Práticos, gostosos e acessíveis: confira 3 bons acompanhamentos para o café 

Não há dúvidas de que o café é uma das bebidas mais populares do mundo. Quando falamos do Brasil então, ele é campeão absoluto nos lares! E isso não...
3 bons acompanhamentos para o café 
3 bons acompanhamentos para o café 

Não há dúvidas de que o café é uma das bebidas mais populares do mundo. Quando falamos do Brasil então, ele é campeão absoluto nos lares!

E isso não é à toa, pois é tão democrático que é uma delícia sozinho ao mesmo tempo em que combina super bem com uma infinidade de pratos, dos mais sofisticados até os lanches mais simples.

Quer entender melhor? Siga com a gente e confira 3 ótimas dicas de acompanhamentos para o café! 

Os principais critérios para a harmonização do café

Convenhamos: quando combinados corretamente, café e comida podem criar um equilíbrio harmonioso que realça o melhor de cada um!

Então, caso você esteja abrindo uma cafeteria, procurando boas ideias para melhorar o serviço de café do seu restaurante ou simplesmente busca boas combinações para desfrutar em casa, entender quais alimentos se destacam como bons acompanhamentos para o café é um excelente ponto de partida!

Para começar, vamos explicar melhor como funciona toda essa ideia de harmonização da bebida. Você sabia, por exemplo, que existem vários fatores que precisam ser considerados ao tentar encontrar a combinação perfeita entre comida e café?

Para se ter uma ideia, até mesmo questões como o tipo de torra dos grãos e o método de preparo podem afetar esse equilíbrio. 

Na verdade, são três os principais pilares da harmonização. Veja só:

Saiba que o sabor conta muito

Café e alimentos que têm sabores correspondentes geralmente combinam bem. Basta pensarmos no caso de um delicioso mocaccino, que leva bastante chocolate em sua composição. Essa bebida, que apesar de adocicada carrega o amargor característico do café expresso, harmoniza muito bem com brownie ou um bom pedaço de bolo de chocolate.

É preciso levar a textura do alimento em consideração

A textura de um alimento pode determinar sua compatibilidade com um tipo de café. Alimentos que são duros e “molháveis” ​​funcionam melhor com cafés quentes, enquanto um café gelado combina melhor com alimentos com texturas mais suaves, como pavês, pudins e cremes. 

Não esqueça da temperatura

A temperatura da comida também precisa ser levada em conta. Quando falamos em acompanhamentos para o café, a ideia geral é que as temperaturas sejam contrastantes. Um café gelado ou uma bebida fria combinam bem com um biscoito ou brownie quente, enquanto o café quente funciona bem com alimentos em temperatura ambiente ou frios.

3 dicas de bons acompanhamentos para o café 

Agora, confira combinações práticas, gostosas e acessíveis que já se tornaram clássicos acompanhamentos para o café aqui no Brasil e fazem sucesso em qualquer mesa:

1 – Bolo de fubá

O bolo de fubá é uma das receitas mais deliciosas da nossa culinária tradicional. Um dos maiores símbolos do interior do país, ele se destaca com uma textura macia e um sabor capaz de conquistar até mesmo o paladar daqueles acostumados com iguarias da alta gastronomia.

Além disso, o bolo de fubá pode ser feito com uma receita tradicional, mas também pode receber variações criadas pelas diversas culturas do Brasil. Ou seja: cremoso, com goiabada ou mais simples, é um poderoso acompanhamento para o café. Ah, por conta da maciez do bolo, os cafés gelados podem ser excelentes opções de harmonização!

2 – Pão de queijo

Aqui é só uma questão de somar um mais um. Veja bem: o pão de queijo é uma iguaria amada no país inteiro, mas que teve seu berço oficial na região de Minas Gerais.

Coincidentemente, o estado também é um dos maiores produtores de café do país. Verdade seja dita, não tinha como esses dois itens não se combinarem em algum momento, criando outra harmonização clássica para a mesa do brasileiro, não é verdade? 

Então, na hora de somar as forças do pão de queijo às do café, vale experimentar de tudo! Mas anote uma dica importante: caso o sabor do queijo seja bastante acentuado, aposte sem medo em um café mais forte, como o ristretto, pois o contraste de sabores vai proporcionar uma experiência única para o paladar!

3 – Coxinha

Popular em todo o Brasil, a tradicional coxinha hoje já conta com diferentes sabores, incluindo versões doces e veganas.

E é claro que, com tanto amor envolvido, virou uma das marcas registradas da culinária brasileira e um excelente acompanhamento para o café.

Como geralmente é consumida morna ou em temperatura ambiente, a coxinha vai muito bem com o tradicional café coado.

Mas isso não é nenhum limitador. Fique à vontade para experimentá-la também com uma bebida mais forte, como um expresso, já que o contraste pode realçar o sabor tanto da bebida quanto da tão apreciada coxinha!

Prepare seu café e faça combinações deliciosas

Gostou das dicas? Como você viu, não é preciso ir muito longe ou ser um expert na cozinha para apreciar harmonizações saborosas, práticas e que cabem no bolso! E então, que tal um cafezinho bem acompanhado? 

Categorias
DicasCasa

RELACIONADOS