economia brasileira.

Responsável por abrigar a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a cidade representa cerca de 10% de toda produção científica nacional, além de ser o maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil.

Com boa qualidade de vida e opções de lazer, o município também é considerado um dos melhores para quem quer empreender.

Isso porque, realiza diversos investimentos, a fim de melhorar o cenário, como a redução no tempo de abertura de empresas e a criação de uma lei que agilizou a emissão de alvará para construções de pequeno porte. 

4. Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte vai muito além dos bares incríveis e culinária extremamente saborosa. Considerada um dos principais polos tecnológicos do país, a capital mineira abriga diversas empresas do ramo, com economia sólida, além de diversas startups em constante crescimento, principalmente do segmento de marketing digital.

Além disso, é a melhor capital do país para se abrir uma empresa e registrar o MEI (Microempreendedor Individual). A Prefeitura disponibiliza o Espaço do Empreendedor em seu portal, a fim de informar os empreendedores sobre serviços para abertura, regularização, investimentos, etc. 

5. Vitória, Espírito Santo

Vitória é uma cidade muito rica em cultura e belezas naturais, mas além disso, se destaca quando falamos de empreendedorismo, com um ambiente propício para novos negócios.

Além disso, a capital capixaba pode se orgulhar, visto que possui o melhor PIB per capita do país, perdendo somente para Brasília. Inclusive, possui a melhor infraestrutura da região Sudeste, favorecendo significativamente o crescimento de pequenas e médias empresas, assim como oferece boa segurança e educação.  

6. São Paulo, São Paulo

Por fim, a capital paulista não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo famosa pela grande selva de concreto e também pelo ambiente favorável aos negócios.

A primeira megalópole do país tem como grande ponto positivo a disponibilidade de recursos para investir nas empresas, algo fundamental não apenas para a criação, como também para dar continuidade nos negócios.

Ela é a cidade com maior impacto no PIB nacional, oferecendo uma boa cobertura de transportes públicos, imóveis e, claro, grande geração de empregos, especialmente na área de serviços. Portanto, para quem quer estar no centro econômico do Brasil, esse é o seu lugar.  

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades do Brasil para empreender, já pode escolher qual será seu novo lar.

É importante lembrar que além de avaliar o cenário empreendedor e economia, é fundamental considerar a qualidade de vida da região, acesso a serviços públicos, opções de lazer, segurança, entre outros pontos. Dessa forma, você garante uma cidade completa e bem-estar para toda a família. 

Categorias
NegóciosNotícias

RELACIONADOS