Erros de fonte ao criar um panfleto

Um panfleto é um tipo de publicação em que as informações são fornecidas e escritas de forma persuasiva. O design eficiente e o uso do espaço desempenham um papel...
Erros de fonte ao criar um panfleto
Erros de fonte ao criar um panfleto

Um panfleto é um tipo de publicação em que as informações são fornecidas e escritas de forma persuasiva. O design eficiente e o uso do espaço desempenham um papel crucial no apelo de um panfleto. Os designers muitas vezes cometem o erro de tentar usar muitas fontes e/ou manter um formato rígido ao usar um criador de panfletos. Aqui estão alguns erros comuns de fonte que os panfletos tendem a cair:

Usando muitos estilos de fonte

Se há uma coisa frequentemente ensinada na escola de design, é nunca usar mais de dois tipos de fonte por layout, por mais que você possa usar nesse espaço, o espaço é precioso em um panfleto, e alterar o formato de cada nova frase causaria confusão. Embora possa parecer inovador e atraente, usar mais de dois tipos de fonte apenas distrairá seu conteúdo. Há aqueles que usariam uma ferramenta gratuita e empinariam até cinco ou seis estilos diferentes de escrita na tentativa de criar um layout interessante, o que, claro, não dá certo.

Usando muitas cores de fonte

Ao usar estilos de fonte em um criador de panfletos on-line, não use mais de três tipos diferentes de cores se estiver buscando sutileza. Se for um panfleto muito ousado, onde a mensagem precisa estar clara e em primeiro lugar na mente dos leitores, tudo bem, mas nada de exageros. Portanto, entenda que panfletos com muitas cores cria uma grande confusão visual de texto e sombras.

Usando fontes não proporcionais erradas

Ao projetar qualquer coisa, seja fonte ou arte, a proporcionalidade deve ser sempre considerada. Isso significa que, se você estiver usando uma fonte em um criador de panfletos online que não seja proporcional, o espaçamento deve ser par ou aleatório. Se não for feito corretamente, parecerá que blocos ou quadrados foram apenas colocados juntos para caber no espaço fornecido. Faça um esforço extra para fazer esta parte corretamente e ajudará na comunicação.

Um exemplo frequente disso são panfletos onde há muitas linhas indo em direções horizontais onde há um bloco de texto usando uma fonte não proporcional e parece que alguém acabou de rabiscar no papel. Este erro pode ser evitado fazendo as linhas o mais uniformemente espaçadas possível, ou se isso não puder ser feito, use blocos neutros para preencher esse espaço.

Por exemplo, se você tiver várias frases usando uma fonte não proporcional com letras de tamanhos diferentes e tiver uma frase em uma fonte proporcional, a diferença parecerá significativa devido à clareza entre esses dois estilos diferentes.

Se você estiver usando uma fonte não proporcional para um corpo de texto, ela deve ser usada em todo o panfleto ou não deve ser usada.

Ao misturar fontes proporcionais e não proporcionais, estilos diferentes podem começar a parecer pouco profissionais.

Usando fontes proporcionais erradas

Se você estiver usando uma fonte proporcional, é importante que todo o corpo do texto tenha o mesmo estilo. A razão para isso é que mesmo que você tenha mais de um estilo, o texto ainda terá uma aparência uniforme.

Se você tiver várias linhas de estilos diferentes em uma frase, é importante combinar cada linha com seu estilo correspondente até que elas estejam pelo menos parcialmente misturadas. Por exemplo, várias linhas com pincéis em negrito e itálico seguidas por duas linhas na fonte normal são aceitáveis. No entanto, se todas as linhas estiverem em fonte normal, separe cada linha.

Caso contrário, parecerá ao público que você não está confiante em seu trabalho e está tentando esconder erros, o que pode prejudicar sua credibilidade para futuros clientes.

Usando Sombreamento de Texto

Pode parecer uma boa ideia destacar uma ou duas frases, mas pode ser uma distração e fazer o leitor perder o foco no seu ponto principal. É melhor tentar não usar essas técnicas de qualquer maneira, pois elas são muito clichês e provavelmente parecerão pouco profissionais para aqueles que realmente se preocupam com design.

Quando você usa apenas dois estilos de fonte, como Helvetica (regular) e Georgia (negrito), não há problema em ter uma ou duas frases em negrito. No entanto, se você estiver usando mais de três estilos de fonte, é melhor não usar nenhum.

Se o seu panfleto pode ser lido facilmente sem o uso de sombreamento, não há necessidade de adicioná-lo. Se você deseja adicionar algum texto e destacá-lo, você precisa ter cuidado para não exagerar. Tente usar apenas pincéis em negrito e itálico para obter um bom efeito.

Para concluir

A tipografia é parte integrante da marca e pode “quebrar” o design do seu panfleto. Se feito corretamente, ajudará a atrair a atenção do leitor e transmitir sua mensagem com clareza. No entanto, se não forem tratados adequadamente, os erros de fonte podem deixar os leitores confusos sobre seu panfleto.

Categorias
DicasMarketing

RELACIONADOS