Que tipo de tomada é necessária para um carro elétrico?

Ligar um veículo elétrico (EV) pode ser um pouco difícil para qualquer iniciante. Mas com o tempo, você rapidamente pega o jeito. Uma questão que muitas vezes confunde novos...
tipo de tomada para um carro elétrico
tipo de tomada para um carro elétrico

Ligar um veículo elétrico (EV) pode ser um pouco difícil para qualquer iniciante. Mas com o tempo, você rapidamente pega o jeito.

Uma questão que muitas vezes confunde novos ou potenciais proprietários de VEs envolve a tomada adequada para carregamento de carros elétricos.

Normalmente, você pode usar dois tipos de tomadas para carregar seu carro: uma tomada de 120v e uma de 240v.

O modelo do seu carro é o principal determinante do tipo de tomada que você precisa. Aqui está uma análise aprofundada das tomadas disponíveis e como cada uma afeta o tempo de carregamento.

Tomada de 120 volts (Nível 1)

As tomadas de 120 volts se enquadram na classificação de voltagem mais comum e mais baixa nos EUA. A maioria dos eletrodomésticos – fogões, carregadores de telefone e micro-ondas usa 120 volts.

A National Electric Manufacturers Association (NEMA) classifica as tomadas de 120V como NEMA 6-15. Você deve estar se perguntando o que os dígitos representam.

O primeiro dígito (6) representa a classe da tomada, enquanto o número seguinte (15) representa a amperagem ou corrente máxima.

Você pode carregar seu VE usando a tomada convencional de 120V. Essa saída também é chamada de saída de nível 1.

Idealmente, é aconselhável carregar seu veículo usando um circuito dedicado se você planeja fazê-lo em casa.

A ideia é garantir que o carregador do carro não consuma mais corrente e desarme seu disjuntor – como seria o caso se a unidade de carregamento estivesse integrada ao circuito do restante de seus aparelhos. Se for preciso, contrate uma eleição para criar um circuito dedicado em sua casa.

Um carregador de nível um pode fornecer até 16 amperes de energia, o que dá ao seu veículo um alcance de cerca de 6,5 milhas por hora de carregamento.

Ele tende a ser mais lento do que uma tomada que fornece mais energia do que um carregador de gotejamento.

Se você tiver um trajeto razoavelmente curto durante o dia, o carregamento noturno usando uma tomada de nível um pode ser uma opção conveniente.

Mas, uma recarga completa pode levar até 30 horas se você pretende usar um carregador de gotejamento. Assim, se você precisar de uma opção mais rápida, pode usar uma tomada de nível 2.

Tomada de 240 Volts (Nível 2)

Se as tomadas de 120V e 240V fossem irmãs, esta última seria o irmão mais velho mais musculoso e poderoso.

Tecnicamente, uma tomada de 240 volts fornece mais energia e carrega mais rápido do que uma tomada de 120 volts.

Dada a sua alta potência, uma tomada de 240v é ideal para aparelhos conhecidos pelo alto consumo de energia, incluindo secadores e aquecedores de água.

Geralmente, ao produzir até 40 amperes, uma tomada de nível 2 pode fornecer aproximadamente 35 milhas de alcance por hora de carregamento.

Um EV precisaria entre 8 e 12 horas para carregar totalmente sua bateria nessa taxa. Você pode usar uma estação de carregamento pública para ligar seu VE ou solicitar que um técnico elétrico instale um carregador dedicado de nível 2 em sua casa.

Enquanto isso, você precisaria equipar seu carro com um carregador de reposição. A maioria dos carregadores de estoque dos carros são exclusivamente para carregamento de nível 1.

Isso significa separar entre US $ 350 e US $ 750 para um carregador. Outras mudanças também podem ser necessárias, como atualizar o painel elétrico para acomodar a tomada de alta potência.

Carregamento de Nível 3 (Carregamento Rápido DC)

O carregamento de nível 3 utiliza 480 volts, o dobro do que uma tomada de nível 2 oferece. O carregamento de nível 3 é uma reserva de estações de carregamento comerciais ou públicas.

Ao contrário de uma tomada de nível 1 ou 2 que usa corrente alternada, uma estação de carregamento DC usa corrente contínua – como o nome sugere.

Normalmente, uma tomada de nível três pode fornecer até 90 milhas de alcance elétrico em meia hora. Um carregamento mais rápido significa menos tempo de inatividade para o seu veículo.

A principal desvantagem do carregamento de nível 3 é o potencial de danificar sua bateria devido à alta tensão. Portanto, é aconselhável não optar regularmente por esse tipo de configuração de carregamento.

Você gostaria de usar uma tomada que maximize a saída de energia sem comprometer o tempo de carregamento em uma situação ideal. Aqui está uma breve olhada em alguns dos fatores que afetam o tempo de carregamento:

Amperagem de carregamento:

Todas as estações de carregamento não são criadas iguais: algumas fornecem mais corrente de carregamento do que outras.

Ainda assim, a bateria de um EV tem uma capacidade de carregamento pré-definida ou definida – a energia que pode aceitar durante um determinado período. O que isto significa?

Por um lado, se você tentar carregar uma bateria com baixa taxa de carga usando uma tomada que forneça mais energia, o carro não poderá aproveitar a amperagem extra. ]

Por outro lado, se a estação de carregamento fornecer menos energia do que o carro requer, a primeira seria um fator limitante.

Tipo de carro

Cada empresa de EV integra sua tecnologia proprietária em suas baterias. Além disso, os tamanhos das baterias em vários modelos tendem a ser diferentes.

Como resultado, as taxas de carregamento variam muito de um modelo de EV para outro. Isso depois de considerar o tipo de tomada que você está usando.

Antes de refazer a fiação de sua casa, avalie com que frequência você pode ter que carregar um VE à luz de sua necessidade de usar o carro.

Geralmente, uma tomada de carregamento de carro elétrico de nível 2 é o ponto ideal no que diz respeito ao carregamento conveniente.

E agora que você já sabe, talvez seja hora de se juntar ao movimento elétrico, se ainda não o fez!

Categorias
TecnologiaDicas

RELACIONADOS